Em seguida, use um composto de limpeza feito com um pouco de sabão de coco ou detergente neutro dissolvido em água. Se preferir, aplique um produto comercial desenvolvido especificamente para o couro.
Após, coloque a solução de limpeza em um borrifador e pulverize sobre a superfície, mas sem deixar escorrer. Já para espalhar o líquido, esfregue com uma escova ou pano limpo, mas sem usar muita força.
Depois, use um tecido de microfibra para secar o couro e remover os resíduos de limpeza. Espere passar, pelo menos, 40 minutos. Porém, o melhor mesmo é deixar o couro descansando de um dia para o outro.
Passado o tempo necessário, hidrate o couro. Você pode usar óleo de amêndoas ou hidratante para a pele na superfície. Mas o ideal é usar um condicionador próprio para o couro. Além de evitar o ressecamento, a fórmula cria uma película protetora sobre o material.
Assim, aplique o produto em toda a extensão da peça tratada, para que a distribuição seja uniforme. Por fim, use um aplicador de espuma e faça movimentos circulares, para permitir que o couro absorva o produto. Ao terminar, você pode passar o hidratante e retirar o excesso. Para isso, use um pano limpo e seco.
Tratamento de couro do sofá e do carro: posso fazer da mesma forma?
Antes de passar qualquer produto sobre toda a superfície, faça um teste. No dia anterior à limpeza, aplique um pouco do produto em uma área pequena e discreta.
Passado o tempo necessário, observe se houve descoloração nessa parte. Caso tenha percebido alguma alteração, a parte desbotada ficará escondida e você poderá escolher um produto mais adequado.
Tanto o couro dos móveis como o automotivo têm particularidades. Desse modo, você precisa levar em consideração. As diferenças ocorrem principalmente por causa do processo de curtimento de cada um.
Por exemplo, o couro da mobília costuma ter uma quantidade maior de óleo, o que torna as suas fibras mais elásticas e macias. Além disso, os móveis têm estilos e acabamentos variados de couro.
Porém, o couro dos móveis é mais suscetível à luz solar e produtos de limpeza abrasivos. Portanto, tome cuidado com relação ao tipo de produto que vai usar em seus móveis.
Já, por outro lado, o couro automotivo tem menos óleos naturais. Mas possui mais protetores contra os raios solares, o que aumenta a sua durabilidade.
Além disso, é mais rígido e projetado para resistir melhor à luz do sol e outras agressões causadas por movimentos. Por ser mais forte, a vida útil do couro automotivo é maior. Por isso, o material não necessita de tantos protetores.
Também por esse motivo não há tantas restrições quanto aos produtos de limpeza que podem ser usados. Mesmo assim, apenas a limpeza e hidratação frequentes já são suficientes e não prejudicam.
Isso porque, o excesso de hidratante pode aumentar a umidade no interior do couro, fazendo com que a superfície perca a resistência. Ao sentar em um banco com excesso de loção protetora, a substância pode passar para a sua roupa. Portanto, tome cuidado para não usar demais.
Vantagens de tratar o couro periodicamente
Tratar o couro periodicamente é importante para manter o tecido conservado. Logo, é normal que, com o uso constante, seus itens de couro se desgastem. Porém, como já dito, esse processo é acelerado pela luz solar. O calor faz com que o óleo que protege o couro evapore rapidamente.
Isso provoca ressecamento e rachaduras na superfície. Esse tipo de problema é comum em veículos que ficam muito tempo estacionados em locais descobertos. Os vidros fechados ou mesmo o uso constante do ar-condicionado podem favorecer o ressecamento nos bancos de couro.
Então, para a proteção dessas peças, considere se vale a pena investir na mensalidade de um estacionamento coberto.
No caso da sua mobília, procure deixar as portas e janelas abertas durante o dia. Ao mesmo tempo, uma boa ideia é deixar os móveis de couro afastados dessas portas e janelas.
Como você sabe, o couro ressecado e rachado fica com o aspecto feio. Além disso, a superfície perde a maciez e faz barulhos irritantes a cada movimento.
Sendo assim, é necessário realizar não só a higienização do couro periodicamente, mas também é preciso fazer a hidratação. Esse tratamento usa óleos extraídos do próprio couro, equilibrando o pH do material.
O tratamento de couro serve para evitar o ressecamento. Com isso, suas peças ganham aparência renovada. Você também tem de volta o conforto que só o couro proporciona, livre de rangidos. Porém, para ter certeza de que o couro já está devidamente tratado, procure usá-lo só no dia seguinte.
Impermeabilização do couro pode ajudar no dia a dia
Embora pareça, o couro não é 100% impermeável. Como um material natural, é altamente poroso. Isso faz com que a superfície absorva boa parte das substâncias líquidas e pastosas que são derramadas.
Com isso, o material é afetado. Até mesmo a água pode causar manchas no couro. Então, uma boa ideia é investir na impermeabilização do material.
Assim, caso alguma substância pingue, ficará parada na superfície. Desse modo, um aspirador de pó ou mesmo um papel toalha conseguem resolver o problema com facilidade.
Dessa forma, além de evitar as manchas, a impermeabilização impede a impregnação de poeira e detritos no couro. Com isso, até mesmo a sua limpeza de rotina fica mais rápida e prática.
Um benefício da impermeabilização que muitos desconhecem é a resistência à luz solar. Essa resistência é quatro vezes maior em relação a uma superfície não tratada.
Por fim, procure um serviço de confiança que possa higienizar, hidratar e impermeabilizar o couro. Nesse sentido, você evita ter o seu banco de couro ou sofá desbotado, manchado, ressecado ou rachado.
Escolha uma empresa especializada
Aqui vai uma dica: atualmente, a maior empresa do mundo no segmento de limpeza ecológica é a Acquazero. Logo, você terá acesso a uma técnica realizada sem o desperdício de água.
A Acquazero tem diversas unidades, espalhadas pelo Brasil e exterior. Para saber qual é a mais próxima de você, entre no site ou baixe o aplicativo da marca.
Feito isso, é só digitar o seu endereço na caixa que vai aparecer. Depois, selecione os detalhes do serviço, bem como o dia e a hora do seu atendimento.
Além de fazer o tratamento do couro, a Acquazero cuida dos seus móveis estofados e de tecido e ainda tem serviços de estética automotiva!
Ao longo do conteúdo, você aprendeu como fazer o tratamento de couro e manter as suas peças estofadas sempre bem cuidadas. Agora que está por dentro do assunto, coloque em prática o que lhe ensinamos e chame a Acquazero para ajudar.
O preço pode variar de acordo com a peça. Sendo assim, você pode fazer sua cotação com a Acquazero mais próxima da sua casa.
Normalmente, você deve fazer o tratamento de couro profundo em um período entre dois e seis meses.
Em algumas situações sim. Por exemplo, caso descasque. Porém, o ideal é cuidar do tecido para que não evolua para danos. Conte com a Acquazero para lhe ajudar.