Blog

As melhores dicas de limpeza para seu carro e sua casa!

Tipos de vitrificação automotiva: qual é a melhor? Saiba tudo!

Mão masculina passando flanela de microfibra sobre o capo de um carro vermelho. Imagem ilustrativa do texto tipos de vitrificação automotiva.

Existem diferentes tipos de vitrificação automotiva disponíveis. Devido a essa variedade, é comum que surjam dúvidas. Afinal, qual é o melhor para o seu carro?

Um dos serviços mais procurados por quem deseja dar uma cara nova para o seu veículo, a vitrificação da pintura é um dos que mais se destacam.

Estamos falando de uma camada capaz de proteger sua carroceria de diversos problemas. 

Sem contar nos valores que você economiza evitando passar por polimentos e encerramentos diversas vezes ao ano. Logo, o tipo de proteção que vai além desses serviços listados. 

Resistente a sujeiras, ótimo repelente de água e um protetor da pintura contra os raios solares e variações climáticas.

Então, preparamos o texto a seguir para descobrir todos os detalhes que fazem desse procedimento um sucesso. Acompanhe a leitura. 

Vantagens da vitrificação automotiva

Esse processo é realizado com o intuito de aplicar um determinado produto químico conhecido como vitrificador de pintura.

Graças a esse revestimento, pode-se criar uma camada de proteção mais rígida sobre a carroceria do carro.

Ou seja, evitando que raios solares, fezes de aves, seiva de árvores, outros contaminantes mais abrasivos ou variações climáticas possam conseguir danificar a pintura do seu automóvel. 

Portanto, todo esse trabalho só é possível, pois o produto que usamos cria o que chamamos de nanocamada de vidro hidrorrepelente.

Com isso, você mantém o verniz original, melhora o brilho da carroceria e aumenta a vida útil da pintura. 

Sendo assim, vale ressaltar que graças a esse processo, não é necessário gastar muito fazendo polimento ou enceramento.

Afinal, você já terá um trabalho de proteção extra dando o brilho necessário ao seu carro por pelo menos um ano. 

Mas, mesmo com o sucesso do procedimento, você deve realizar manutenções.

Aqui, você precisa de apenas um produto específico e flanela de microfibra. Não há nenhum segredo. A aplicação pode ser feita por você mesmo. 

Agora, uma coisa que você deve ficar atento é com relação aos tipos de vitrificação automotiva.

Existem diferentes produtos que vão conseguir atender as necessidades específicas que você precisa. 

Quais os tipos de vitrificação automotiva?

Cada carro precisa de um dos tipos de vitrificação automotiva. Não é simplesmente escolher e aplicá-la sobre sua carroceria. Não à toa, o processo deve ser feito por um profissional. 

Essa pessoa capacitada consegue analisar a sua pintura e usar o melhor produto para lhe atender.

Aqui, também precisamos destacar as marcas, uma vez que existem várias opções no mercado.  

Dessa maneira, para facilitar o seu entendimento, vamos explicar brevemente como são definidos.

Eles são determinados de acordo com o nível de coating de cada produto. Ou seja, qual o grau de dureza você aplicará ao próprio verniz original. 

Quanto maior o número, como se pode imaginar, maior será essa camada de proteção.

Por isso temos 5H, 7H e 9H. Com base nas principais características, vamos apresentar os tipos que mais se destacam no mercado. 

Vitrificador 5H

Entre os tipos de vitrificação automotivas, a primeira opção que vamos apresentar é o 5H. Esse tipo de produto possui como característica, os seguintes fatores:

  • maior resistência física e química à pintura;
  • alta durabilidade.

Vitrificador 7H

Já no formato 7H, é reconhecido por oferecer uma proteção maior ao brilho e superfície do carro.

Dessa forma, é possível observar um acabamento veícular melhor e pode ter uma duração de até três anos. Entre as características, podemos citar:

  • maior proteção física e química a pintura;
  • maior brilho;
  • melhor repelência 
  • alta durabilidade

Vitrificador 9H

No formato 9H, você poderá ter em seu carro um revestimento em dupla camada, entregando maior proteção à pintura do veículo. O segredo dos produtos que atuam nessa categoria está na combinação de camadas. 

Aqui, ela consegue combinar a camada dura vítrea com dureza grafite, permitindo um reforço de até cinco anos. Algumas das suas características que podemos citar são:

  • Forte aderência ao verniz;
  • super camada repelente;
  • brilho profundo;
  • altíssima durabilidade.

Vitrificador nanotecnológico

Nos tipos de vitrificação, há os produtos conhecidos como nanotecnológicos. Nesse caso, o produto é desenvolvido com nano partículas de cerâmica capazes de cristalizar a pintura por até três anos. 

Entre as grandes vantagens de aplicar um produto dessa categoria, além do brilho diferenciado, está a sua facilidade para realizar as limpezas futuras. Mas também:

  • produto atóxico;
  • evita riscos pequenos;
  • brilho mais intenso e profundo;
  • antiaderente.

Agora, antes de darmos sequência para você entender como escolher o melhor e se aprofundar mais sobre o assunto, precisamos destacar dois pontos muito importantes. 

Primeiramente, o processo de vitrificação só consegue ser duradouro se houver limpeza constante.

Ou seja, não adianta aplicar todo o procedimento e deixar de lavar o seu carro. Sem contar na manutenção, como citamos anteriormente. 

Além disso, as características que apresentamos são baseadas em diferentes produtos.

Como existem várias marcas, você pode acabar encontrando algum que se destaque em comparação com os concorrentes.  

De toda forma, o trabalho deve ser feito sempre por um profissional. Então, por se tratar de um especialista, ele saberá indicar qual o melhor para você. 

Entenda que vitrificador usar no carro

Agora que você descobriu os tipos de vitrificadores automotivos que existem, chegou o momento de entender um pouco mais sobre qual usar e os motivos.

Logo, se você não é um hobbista e está neste conteúdo apenas para conhecer, consulte um profissional. 

Essa pessoa conseguirá fazer uma análise mais detalhada sobre a pintura do seu carro e assim, descobrir qual produto melhor se adequa a sua situação.

Afinal, é preciso considerar o estado do verniz e da pintura do veículo antes de fazer qualquer aplicação. 

Por exemplo, se o seu carro está bem fosco, provavelmente a solução que melhor se encaixaria poderia ser um 9H ou nanotecnológico. No caso de um veículo recém saído de fábrica, o 5H seria uma boa aquisição. 

Mesmo com os exemplos, você precisa levar em consideração o que você deseja para o seu carro. Tudo dependerá exclusivamente do tipo de dureza que você quer sobre o verniz original. 

Desse modo, para finalizar, você precisa levar em consideração a sua capacidade de investimento também.

Não é algo muito caro, mas exige um valor maior que outros serviços como cristalização, polimento e enceramento. 

Lembre-se que é algo com alto custo-benefício, uma vez que precisará passar por isso apenas uma vez por ano, ou dependendo, a cada três.

Com manutenções variando a cada três meses, que podem ser feitas por você mesmo. 

Mas o importante é considerar que a durabilidade dependerá exclusivamente do seu cuidado com o veículo. O profissional irá lhe falar tudo que deve fazer para manter o carro bonito e brilhando. 

Como fazer a vitrificação automotiva?

Para fazer o processo de vitrificação você precisa encontrar uma empresa que tenha profissionais qualificados para esse atendimento. Nesse caso, a melhor opção do mercado é a Acquazero

Atualmente, somos considerados a maior rede de estética automotiva do mundo, presente em todo o Brasil e em outros países pelo globo. Aqui, o procedimento é bem simples e rápido de ser feito. 

Ao agendar o seu atendimento em alguma das nossas lojas ou no formato delivery, o profissional fará uma avaliação completa da sua pintura para entender qual o melhor produto a ser aplicado. 

Na sequência, você passará pelo processo de limpeza ecológica e de descontaminação da pintura. Para se ter uma ideia, com apenas 300 ml de água conseguimos deixar o seu carro completamente limpo. 

Ambos os serviços também podem ser agendados via telefone, aplicativo ou no nosso próprio site. 

Siga alguns cuidados básicos

Após as realizações dos serviços contratados, você receberá algumas instruções para conseguir manter a vitrificação por bastante tempo.

Portanto, durante as primeiras 72 horas, é fundamental que seu carro não entre em contato com a água. 

Sendo assim, é recomendável também que você use o carro apenas algumas horas após a aplicação para que tenha uma cura parcial. Outro detalhe deve ser observado durante as lavagens. 

O ideal é fazer utilizando nosso método sustentável ou evitando o uso de produtos químicos que podem remover ou estragar essa camada de proteção.

Por fim, evite deixar o seu carro parado em locais que podem expô-lo aos raios solares, chuva ácida etc. 

Lembre-se, após o descobrir os tipos de vitrificação automotiva melhor se encaixa ao seu veículo, você precisará fazer um processo simples para mantê-la por bastante tempo. Como separamos no vídeo a seguir. 

Então, para descobrir outros serviços de qualidade da Acquazero, continue acompanhando nossos conteúdos no blog.

Aprenda como limpar o carpete do carro com dicas fáceis. Separamos o passo a passo ideal para você obter um ambiente higienizado. Confira!
Não precisa mais se desesperar na hora de limpar o seu carpete. Confira aqui dicas práticas que vão lhe ajudar a completar essa missão. Acesse!
Descubra como limpar banco de tecido a seco de forma eficiente e prática. Aprenda o passo a passo para manter o interior do seu carro sempre impecável!
Aqui, conheça dicas de como limpar banco de couro da forma correta e conserve o material do seu automóvel. Leia agora!
Aprenda agora como limpar banco de carro. Aqui, descubra qual a melhor forma de fazer esse serviço. Confira as dicas estratégicas para cuidar do seu possante. Acesse!
Quer saber a melhor forma de limpar as entradas de porta do seu carro? Veja aqui um passo a passo simples para mantê-las sempre higienizadas!