Sendo assim, se esse problema já afetou o seu carro, continue a leitura e entenda a importância de fazer a revitalização de faróis e como realizá-la em casa.
Por que fazer a revitalização de farol?
Os faróis são peças fundamentais para o bom desempenho do carro. Afinal, eles são os responsáveis por iluminar a via em períodos noturnos e de chuva intensa.
Entretanto, quando os faróis se desgastam e se tornam opacos, acabam prejudicando o alcance do facho de luz.
Em vias sem iluminação pública isso se torna um problema ainda maior, já que prejudica totalmente a visibilidade do motorista. Sendo um risco a mais porque o outros condutores não te enxergam na pista.
Portanto, a revitalização das peças é de suma importância não só para reverter o aspecto fosco e arranhado, mas também para garantir a segurança do motorista e passageiros.
O processo de polimento dos faróis consegue reaver o aspecto de novo das peças, garantindo assim a maior eficiência da iluminação.
Saiba como fazer a revitalização de farol
Para fazer o polimento dos faróis em casa é preciso alguns cuidados prévios e materiais necessários.
Antes de começar o processo, procure por um lugar com sombra. O contato direto da luz do sol pode prejudicar o procedimento e causar mais manchas no veículo.
Sendo assim, atente-se a lista de materiais necessários e siga o passo a passo para realizar o polimento:
O que utilizar
Para fazer o procedimento em casa é preciso ter em mente que os cuidados devem ser redobrados. Sendo assim, o primeiro passo é separar os materiais certos.
Você vai precisar de:
- Um borrifador;
- Sabão neutro;
- Bucha macia;
- Lixa fina;
- Flanelas de microfibra;
- Massa de polir.
Faça a limpeza
Antes de fazer o polimento, o passo mais importante é garantir a limpeza adequada das peças. Todas as partículas de sujeiras devem ser eliminadas dos faróis.
Sendo assim, para não desperdiçar muita água, utilize um borrifador para fazer o processo.
Comece borrifando uma boa quantidade de água. Em seguida, quando toda superfície estiver molhada, venha com uma bucha macia acompanhada de sabão neutro para fazer a limpeza.
Fique atento em limpar toda a extensão dos faróis, esfregando bem e de forma minuciosa.
Feito isso, use novamente o borrifador para enxaguar com abundância, e preste atenção para que todo o sabão tenha sido removido.
Por fim, venha com flanela de microfibra para secar as peças.
Momento de lixar
Com os faróis já limpos, é hora de lixar a superfície para que ela fique mais uniforme. Contudo, essa é uma fase mais delicada e exige mais cuidados.
Por isso, utilize sempre uma lixa d’água fina para não causar danos à superfície. Ou seja, busque pelas que apresentam numerações maiores, entre 1.200 a 2.000.
Se achar necessário, para garantir ainda mais proteção, passe uma fita crepe larga ao redor dos faróis para proteger a pintura. Contudo, se você já tiver domínio e segurança isso não será necessário.
Agora, indo direto para o processo, use novamente o borrifador para jogar água na superfície antes de começar com a lixa.
Com o farol molhado, venha com a lixa fazendo movimentos leves e retos, sempre borrifando mais água para evitar o desgaste maior da peça.
Após o processo completo, jogue mais água e seque os faróis. Note que, neste momento, as peças ficarão mais opacas.
Polindo
A etapa seguinte é o polimento. Com uma flanela, aplique a massa de polir sobre toda extensão da peça com movimento circulares. Após isso, espere a mistura secar.
Em seguida, pegue outra flanela limpa e faço o polimento das peças. Sempre com movimentos fortes e circulares, repetindo até que a superfície ganhe brilho.
Essa etapa exige mais tempo e paciência. Inclusive, é necessário ficar atento às recomendações de uso na embalagem da massa de polir. Caso for preciso, repita o procedimento com outra camada do produto.
Por fim, com as peças todas polidas e brilhantes, utilize outra flanela de microfibra limpa para remover o excesso do produto.
Agora você já sabe como polir os faróis do carro em casa. Lembrando que tanto as lixas, quanto a massa de polir, você encontra em lojas do ramo por preços acessíveis.
No geral, é um procedimento bem econômico, mas que exige tempo, paciência e cuidados de quem deseja realizá-lo.
Confira no vídeo abaixo uma lista de cuidados que você pode adotar para manter seu carro protegido e conservado por mais tempo.
Procure uma empresa especializada
Apesar de ser um procedimento eficiente, existem casos mais graves que cuidados caseiros não são capazes de resolver.
Por isso, se sua peça apresenta um estado mais avançado de desgaste, com a superfícies descamando e até rachaduras, é recomendado que se procure por profissionais ou empresas especializadas.
Além de ter o tratamento mais eficaz para casos assim, eles também podem avaliar se a peça consegue ser recuperada ou se é preciso trocá-la.
Em locais preparados, você encontra produtos muito mais específicos e que possuem uma atuação mais potente. Além de equipamentos certos para esse tipo de procedimento, como a politriz.
A Acquazero é uma empresa especialista em estética automotiva e limpeza ecológica. A marca oferece vários serviços para a conservação de veículos, incluindo o polimento de faróis. Para agendar um horário acesse o site ou aplicativo.
Agora que você já aprendeu como fazer a revitalização de farol, continue acompanhando o blog para mais dicas como essa.