fbpx
Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá? Vejas essas super dicas

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá? Vejas essas super dicas

Quer tirar o cheiro de xixi de cachorro do sofá, mas ainda não conhece um método eficiente? Separamos cinco dicas que podem ajudar você a manter seu móvel sempre limpo. 

Então, se você tem cachorros em casa, sabe que, às vezes, pode ser bem complicado manter a casa limpa e livre das bagunças que os pets provocam. Porém, existem aqueles problemas que são mais incômodos, como o xixi de cachorro. 

Isso porque, por mais que você seja uma pessoa organizada e mantenha a limpeza em dia, o cheiro de urina pode ser mais complicado de eliminar. Principalmente, se o cachorro acabar fazendo xixi no sofá. 

Sendo assim, para tirar o cheiro de urina do sofá, você precisa contar com os processos certos. A seguir, listamos várias dicas úteis. Continue a leitura e saiba mais!

5 formas de tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá

Em casas que possuem bichinhos de estimação, os cuidados com a limpeza precisam ser redobrados. Afinal de contas, o contato constante dos pets com os móveis e demais peças podem ocasionar em sujeira e até estragos. 

Portanto, ficar atento ao estado das peças e manter a limpeza em dia é tão importante. Inclusive, o aspirador de pó pode ser um grande aliado para eliminar os pelos, poeiras e sujidades mais superficiais. 

Advertisement

Mas para tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá, é preciso fazer um processo de limpeza mais completo. Logo, se você está com esse problema e quer saber como eliminar o mau cheiro, existem dicas certas que oferecem bons resultados. Confira!

1. Bicarbonato puro

O bicarbonato de sódio é aquele tipo de produto chave que você precisa ter em casa. Além de ser muito útil na cozinha, ele também pode ser de grande ajuda quando o assunto é limpeza. 

Isso porque, o ingrediente por si só consegue neutralizar cheiros fortes e, ainda, elimina manchas. Não é à toa que ele está presente na maioria das receitas para higienização caseira. 

Dessa forma, uma alternativa é usar o pó de bicarbonato puro para eliminar o cheiro de xixi de cachorro do sofá. Para isso, espalhe a substância por toda a superfície e deixe agir por, pelo menos, cinco horas. 

Foto de um pote com bicarbonato e uma colher ao lado. Imagem ilustrativa para o texto tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá.
O bicarbonato é um ingrediente que não pode faltar nas receitas de limpeza caseira.

Mas tome cuidado para que seu animal de estimação não ingira o bicarbonato, e se houver crianças no local também fique atento. Por fim, use um aspirador de pó para retirar todo o ingrediente da área aplicada. 

2. Suco de limão e bicarbonato 

Outra boa dica de como tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá é usando a mistura de limão e bicarbonato. Como dissemos, o bicarbonato é um bom ingrediente para eliminar o mau cheiro. 

Sendo assim, combinado com o limão a mistura tende a ser mais potente. Inclusive, o suco do limão possui propriedades antissépticas e antibacterianas. 

Portanto, pegue o suco de um limão, misture com um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato. Em seguida, umedeça uma toalha de microfibra e esfregue a região do sofá que está suja. 

Mas cuidado para não encharcar o móvel e evite também fazer movimentos bruscos que podem danificar o tecido. Depois, é só esperar o sofá secar por completo. Por isso, mantenha o móvel em um local arejado. 

3. Vinagre com bicarbonato

Entre os ingredientes mais potentes para uma receita caseira está o vinagre, que consegue não só desengordurar superfícies, como também desinfetar e tirar o mau cheiro. Sendo assim, a combinação dele com o bicarbonato é eficaz para limpar o sofá. 

Então, separe os seguintes ingredientes: um litro de água, ¼ de copo de álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre de álcool e uma colher de sopa de amaciante. 

Ao misturar tudo, coloque a solução em um borrifador, pois assim, você consegue fazer a aplicação de forma mais controlada e segura

Depois é só aplicar a mistura no local que deseja para tirar o cheiro de xixi de cachorro do sofá. Se precisar, use uma toalha macia para esfregar a região.

4. Produtos específicos

Foto de um cachorro deitado com uma manta em cima. Ilustração do texto sobre tirar cheiro de xixi de cachorro do sofá.
Em lojas de artigos para animais, você também consegue encontrar produtos próprios para limpeza.

E claro, que entre as dicas de como tirar o mau cheiro do xixi dos pets do sofá, não podemos deixar de mencionar os produtos próprios para isso. 

Por mais que seja bem prático fazer as receitinhas caseiras, você também encontra produtos específicos para eliminar o mau cheiro da urina dos cachorros. Para isso, é só procurar em pet shops e lojas de animais. 

Inclusive, você poderá encontrar uma variedade enorme de produtos, desde os que já são em spray, até os que transformam a urina em pó e tornam a limpeza ainda mais fácil. 

Então, é só se atentar às opções, encontrar aquela que seja mais interessante para você e ler as instruções com muito cuidado. 

5. Limpeza a seco do sofá

Por mais que cuidar do sofá por conta própria seja algo fácil, em algumas situações, recorrer a um processo profissional é muito necessário. 

Isso porque, em empresas especializadas, os profissionais contam com métodos específicos de limpeza. Assim, eles possuem produtos próprios para cada tipo de tecido, além de equipamentos adequados que ajudam na higienização. 

Esse é o caso, por exemplo, da limpeza de sofá a seco, que é um processo bem seguro, capaz de oferecer uma higienização profunda. 

Com ela, além de eliminar mau cheiro, seu sofá também estará livre de microrganismos que se escondem em camadas profundas do tecido. Logo, você terá um ambiente mais saudável, livre de ácaros, fungos e bactérias. 

A Acquazero é uma empresa especializada em limpeza ecológica e oferece serviços residenciais de qualidade. Desde 2009 no mercado, a marca se destaca pelos seus processos com ótimos resultados e responsabilidade ambiental. 

No vídeo que separamos a seguir você pode conferir mais sobre a limpeza de estofados da Acquazero. Assista!

Como evitar que o cachorro faça xixi no lugar errado?

Depois de tantas dicas, você sabe como tirar o cheiro de xixi de cachorro do sofá. Mas saiba que também é importante ensinar para o seu pet o lugar ideal para fazer as necessidades. 

Portanto, lembre-se de investir em um bom treinamento para o seu cachorro. Além de dicas que você pode encontrar on-line, procure por um bom adestrador que possa lhe dar informações precisas e confiáveis. 

E claro, siga o treinamento até o fim para garantir toda a eficácia do processo e se mantenha atento aos locais em que seu pet escolhe para fazer xixi. 

Mas ao precisar de uma limpeza completa, pode contar sempre com os serviços da Acquazero. Para isso, agende o seu atendimento de forma on-line. Clique no botão abaixo.