E você sabia que por meio do sofá é possível transmitir doenças alérgicas e até vírus indesejados? Por isso, são objetos da nossa casa que exigem ainda mais cuidados.
Pois bem! Fique atento à periodicidade da limpeza e como é feito o uso deste móvel. Por exemplo, ter o costume de se alimentar sentado nele pode não ser um bom hábito.
Afinal, as partículas de comidas podem impregnar entre as fibras do tecido, além da possibilidade de acidentes com líquidos. Além disso, o dia a dia faz com que passemos mais tempo ocupando o sofá. Automaticamente proporcionando mais sujeira ao móvel.
Sofás de camurça, ficam marcados com maior facilidade e as manchas podem ser diversas: restos de comida, gordura, líquidos, suor e até manchas de ação dos raios solares.
A importância dessa limpeza constante é para evitar que o ambiente fique muito sujo e, também, para que o seu sofá de camurça mantenha uma boa aparência. Veja algumas dicas de como cuidar do seu sofá em casa. Com algumas receitas simples é possível manter uma limpeza adequada deste móvel.
Como limpar o sofá de camurça sem danificar?
Os sofás de tecidos de camurça são mais delicados e, por isso, precisam de atenção na hora dos cuidados. Sendo assim, o primeiro passo que é padrão para todos os tipos de sofás é a utilização de um aspirador de pó.
Esse instrumento elimina o excesso de poeira e de outras partículas de sujidades, o que já ajuda bastante na higienização e aparência do móvel.
Em outra etapa é importante o uso de uma mistura padrão para a limpeza caseira. Por isso, umedeça um pano em uma água morna e sabão neutro. Desse modo, passe o pano na direção do tecido. Depois, passe outro pano seco para retirar todo o excesso de umidade.
Por fim, é possível cuidar constantemente da higiene do seu estofado para ser mais prazeroso para todos. A seguir, entenda como remover as manchas do seu sofá de camurça.
Saiba como remover as manchas do seu sofá de camurça em casa
Algumas manchas saem facilmente se forem tratadas assim que o acidente acontecer. Afinal, o procedimento fica mais fácil quando a mancha não seca ou quando o tecido não as absorve totalmente. Mas antes mesmo, é preciso realizar a limpeza padrão do estofado com os seguintes produtos:
- Água morna;
- Detergente neutro;
- Pano seco;
- Escova macia.
Isso porque, esses produtos servirão para a limpeza geral do móvel. Dessa forma, você deve fazer uma mistura com todos eles até que vire uma espuma. Já para facilitar, você pode usar um batedor de ovos para estimular de forma mais rápida a espuma. Em seguida, basta aplicar a mistura em todo o sofá.
Manchas de gordura
Como mencionamos acima, é importante que a remoção seja feita logo que descoberta para evitar que seque e impregne no tecido. Por outro lado, se não for possível, você pode fazer depois. A eficiência da limpeza pode depender inclusive do fator causador da mancha. Então, para isso, os produtos necessários serão:
- Talco;
- Escova de cerdas macias;
- Papel toalha;
- Pano seco;
- Água morna.
Nesta etapa você precisará de duas folhas de papel toalha para serem colocadas em cima da mancha para sugar o excesso de gordura. Após, aplique uma quantidade de talco e deixe o produto agir por um tempo. Assim, ele irá secar o restante de gordura que ficou no tecido.
Após cerca de cinco minutos, retire o talco e passe uma escova de cerdas macias na superfície, eliminando todo o produto e, consequentemente, a mancha. Então, após feito, use um pano limpo e umedecido em água morna para retirar toda a mancha do local.
Limpando o tecido com vinagre e bicarbonato
Outra forma caseira de limpar seu sofá de camurça é usando produtos desinfetantes, como bicarbonato de sódio e vinagre branco. Ambos são adequados para higienizar e, portanto, são bases dos produtos de limpeza.
Isso mesmo! Ambos podem ser usados para eliminar inclusive o mau cheiro, promovendo uma higienização menos potente, mas, também, eficiente.
Para isso basta fazer uma mistura com uma xícara de água, a mesma medida de vinagre branco, duas colheres de bicarbonato, álcool e uma tampinha de amaciante de sua preferência.
Essa mistura deve ir para um borrifador para facilitar a aplicação com o auxílio de um pano úmido e limpo. Assim, passe por todo o sofá na mesma direção e siga todo o processo no móvel inteiro.
Essa dica funciona bem para eliminação de mau cheiro e para a limpeza cotidiana da casa. Muitas pessoas têm medo de usar o vinagre por acreditarem que o cheiro fica forte no sofá, mas ele evapora e não deixa nenhum resquício de odor característico.
Retirada de pelos de animais
Se tem um inimigo do sofá de camurça, e de vários outros tecidos, são os pelos de animais. Os pets são amigos inseparáveis, mas carregam consigo pelos e ácaros que se acumulam nos sofás e tapetes.
Quem tem um bichinho de estimação sabe o quanto deve se atentar à limpeza da casa por causa disso. Logo, a primeira coisa a se fazer é escolher produtos adequados para não manchar o tecido delicado de camurça.
Mas também, é ideal o uso do aspirador de pó. Nesse sentido, seguir com as dicas que mostramos acima das misturas caseiras e a limpeza com pano seco também ajudam na retirada do excesso de sujeira.
De toda forma, as dicas serão satisfatórias até certo tempo. O recomendado é recorrer a uma limpeza profissional com periodicidade, para que uma higienização mais profunda aconteça.
Você pode contar com a Acquazero para isso. A empresa é a maior franquia de estética automotiva do mundo. Mais a frente, vamos voltar nesse assunto.
Impermeabilize seu sofá de camurça: o segredo para conservar por mais tempo
Se leu até aqui sobre como limpar sofá de camurça, percebeu que a manutenção desse tecido exige alguns cuidados especiais.
Embora seja elegante e aconchegante, a camurça é sensível à umidade, ao calor e até mesmo ao contato diário com líquidos e gorduras. É por isso que a impermeabilização se torna uma das melhores estratégias para preservar a beleza e aumentar a durabilidade do seu sofá.
Ela funciona de maneira simples, pois basta aplicar um produto impermeabilizante em spray por toda a extensão do estofado. Esse processo cria uma camada de proteção invisível que impede a absorção de líquidos, óleos e sujeiras.
Além disso, ajuda a proteger contra manchas, devotamento causado pelo sol e até a formação de mofo e/ou bolor.
Com esse cuidado, o sofá se torna mais resistente e fácil de manter limpo no dia a dia. É como quando você coloca uma capa protetora no celular: a estrutura continua a mesma, mas a barreira extra garante que ele suporte imprevistos sem perder sua qualidade.
A lógica é a mesma para a camurça, porque o investimento em impermeabilização traz segurança e prolonga a vida útil do seu estofado. Em outras palavras, impermeabilizar o sofá de camurça não é apenas uma questão de estética, mas de praticidade e economia.
Afinal, esse cuidado evita danos irreversíveis e garante que o tecido continue bonito, macio e confortável por muito mais tempo. Então, se você deseja preservar seu sofá e facilitar a rotina de limpeza, essa é uma escolha a se considerar.
Onde realizar a limpeza de sofá profissional?
Existem diversas empresas especialistas na realização de serviços de limpeza de sofás. A Acquazero, por exemplo, oferece uma gama de serviços de limpeza de estofados, colchões, tapetes e carpetes.
É, por isso, uma das melhores dicas de como limpar sofá de camurça. Além do procedimento de limpeza, é possível você recorrer à impermeabilização do tecido para evitar que a sujeira fique impregnada.
A marca também é referência em serviços de estética automotiva. Logo, além dos serviços residenciais, você pode contratar soluções de qualidade para revitalizar o seu veículo. Assim, além da casa, a Acquazero vai até você e cuida também do seu auto.
Nesse conteúdo, você aprendeu como limpar sofá de camurça. Agora que está por dentro do assunto, acesse o e-commerce da Acquazero e marque o seu atendimento.
O ideal é fazer semanalmente para evitar acúmulo de poeira e sujeiras
O valor pode variar de acordo com a sua região. Sendo assim, faça a sua cotação com a Acquazero mais próxima do seu endereço.
Não, pois esfregar forte pode desgastar as fibras e danificar o tecido.