A escolha do produto a ser usado deve ser feito com segurança, após ler o rótulo e ver se ele é indicado para aquele uso. Então, é preciso adaptar estes insumos ao estilo de vida e da casa de cada pessoa.
Para quem tem uma vida mais corrida, que não tem tanto tempo para a limpeza, pode apostar em produtos multiusos, que facilitam o serviço.
Logo, para casas maiores dá para apostar em produtos com um pouco mais de cheiro, diferente do que deve ser feito para a limpeza de apartamentos. Neste caso, produtos mais neutros são indicados.
2. Por onde começar a limpeza em casa? Qual o primeiro passo?
Em regra, costuma-se recomendar que a limpeza comece pelos quartos e pela sala, para depois passar para a cozinha e por último o banheiro.
O primeiro passo é separar os produtos e utensílios que serão usados para a limpeza daquele lugar. Portanto, é preciso organizar o ambiente para fazer o serviço
Primeiramente, o aspirador de pó é a melhor opção para iniciar a limpeza da casa. Em conjunto podemos usar o espanador para os móveis e estantes, principalmente nas áreas mais empoeiradas.
3. Quais os produtos ideais para limpar a casa?
No mercado existem infinidades de produtos de limpeza para a casa. Alguns são específicos para determinado tipo de sujeira, outros são mais generalistas, mas dão conta do recado.
A depender do tipo de piso da casa ou da sujeira que esteja mais destacada, a água sanitária pode ser uma boa opção para desinfetar alguns ambientes.
Da mesma maneira, passar um pano úmido com água e detergente pode ser o suficiente.
Para outras superfícies, o uso de álcool ou desengordurante auxilia na retirada de gordura em superfícies mais lisas e com maior contato das mãos dos moradores.
Para os tecidos da casa, o sabão em pó já é velho conhecido de todos. Já direcionado à limpeza de sofá de tecido, o amaciante é um bom aliado.
Para quem tem menos tempo para limpar a casa ou menos experiência, vale a pena apostar em alguns multiusos facilmente encontrados nos supermercados.
4. De quanto em quanto tempo limpar a casa?
A casa como um todo deve ser limpa semanalmente, mas alguns móveis e objetos exigem um tempo diferente.
O fogão deve ser limpo sempre após ser usado, e uma limpeza mais profunda semanalmente. Os móveis devem ser limpos uma vez ao mês por dentro, e por fora, a cada quinze dias.
Já o banheiro, deve passar por uma faxina uma a duas vezes por semana, e o vaso sanitário deve ser limpo duas a três vezes por semana.
Alguns outros detalhes da casa merecem atenção especial, mas a limpeza semanal é uma maneira simples de não deixar acumular sujeira e manter o ambiente agradável.
5. Quais os cuidados para a limpeza da casa contra vírus (incluindo Coronavírus)?
Como limpar a casa contra vírus e bactérias não tem segredo. A água sanitária diluída em água é uma excelente opção para todos os cômodos.
Da mesma forma, como já dito, o álcool pode ser usado para higienizar as superfícies lisas e que tenham mais contato com as mãos das pessoas no dia a dia.
O desinfetante também pode ser usado para esterilizar superfícies, sendo bem eficaz contra microrganismos, incluindo o novo coronavírus.
Para alguns móveis, como sofás e tapetes, esta limpeza é mais trabalhosa. Alguns tapetes menores e as capas do sofá devem ir na máquina de lavar, para eliminar todos os vírus e bactérias.
Vale a pena contratar uma empresa para limpar a casa?
Dá pra perceber que a limpeza da casa é uma tarefa que dá muito trabalho e toma um tempo da nossa vida.
Por conta disso,há muitas vantagens em contratar uma empresa para fazer este serviço. A comodidade é o ponto positivo que vai ajudar as pessoas mais atarefadas.
Uma limpeza profissional é mais eficiente, pois consegue fazer uma limpeza mais profunda na casa. Além de usar produtos melhores adaptados para cada tipo de tarefa.
Alguns móveis são mais complicados para fazer a limpeza, como sofás, carpetes e colchões. Então, para estes serviços residenciais, você pode contratar uma empresa especializada, como a Acquazero.
Passo a passo para limpar a casa por conta própria
Algumas pequenas dicas podem ajudar muito na hora de limpar a casa. Aqui trazemos algumas ajudinhas para facilitar o seu dia a dia na hora da faxina.
Planeje o seu trabalho
Antes de começar a faxina, você deve planejar como será a tarefa. Por exemplo, com a definição de quais produtos e utensílios usará.
É sempre melhor começar a limpar a casa mais cedo, pois o calor ajuda a secar os produtos, além da facilidade que a claridade do dia trás.
Organize os objetos espalhados
Fica quase impossível fazer a limpeza da casa com várias roupas e objetos espalhados pelo chão. Antes de mais nada é preciso organizar esses objetos, bem como os brinquedos das crianças.
Limpe o teto de casa
Os tetos podem acumular sujeiras, teias de aranha ou ficarem manchados, dando aparência de abandono para a casa. Para estes casos, um pano úmido é o suficiente para tirar essa camada de poeira.
Em seguida, use um pano umedecido com água e detergente, mas sem encharcar demais. Para a cozinha, pode ser necessário um desengordurante.
Faça uma boa varrição
Antes de começar a limpeza propriamente dita, é preciso fazer uma boa varrição. Como usamos panos úmidos no chão, se houver poeira, ao passar o pano formará uma mistura nada fácil de sair.
Por conta disso, essa poeira precisa ser retirada antes de passar o pano. Neste momento, um aspirador de pó pode facilitar a sua vida.
Limpe o chão com um pano úmido
Conforme falamos, um pano úmido no chão é uma receita fácil e eficiente. Ele pode ser molhado em água com detergente ou água sanitária, a depender do tipo de piso ou do cômodo.
Da mesma maneira, o pano umedecido evita o uso excessivo de água, que pode ficar acumulada e manchar o piso dependendo do material.
Limpe armários e tire a poeira dos móveis
Para a limpeza dos armários, um espanador de pó é a ferramenta mais indicada. Desse modo, tire todos os objetos e roupas do armário e faça a faxina.
Esta poeira que se acumula, principalmente em lugares próximos das janelas, podem ser um esconderijo para ácaros e provocar alergias ou problemas respiratórios nas pessoas da casa.
Limpe os estofados de casa
A limpeza dos estofados deve ser feita com um aspirador de pó e logo em seguida, passe um pano limpo umedecido com água e detergente neutro.
Para uma limpeza mais pesada, podemos usar amaciante de roupa em baixa concentração na água, deixando o sofá com um cheiro mais agradável.
Lave todo o banheiro
Para limpar vidro do banheiro, podemos usar uma mistura de álcool, vinagre, bicarbonato de sódio e água morna. Aplique a solução com uma esponja por toda a superfície. Deixe agir por 5 minutos.
Por fim, faça a retirada da mistura com bastante água e passe um pano ou use um rodinho. Assim, o box fica limpo e sem manchas, comuns neste ambiente.
Limpe toda a cozinha
A limpeza da cozinha exige um trabalho maior. Normalmente recomenda-se produtos multiuso que além da limpeza fazem a remoção da gordura.
Portanto, para esta limpeza mais pesada, é bom apostar em produtos de higienização mais eficientes para um melhor resultado.
Higienize todo o material que você usou
Lembre-se de jamais guardar materiais usados na limpeza sujos. Aproveite o embalo da faxina e limpe os equipamentos que usou, como o aspirador de pó e o espanador.
Da mesma forma, os panos usados também devem ir para a máquina de lavar para evitar que fiquem manchados pela sujeira ou pelos produtos usados.
Sabemos que a limpeza da casa é bem cansativa e dá muito trabalho. Por conta disso, se preferir, faça a contratação de uma empresa especializada para facilitar a sua vida.
Uma empresa especializada como a Acquazero pode ser de grande ajuda na hora de realizar os serviços residenciais, como para a limpeza de sofá.
Se você se interessou pelo trabalho da Acquazero, marque uma visita da unidade mais próxima, pelo e-commerce ou aplicativo.
Não perca também as novidades em limpeza de casa e de carros no nosso blog.