O selante precisa ter uma qualidade, uma alta viscosidade. Dessa forma, ele vai atuar tanto na prevenção e proteção de furos, quanto na estabilidade ao volante.
Para isso, são necessários os cálculos certos da composição para o produto atender a necessidade do pneu. Seu interior é todo resinado para unir o fator de balanceamento e o fator de viscosidade.
Desse modo, o selante pode dar vida longa ao pneu, seja por uma calibração otimizada ou por prevenção de furos.
O processo de vedação funciona controlando algumas variáveis. Primeiro, o peso, já que ele faz a dilatação no pneu.
O segundo é a pressão, já que quanto mais rápida a pressão, mais rápida a resposta. A terceira variável é a dosagem. Isso porque, o cálculo certo leva em conta a dimensão física do pneu, o seu diâmetro e a sua largura.
A movimentação leva em conta o toque de solo do selante. Por último, temos a variável de qualidade do pneu. O pneu de alta pressão, por exemplo, tem uma performance melhor por ser mais duro.
Dessa forma, quanto maior a estrutura e robustez do pneu, maior será a vedação. Então, existem selantes próprios para tratores e caminhões, por exemplo.
O processo de injetar o selante no pneu costuma ser chamado de blindagem de pneus. No entanto, o processo real de blindagem é outro.
Ele é que oferece resistência a situações muito mais difíceis do que um simples prego.
Como funciona o selante de pneus?
O selante é, como o nome diz, um líquido que sela o pneu por dentro contra pequenos vazamentos. Ele é um líquido espesso, denso, composto de fibras que se espalha por todo o interior do pneu.
Quando o pneu fura, a resina reage em contato com o ar. Dessa maneira, se forma uma camada que impede a saída do ar, evitando que o pneu fique murcho.
Assim que algo perfura o pneu, a reação inicial é o vazamento do ar sob pressão. Mas como o líquido está entre o ar e o pneu, o ar empurra o líquido para dentro, entupindo o furo.
É como se fosse um remendo, só que líquido, que corre dentro do pneu.
Quando se retira o o objeto causador do furo como o prego, o líquido entra e veda o buraco. Dessa forma, não é necessário qualquer reparo adicional e nem precisar trocar o pneu.
Isso serve para pequenos furos e cortes leves. Mas boa parte deles são causados por pequenos objetos como cacos de vidro, espinhos e os temidos pregos.
Dessa forma, ele consegue resolver os furos se forem pequenos. O selante protegerá o pneu mesmo que sejam muitos furinhos.
A ação do selante, inclusive, não é temporária. Você pode continuar usando o pneu sem precisar de remendos.
Vantagens do selante de pneu
A principal vantagem do selante é que você não vai precisar parar para trocar o pneu do seu veículo. Imagine que o seu pneu fure em uma estrada movimentada ou em um local perigoso.
Realizar a troca do pneu nessas condições, seria muito difícil e prejudicaria também a sua segurança.
Além disso, outra vantagem mencionada é que após o furo, você não precisa ir até ao borracheiro. Pode continuar usando o pneu até chegar a hora de realizar a troca.
Saiba também que o produto não é muito caro, e vale muito a pena o investimento, como vimos. Ainda mais se você tem o hábito de rodar muito com o seu veículo.
Por fim, a aplicação do selante no pneu é bem simples e prática.
Riscos e desvantagens do selante de pneu
Agora falando em riscos e desvantagens, a maior desvantagem a ser considerada é na hora da aplicação do produto.
Isso porque, dependendo da quantidade de selante aplicado, ele pode alterar o balanceamento do pneu.
Isso acontece porque o selante fica se movendo junto com a roda, o que pode dificultar a estabilidade do balanceamento.
Dessa forma, é recomendado que a aplicação do selante seja realizado por um profissional.
O selante também não protege contra danos nas paredes laterais do pneu. Isso porque, o selante é projetado para reparar perfurações na banda de rodagem.
Além disso, enquanto o pneu gira, o selante acaba se concentrando justamente nessa parte. Assim, a aplicação do selante é válida por mais ou menos quatro anos.
Selante de pneu pode aplicar na moto?
Você sabia que existe um selante para cada tipo de pneu? Existem selantes próprios para carros, motos, bicicletas, caminhões, máquinas agrícolas etc.
As características do produto variam de acordo com o tipo do pneu no qual será aplicado.
Dessa maneira, o selante para carro é diferente dos selantes para pneu de moto, em relação à viscosidade. Além disso, a versão para carro é altamente viscosa.
Assim, o que serve para um, não serve para o outro e vice-versa. O efeito de resina do selante é para que ele não escorra pelo chão. O balanceamento deve ser feito 24 horas depois da aplicação.
Qual a melhor forma de usar selante de pneus?
Como vimos, ao aplicar o selante por conta própria e errar na quantidade, você pode comprometer o balanceamento.
Dessa forma, para uma maior segurança e comodidade, a Acquazero pode lhe ajudar com as melhores soluções em serviços automotivos.
A empresa é especializada em estética automotiva. Desse modo, ela conta com várias opções de processos para limpeza e manutenção do carro, tanto para partes internas como externas.
Inclusive, ela atua com métodos sustentáveis, feitos por profissionais treinados.
Além disso, a marca atua com produtos biodegradáveis, ou seja, que não prejudicam o meio ambiente.
Portanto, para contratar os serviços automotivos da Acquazero, você só precisa escolher a melhor data e horário e verificar a unidade mais próxima de você.
O que você está esperando? Agende agora mesmo os serviços na Acquazero!
Outros cuidados para ter com o pneu
Realizar a limpeza do pneu é necessário não só para manter a aparência do carro, mas também para evitar que a sujeira se acumule. Se você mantê-los sujo, pode até danificar as pastilhas de freio.
Dessa forma, o primeiro passo para limpar o pneu de carro com qualidade, é buscar por produtos específicos. Isso vai garantir uma limpeza completa e sem riscos.
Lembre-se que o uso de produtos de limpeza caseiros pode ser prejudicial, uma vez que não são próprios para esse fim. Então, para evitar qualquer desgaste, é interessante optar por limpadores adequados.
Em seguida, lembre-se de conferir todas as instruções de uso do fabricante que estão na embalagem e faça o uso de um borrifador para espalhar o produto com mais facilidade.
O segundo passo, é começar a lavagem pelos pneus e depois passar para as rodas. Afinal de contas, os pneus acumulam muito mais sujeiras.
Por fim, seque toda a região com uma toalha de microfibra e, no caso das rodas, tome cuidado também para não deixar nenhuma parte úmida.
Ao final, após todos esses cuidados com a limpeza, é preciso tratar os pneus para ajudar na sua conservação. Desse modo, chegamos na etapa de usar um produto finalizador.
Dessa forma, é necessário usar aqueles produtos próprios que ajudam a realçar a cor do pneu, mantê-los conservados e com brilho. São os chamados revitalizadores de pneus.
Alguns deles não precisam ser diluídos e você só precisa usar um aplicador para espalhar pelo pneu. Portanto, fique atento na hora de comprar.
Conte com a Acquazero para lhe ajudar a manter os cuidados com o seu pneu em dia. Saiba também que a empresa realiza o polimento de rodas além de outros serviços de limpeza e revitalização de pneus!