Assim, mesmo depois de dias que você lavou um sofá com água, o tecido pode até parecer completamente seco. Porém, ainda pode haver umidade escondida no interior do estofamento.
Portanto, a sanitização é um tratamento que vai além disso, purificando o ar do ambiente e matando os agentes nocivos à saúde. O método permite também um controle de pragas.
Então, para um ar 100% puro, o serviço é indicado até mesmo depois da higienização de sistemas de ar. Isso também inclui o ar-condicionado automotivo.
Para isso, usa-se um gerador, que transforma oxigênio em ozônio e libera o gás no recinto. Como o elemento sanitizante é um gás, ele alcança facilmente as frestas e cantos em seus móveis e casa.
O processo de sanitização de ambientes por ozônio é simples. Primeiramente, é preciso desocupar o local que vai ser esterilizado.
Depois, configura-se o gerador para adicionar a quantidade adequada de ozônio. Essa intensidade vai de acordo com o tamanho do recinto.
Ao final do serviço, é vital que você observe quando é seguro para alguém entrar novamente no local. A sanitização pode ser aplicada em um ambiente externo. Porém, a quantidade de gás deve ser bem maior.
Vantagens de fazer a sanitização de ambientes
A sanitização cuida do bem-estar da sua família. Afinal, embora você não perceba, os microrganismos estão por toda parte.
Porém, alguns deles podem ser benéficos. Eles ajudam no funcionamento do seu organismo e na decomposição de produtos biodegradáveis.
Mas não são esses que nos preocupam, não é mesmo? Muitos desses seres microscópicos são capazes de causar doenças, contaminações e infecções sérias.
No mínimo, eles são a causa de coceira e irritação na pele e nos olhos, lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido. Por isso, faça a sanitização de ambientes e elimine a causa desses males.
Pense que, em casos mais graves, como alergia, asma e outras doenças respiratórias, o estado de saúde da vítima pode se agravar.
Atente-se também para uma coisa: sozinhos, os serviços de sanitização e desinfecção de ambientes não limpam as superfícies sujas nem removem os vírus e bactérias.
Logo, algumas pessoas podem contratar a sanitização de ambientes sem saber exatamente do que se trata. Na verdade, até mesmo algumas empresas vendem o serviço sem informar o cliente de maneira adequada.
Sanitização mata o coronavírus?
Os números divulgados pelo Ministério da Saúde realmente assustam. Na corrida pelo combate a esse vírus que já matou e ameaça tanta gente, os especialistas já testaram todo os tipos de métodos.
Essas técnicas envolvem produtos que vão desde o álcool em gel do dia a dia até desinfetantes, alvejantes e quaternário de amônio.
Muitas pessoas usam essas soluções indiscriminadamente, sem levar em consideração os efeitos adversos. Infelizmente, isso inclui também alguns produtos que não têm qualquer evidência de que funcionam.
Algumas espécies de vírus e bactérias permanecem em um local depois de dias que uma pessoa infectada passou por ali.
Por isso, não há necessidade sequer que o local de transmissão do vírus seja uma superfície de maior contato. Daí a gravidade da situação.
Como se isso não bastasse, esses seres se reproduzem rapidamente. Sendo assim, uma limpeza simples não é eficaz o suficiente para eliminar a ameaça.
Uma das medidas que teve a eficácia confirmada foi a sanitização de ambientes fechados com ozônio.
Você viu aqui que o ozônio é capaz de destruir vários tipos de microrganismos. Então, a sanitização elimina o coronavírus em vários objetos e superfícies.
Desse modo, a exposição do coronavírus a uma dose de ozônio suficiente resulta em 99% deles danificados ou destruídos.
Entenda a diferença entre sanitização e higienização
Embora a sanitização de ambientes mate os agentes nocivos à saúde, isso não quer dizer que o serviço remova esses elementos do local. Para que isso ocorra, necessita-se fazer uma limpeza seguida da sanitização.
É isso que caracteriza a higienização. Com um serviço completo, você consegue manter as ameaças à saúde longe da sua casa.
Para isso, o ideal é que você chame um serviço que faça a limpeza a seco. Nesse método, a higienização é realizada sem o uso de água. Em vez disso, é aplicado um solvente de limpeza.
Esse solvente tem a capacidade de penetrar nas fibras dos tecidos e, dessa forma, atinge o interior do estofamento. Chegando lá, o produto absorve a sujeira em volta.
Em seguida, o solvente é sugado com um aspirador próprio para o serviço. Assim, o produto vai embora, levando junto todas as impurezas que estavam no local.
Ao final da higienização, não fica qualquer sujeira ou umidade. Sendo assim, não há risco de que a limpeza crie um ambiente favorável para a proliferação de insetos, microrganismos ou mofo.
Além disso, a limpeza não faz sujeira em volta e você já pode voltar a usar a peça higienizada pouco tempo depois do serviço.
Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de tratamento é a Acquazero.
Além dos serviços de estética automotiva, a empresa oferece cuidados para o interior do veículo. Também é possível higienizar e impermeabilizar os seus móveis com serviços da marca.
Para agendar um atendimento, entre no site ou baixe o aplicativo da Acquazero. Neles, digite o seu endereço e encontre uma unidade perto de você.
Depois, selecione os detalhes do serviço, bem como o dia e a hora do seu atendimento.