This means not only reading the manufacturer’s instructions well, but also following the tips we have listed below. With the information, you will have more security to take care of the car at home. Keep reading!
What is the difference between waxing and polishing?
Many people have doubts about the difference between waxing the car and polishing it. So, before talking about the step by step for waxing, it is important to highlight this information.
To start, the wax can be applied by yourself, at home. Now, if the goal is to polish the vehicle, the process should be done by a professional.
This is because, the polishing, when done incorrectly, can cause several damages on the bodywork.
Either way, polishing the car is a great option to restore the car’s shine and eliminate scratches in the paint.
For the procedure, a specific machine is used. The tool is able to remove a thin layer of paint from the vehicle, which eliminates irregularities in the bodywork.
The result is that the painting becomes brighter. But it is important not to polish often, as the paint can be damaged.
Já encerar o carro ajuda a evitar o acúmulo de sujidades e manchas sobre a lataria. Especialmente porque a cera cria uma camada de proteção na superfície, que repele a maior parte dos contaminantes.
Você pode fazer o enceramento do carro sempre que achar conveniente. O processo não tem capacidade abrasiva, então não vai danificar o veículo.
Com a cera, a pintura terá as irregularidades preenchidas. Também terá seu brilho recuperado, eliminando o aspecto áspero e desbotado presente.
Passo a passo para encerar o carro
Na hora de encerar o carro, é importante seguir várias etapas. Essas etapas vão evitar que a pintura sofra arranhões ou outros danos à superfície.
Para te ajudar nesse processo, apresentamos abaixo o passo a passo para esse cuidado. Acompanhe.
Lavar o carro
É preciso, ao menos, fazer uma lavagem simples do veículo. Com água, sabão ou um produto específico para a limpeza do carro.
Esse cuidado evita que a sujeira presente na lataria cause novos danos. Se você passar a cera sem a limpeza, areia, asfalto e outras sujidades acumuladas podem arranhar a superfície.
Prefira lavar o auto à sombra, com a lataria fria. Assim, você vai prevenir manchas de sabão e de água, que poderiam provocar danos e dificultar o uso da cera.
Também é importante secar o carro antes de aplicar a cera. Assim, a água não vai prejudicar a absorção do produto e seus efeitos de brilho e proteção.
Descontaminar a pintura
Para que o enceramento do veículo tenha o melhor resultado possível, é importante descontaminar a pintura periodicamente.
Esse processo elimina contaminantes que não são vistos a olho nu, mas que podem manchar e causar danos à pintura.
A descontaminação precisa ser feita com uma Clay Bar.
A Clay Bar é uma pasta abrasiva simples de ser utilizada e que consegue livrar a superfície de resinas de árvores, over spray (pó de tinta), contaminação industrial, piche e mais.
Você mesmo pode realizar esse processo, se desejar. Veja como no vídeo abaixo!
Aplicar a cera sobre a lataria
Para utilizar o produto, é preciso usar o aplicador da própria cera, ou então uma esponja ou pedaço de estopa.
Use apenas uma pequena quantidade de cera, pois grandes quantidades vão deixar a superfície embaçada e pegajosa.
Para a aplicação, é necessário fazer movimentos circulares. Sempre, apenas movimentos circulares. Aplique de modo uniforme sobre toda a lataria.
Alguns tipos de cera precisam ficar sobre a pintura por um tempo para agir. Se for esse o caso, espere o tempo estimado passar. Então, será hora de retirar o produto.
Para evitar que a cera fique tempo demais no carro, divida a lataria em seções.
Então, passe a cera em uma seção e vá para a segunda enquanto a cera age. Depois, retire o produto da primeira seção, retire da segunda seção e só então passe para a terceira etc.
O produto deve ser retirado com um tecido de microfibra. Também faça apenas movimentos circulares.
A medida que o pano for ficando sujo de cera, vire-o ou use outro tecido. Use apenas a parte limpa do pano para retirar o produto.
Cuidado para não utilizar a cera nos faróis, partes plásticas e de borracha do carro. Há produtos específicos para o cuidado com esses componentes, e a cera não é um deles.
Qual o melhor tipo de cera para encerar carro?
No mercado, há várias formas de cera. Cada uma é indicada para uma situação da lataria e também varia de acordo com o tanto que você pretende investir para encerar carro. Abaixo, confira os tipos.
Cera líquida
Esse tipo de cera é mais comum e em conta, além de ser mais fácil para aplicar e polir. Por isso, essa é a variedade mais vendida.
A cera líquida é composta por solventes suaves. Portanto, ela é recomendada para remover manchas e arranhões superficiais.
O produto também é a melhor escolha para veículos mais novos ou melhor preservados.
Cera em pasta
Normalmente, a cera em pasta contém mais solventes do que a fórmula líquida. Por isso, esse produto é mais eficaz na remoção de tinta velha e sujeira incrustada.
A cera em pasta também deixa mais silicones, que vedam as superfícies irregulares e marcadas. Além disso, ajuda a prevenir danos permanentes e é uma proteção melhor para a pintura do seu carro.
Cera spray
Embora algumas vezes a cera líquida seja vendida na forma de squeeze, é mais comum que o produto seja vendido em spray.
Uma grande vantagem desse tipo de cera é sua praticidade. Dessa forma, o spray é ideal para quem tem pouco tempo para encerar carro.
Cera de carnaúba
A carnaúba é uma árvore brasileira, que forma essa matéria-prima, exportada para o mundo inteiro. Atualmente, esse é o material mais utilizado em estabelecimentos especializados em estética automotiva.
Um deles é a Acquazero. A maior rede especializada em limpeza ecológica do mundo utiliza a carnaúba em sua fórmula exclusiva para limpar e encerar carros.
Qual a quantidade correta de cera?
Aplique somente o necessário para espalhar o produto em toda a lataria. A maioria das ceras funciona melhor quando é aplicada apenas uma camada fina.
Se você usar demais, pode causar acúmulo, o que deixa a superfície irregular, além de turvar a pintura. Com isso, o processo de limpeza pode acabar levando mais tempo.
Dicas para um enceramento perfeito
Agora que você já sabe como o processo de encerar o carro é feito, vamos destacar alguns pontos. Vários deles já foram citados e são realmente importantes para um bom resultado à superfície do carro.
- Limpe o carro antes de aplicar a cera. Assim, você vai evitar que as sujidades e a cera provoquem arranhões e manchas à pintura do seu carro;
- Faça a limpeza e o enceramento do veículo em um local protegido do sol. Esse cuidado vai evitar que a cera esquente, seque e manche;
- Tenha a certeza de escolher a cera certa para o seu veículo. Como citamos no início do texto, há vários tipos de cera e marcas disponíveis no mercado. O ideal é pesquisar bastante e escolher aquela que vai proteger seu veículo contra os contaminantes a que ele está exposto;
- Use um pano limpo para a aplicação e retirada da cera. Também tenha cuidado para que ele não caia no chão e se contamine. Se isso acontecer, troque de pano;
- Após a retirada da cera, faça mais alguns movimentos circulares sobre a lataria, para dar brilho à superfície. Use um pano de microfibra ou flanela;
- Deixe o veículo protegido do sol por, pelo menos, uma hora após a aplicação da cera.
Cuidados importantes para a pintura do carro
Encerar o carro é algo que garante proteção e brilho ao veículo, valendo a pena investir nesse cuidado periódico.
Mas, ele não é o único necessário para que a lataria se mantenha intacta. Ou, ao menos, livre de grandes danos.
Claro que é quase impossível impedir todos os desgastes causados pelo tempo ou pelo sol.
Porém, alguns cuidados no dia a dia podem diminuir o ritmo em que esses danos acontecem, e torná-los pouco incômodos. Veja abaixo.
Evite lavar o veículo em casa
Essa dica pode parecer um exagero, mas tem mais benefícios que incômodos. Lavar o carro em casa pode ser mais barato, mas também aumenta as chances de danos à lataria.
Contar com cuidados profissionais, por outro lado, garante ótimos resultados e a prevenção a riscos, manchas e mais.
Então, sempre que possível, evite lavar seu carro em casa. Você ainda pode fazer isso, mas levar o veículo a uma empresa especializada também é importante.
Quem sabe você não reveza entre a lavagem em casa e o cuidado em um lava jato?
Proteja o carro
Os veículos estão sujeitos a várias agressões no dia a dia. Como o calor do sol, a resina de árvore, fezes de pássaros e outros.
Para evitar danos à pintura, e até o ressecamento dos plásticos, proteja o carro! Você pode, por exemplo, sempre estacioná-lo em um lugar coberto. Ou ainda, utilizar uma capa no veículo.
Não estacione embaixo de árvores
Estacionar o carro sob as árvores vai te garantir sombra, mas também dejetos de pássaros, resina das árvores, frutas caídas e mais.
Todos esses são contaminantes que podem manchar a pintura. Assim, evite esse tipo de estacionamento. Como dissemos antes, prefira sempre estacionar em um espaço coberto por um teto.
Cuidado com receitas caseiras para tirar manchas
Não use água quente para tirar as manchas da lataria. Isso pode acabar manchando ainda mais o veículo.
Uma forma eficaz de tirar as manchas é com a politriz, uma máquina rotatória que espalha massa de polir.
Mas, esses procedimentos devem ser feitos por pessoal experiente. Assim, se você não quer arriscar, procure um estabelecimento especializado.
Remova adesivos da lataria do jeito certo
Quando a cola de um adesivo fica na lataria do carro, ela pode acabar manchando o local. Então, não use querosene para tirar a cola nem raspe com objetos de metal, pois isso pode acabar arranhando a lataria.
Com que frequência encerar o carro?
Quando se faz um uso normal do veículo, a maioria das ceras desaparece em dois ou três meses.
Portanto, o prazo entre um enceramento e outro varia de acordo com o clima e o tempo que seu carro fica fora da garagem.
Dessa forma, você não deve deixar que esse prazo vire regra. Assim, faça o enceramento do seu veículo sempre que perceber que a pintura já perdeu parte do brilho.
Pronto! Agora você já sabe como encerar o carro e deixar a pintura brilhando. Inclusive com o auxílio do polimento e da descontaminação de pintura.
Other care can also be carried out on the surface, so that it remains always beautiful. You can check other tips for this care here .
But, if you prefer to wax your car at a specialized company, look for the nearest Acquazero! Our units are spread around the world.
You can even request delivery service . That is, one of our professionals comes to your home to perform the service.
It is an opportunity to leave your car shining, but without having to leave the house.