O que é vitrificação de pintura?
Sendo um dos processos mais novos do mercado, a vitrificação é o que existe de mais eficiente para a proteção de pintura automotiva.
O serviço vem ganhando cada vez mais destaque e adeptos no Brasil. Isso porque, é uma alternativa muito mais viável para manter a boa aparência e proteção do carro.
Desse modo, o processo consiste na aplicação de um produto específico, conhecido como vitrificador 9H.
O produto e a técnica recebem esse nome porque em sua composição existem elementos que também estão presentes na composição do vidro.
Assim, quando aplicado na lataria do veículo, ele é capaz de formar uma camada ultra resistente que protege seu carro por muito mais tempo.
Ou seja, quando a vitrificação cria uma espécie de película de vidro que protege a pintura com muito mais eficiência. Além disso, o serviço pode ser feito em qualquer tipo de carro.
Entenda as vantagens da vitrificação
Uma das principais vantagens da vitrificação é a proteção que o procedimento confere contra as variações climáticas que, muitas vezes, prejudicam o veículo.
Assim, a vitrificação aumenta a vida útil da pintura e intensifica o seu brilho. Além disso, protege contra os raios UV, maresia e chuvas fortes.
Da mesma forma, garante maior resistência contra produtos químicos muito ácidos e contra processos de corrosão e oxidação.
Ao mesmo tempo, o processo todo traz grandes benefícios para o bolso do cliente.
Primeiramente, é que a vitrificação possui maior durabilidade, podendo se estender por três a cinco anos.
Segundo, que com o escudo protetor criado, sujeiras e detritos não conseguem se acumular na lataria. Logo, você poderá reduzir gastos com lavagens.
Outro detalhe é que por ser uma camada muito mais resistente, a vitrificação também pode garantir a proteção em casos de pequenas batidas ou arranhões.
Sendo útil, da mesma forma, para proteger a pintura em casos de atrito ou exposição à altas temperaturas.
Para entender um pouco mais sobre os cuidados necessários para manter um carro bem cuidado, separamos o vídeo abaixo. Confira.
Como o processo é feito?
A vitrificação é um serviço que exige uma série de cuidados, antes e durante o processo.
O tempo de duração pode variar de acordo com o estado da pintura, mas existem uma média entre três a oito horas.
Para começar, a primeira coisa a ser feita é a preparação da superfície, com o polimento, refino e descontaminação da pintura.
Porém, carros novos não precisam passar por essa etapa. Saiba mais a seguir.
Primeira etapa
Antes de tudo, é preciso começar com uma lavagem cuidadosa para retirar todo tipo de sujidades e poeiras que podem estar presentes na superfície.
Em seguida, os profissionais da área recomendam a descontaminação e polimento da pintura.
A descontaminação é um serviço conhecido por eliminar partículas de sujeira que uma lavagem comum não consegue.
Essa sujeiras são consideradas contaminantes e podem causar vários danos e corrosão na pintura automotiva.
Assim, o processo consegue eliminar várias impurezas, como seiva de árvore, respingo de asfalto e demais substâncias provenientes de contaminação industrial.
Já o polimento é ideal para remover riscos, manchas e demais desgastes que podem afetar a pintura.
Geralmente, tais danos ocorrem por ações externas do cotidiano ou, até mesmo, por cuidados incorretos durante a lavagem e conservação.
Segunda etapa
Feito isso, com o carro devidamente higienizado, o processo de vitrificação pode começar.
A aplicação do produto deve ser feita aos poucos, em pequenas áreas, para facilitar no momento de remoção do excesso.
Afinal, para garantir um processo de qualidade é preciso ficar atento ao tempo de ação e a temperatura ambiente.
Também é preciso ter cuidado com os equipamentos utilizados para a aplicação. Eles precisam ser bem específicos para conseguir uma boa aderência e, consequentemente, um bom resultado.
Após a vitrificação, é recomendado que a lavagem seja feita com água e shampoo automotivo neutro, sem utilizar outros produtos como ceras e polidores.
Saiba onde fazer
Para conseguir uma vitrificação bem feita, apresentando os resultados esperados, o ideal é recorrer à uma empresa especializada, com profissionais capacitados para fazer o procedimento.
Além disso, equipamentos adequados e produtos já conhecidos pela boa atuação, são detalhes importantes que locais como esse podem garantir.
Outro detalhe, é que os procedimentos realizados antes da aplicação do produto, precisam ser feitos de forma adequada.
Por mais que existam alternativas de polimento em casa, o serviço prestado por empresas contam com produtos específicos e equipamentos que potencializam o resultado.
Ou seja, para ter um serviço de qualidade e que vá atender todas as expectativas, levar o seu carro até uma empresa certa pode ser a melhor opção.
A Acquazero é uma empresa especializada em estética automotiva e limpeza ecológica. Com 11 anos de experiência no mercado, oferece inúmeras possibilidades de cuidados para automóveis.
Entre os serviços prestados para a higienização e conservação veículos, está a vitrificação de pintura, que possui a durabilidade de até três anos.
Gostou do nosso conteúdo sobre vitrificação? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de várias outras dicas e informações sobre cuidados com o carro e a casa.