fbpx
Vitrificação dos plásticos: prolongue a vida útil deles por anos!

Vitrificação dos plásticos: prolongue a vida útil deles por anos!

Polimento, enceramento, cristalização de pintura… Provavelmente você já ouviu falar nesses serviços de estética automotiva. Entretanto, você sabe o que é uma vitrificação dos plásticos?

Ter um veículo com a lataria bonita é bom. Mas não se esqueça que é no interior do carro que você e os outros ocupantes do veículo passam boa parte do tempo.

Você vai de carro para o trabalho todos os dias e, chegando lá, deixa o veículo estacionado ao ar livre. Talvez você não saiba o quão prejudicial é para a lataria do seu carro ficar exposta a essas mudanças climáticas.

O que muitos não levam em consideração é o que o sol e a chuva podem fazer com o interior do carro.

Essas constantes mudanças entre frio e calor, bem como entre clima úmido e seco, são prejudiciais para o acabamento. Itens como painel, câmbio e volante acabam ficando ressecados e desbotados.

As ações do tempo no exterior e no interior do veículo são inevitáveis. O calor é o principal responsável por danificar as partes plásticas dos automóveis.

Advertisement

Entretanto, dá para tomar alguns cuidados para preservar o interior do veículo. Estacionar na sombra ou usar um daqueles protetores enormes no para-brisa são algumas medidas para amenizar os efeitos da luz solar.

No entanto, mesmo tomando esses cuidados, são naturais os desgastes e danos às peças plásticas dos veículos. Isso ocorre principalmente porque elas são feitas de um composto frágil.

Para evitar um desgaste muito grande, marcas como a Acquazero trabalham com serviços voltados para a manutenção interior dos veículos.

Um dos serviços em que a Acquazero é especialista é a vitrificação de plástico, procedimento voltado para a proteção das partes plásticas do interior do veículo.

Boa parte do veículo é de plástico

A atual tendência das montadoras é a fabricação de novos modelos de veículos com cada vez mais acabamentos plásticos. A estimativa é de que nos próximos anos o plástico chegue a 40% do peso do veículo.

Interior do carro. Vitrificação dos plásticos
Cuidar do interior do seu veículo é tão ou mais importante do que o exterior.

Essa decisão é tomada primeiramente por questões de segurança. Por ser maleável, o plástico absorve mais o impacto e é menos letal do que materiais como o metal.

Depois, há a relação custo-benefício. Como o plástico é um material leve, o peso total do carro diminui e assim ele consome menos combustível.

Essa tendência significa que chegará um momento que todo proprietário de veículo terá de fazer um serviço de revitalização dos plásticos.

Por mais que o material seja mais seguro e econômico, um carro com as partes internas com aspecto seco, rachadas e esbranquiçadas não é nada bonito, não é mesmo?

Ressecamento causado por produtos de limpeza

Você já viu que a exposição às ações da chuva e do sol deterioram algumas superfícies, como é o caso do plástico.

Além disso, muitos produtos químicos usados ​​de forma incorreta ressecam as superfícies plásticas dos automóveis.

Produtos de limpeza e hidratação inadequados podem acabar fazendo um efeito contrário ao desejado sobre o plástico. Por exemplo, muitos desses produtos contêm silicone.

Esses materiais não são indicados para a hidratação. Ao invés de ajudarem a absorver a poeira e sujeira, o silicone industrial forma uma espécie de película.

Isso deixa um aspecto feio nas peças plásticas. Além disso, com o tempo, ele acaba deixando a superfície do plástico amarelada.

O álcool gel também pode provocar ressecamento?

Um dos novos hábitos adotados pela humanidade desde o início da pandemia do novo coronavírus é o uso constante de álcool em gel.

Realmente, o produto tem a capacidade de matar bactérias e vírus que sejam trazidos da rua ou podem ser levados de dentro do carro. Por isso, é recomendável o uso do produto sempre que for entrar ou sair de um veículo.

Álcool em gel. Vitrificação dos plásticos.
O álcool em gel tem sido um aliado na guerra contra o coronavírus. No entanto, exige mais cuidados com as partes internas do veículo.

Dentro do carro, os ocupantes e, principalmente, o motorista estão em constante contato com volante, caixa de câmbio, maçaneta, rádio etc.

Com essa prática, pode acontecer de o álcool causar ressecamento e rachaduras nessas peças. Para evitar que esses sinais apareçam nas superfícies de plástico, a vitrificação é uma boa ideia.

A importância da vitrificação de plásticos

Com a revitalização de plásticos, como a realizada pela Acquazero, é possível restaurar a aparência das peças plásticas do veículo.

Se o seu carro precisa recuperar o aspecto de novo por estar muito tempo exposto ao tempo, esse procedimentos é ideal.

Além disso, a revitalização de plástico não serve só para o interior dos veículos. O procedimento também pode ser feito nos para-choques, frisos, grades e partes de borracha.

Portanto, além de ser um processo que pode evitar danos às partes plásticas do carro, a vitrificação é uma forma de preservar a estética original. Veja no vídeo abaixo como é o serviço de vitrificação dos plásticos.

Como é o processo de vitrificação dos plásticos?

A revitalização de plásticos é um procedimento técnico. Ou seja, deve ser feito em um estabelecimento especializado em estética automotiva, como a Acquazero. Veja o passo a passo da vitrificação dos plásticos.

Limpeza da superfície

O primeiro passo é higienizar a superfície que passará pelo procedimento. O profissional utiliza um pano seco, geralmente de microfibra, para retirar o pó.

Em seguida, um produto específico para a limpeza de plásticos é aplicado, para garantir que toda a sujeira foi removida. Essa preparação da superfície é fundamental para uma boa fixação do produto que fará a revitalização.

Renovação do plástico

Após a higienização e preparação da superfície, é utilizada uma esponja para aplicar a primeira etapa do produto para a recuperação do plástico.

Em seguida, é necessário que se espere alguns minutos antes de passar uma flanela limpa e seca para retirar o excesso do produto. Não pode ser a mesma utilizada na primeira parte.

Cuidados posteriores

Dependendo do estado da peça de plástico em que é feita a revitalização, o produto pode ser aplicado novamente para atingir a renovação esperada.

Outro fator importante é que as peças que estão passando por revitalização não devem entrar em contato com água por 24 horas. Isso evita que a superfície manche ou que o produto acabe sendo removido.

Como descobrir o momento de realizar uma vitrificação de plásticos

As partes plásticas do seu carro vão começar a ficar mais gastas, dando sinais de que precisam passar por uma revitalização. Portanto, é importante observar a aparência dessas peças.

Além disso, a vida útil do carro também deve ser considerada. Dependendo do tempo de uso de um veículo, pode ser mais interessante trocar a peça do que tentar recuperá-la.

Saiba como realizar a limpeza de ar-condicionado de forma simples e fácil
A vitrificação dos plásticos mantém o interior do seu carro renovado por muito mais tempo.

Como em muitos casos, o ideal é buscar a opinião de um profissional especializado em estética automotiva. A Acquazero cont com profissionais de confiança que indicarão o procedimento mais indicado: revitalização ou troca de peça.

Outro fator que em que você deve levar em consideração é a frequência com que o veículo é exposto ao sol.

Um carro que fica diariamente estacionado em locais desprotegidos precisa de um serviço de revitalização com mais frequência. Por outro lado, se você tem uma garagem coberta para seu veículo, a necessidade é menor.

Que cuidados ter com o interior do veículo?

Bem, depois de ter as partes internas do seu carro revitalizadas, você vai querer mantê-las, certo? Veja alguns serviços disponíveis para que seu carro continue com o interior bonito.

Higienização interna

A higienização automotiva interna é uma limpeza completa do interior do veículo. Isso inclui forro, bancos, painel, cintos de segurança, portas laterais e tapetes.

Esse serviço pode ser realizado em qualquer tipo de tapete ou estofamento, de fibras naturais ou sintéticas. Com a higienização, os tecidos e superfícies internas do veículo ficam protegidos contra fungos e bactérias.

Impermeabilização de estofados

A impermeabilização protege os assentos do seu carro contra as manchas causadas por líquidos e substâncias pastosas. O procedimento também impede a impregnação de poeira e sujeira nos bancos.

Além disso, o tecido impermeabilizado tem quatro vezes mais resistência à luz solar do que um que não tenha sido tratado.

Higienização e hidratação do couro

Esse serviço é para limpar, higienizar e recuperar a umidade natural do couro. O tratamento equilibra o PH do material. Com isso, os bancos de couro ganham um toque macio e confortável por muito mais tempo.

Depois de fazer a revitalização dos plásticos, é importante conservar as partes internas do seu veículo.

Higienização de ar-condicionado

A higienização limpa completamente o sistema de circulação de ar.

Limpo, o ar-condicionado funciona melhor e consegue manter a temperatura desejada dentro do carro. Sendo assim, você pode dirigir com os vidros fechados tranquilamente.

Vidros fechados protegem o interior do seu veículo contra a luz solar e a sujeira que vem da rua. Além disso, a limpeza do ar-condicionado protege contra fungos, bolores e bactérias que causam maus cheiros.

Oxi-sanitização

A oxi-sanitização elimina completamente odores estranhos dos veículos. Isso inclui cheiro de cigarros e vômito, bem como derramamento acidental de suco, refrigerante, gordura e comida.

O serviço também reduz a contaminação do sistema de refrigeração, melhorando a qualidade do ar no carro e preservando a saúde dos usuários.

E então, gostou das nossas dicas?

É interessante a variedade de serviços que podem ser feitos para deixar o seu carro com uma aparência de novo, não é mesmo?

Para serviços como vitrificação dos plásticos ou outras de estética automotiva, baixe nosso app ou entre em nosso e-commerce.

Lá, dá para encontrar a solução do seu problema perto de onde você está e ainda é possível marcar o dia e o horário do seu atendimento.