O que é pintura queimada?
A pintura queimada, conhecida também como calcinação, é um problema muito comum que prejudica a aparência e o bom estado do carro.
Comuns de aparecer no teto, capô e portas, o desgaste proveniente de uma pintura queimada vai além do aspecto envelhecido do automóvel.
Dessa forma, estamos falando de um processo capaz de piorar os efeitos da exposição de agentes externos como sol, chuva, sujeiras, maresia e outros fenômenos da natureza.
Inclusive, deixar o carro exposto por muito tempo a fortes chuvas, ventos e raios solares são alguns fatores que contribuem para o desgaste da proteção da lataria, que podem remover ou danificar o verniz.
Porém, existem algumas medidas que você pode tomar em casa para resgatar a boa aparência e a proteção do seu carro. Confira a seguir como recuperar a pintura queimada do seu carro com etapas simples.
Saiba como recuperar a pintura queimada do seu carro
Apesar de parecer um quadro irreversível, ou mesmo muito trabalhoso, existem algumas técnicas que você pode utilizar em sua casa para tratar e recuperar a pintura queimada do seu carro.
Mas é importante lembrar que nem sempre os métodos caseiros podem ser suficientes para conseguir um resultado totalmente satisfatório.
Afinal, dependendo do nível de estrago em que o carro se encontra, somente um profissional com equipamentos e produtos adequados pode resolver esse problema.
Assim, se a pintura do seu carro apresenta um processo avançado de desgaste e está muito danificada, o recomendável é procurar uma empresa especializada para revitalizá-la da melhor forma.
Então, caso decida seguir por conta própria, devido a grande erosão da cera usada, você corre o risco de piorar bastante as coisas, a ponto de ter que pagar por uma repintura.
Porém, se o verniz está queimado, com manchas e uma aparência fosca, onde você consegue ver a falha da camada, separamos algumas dicas que podem te ajudar a reverter esse quadro.
Como procurar uma empresa especialista nesse tipo de trabalho, no caso a Acquazero, considerada a maior rede de estética automotiva do mundo.
Então, com uma série de serviços para limpeza, manutenção e estética, a empresa consegue recuperar o aspecto dos veículos.
Lavar
Uma lavagem adequada é o primeiro passo necessário para começar o processo de recuperação do seu veículo.
Mesmo estando aparentemente limpo, lavar o carro antes de iniciar o método é de suma importância para eliminar algumas sujeiras e detritos que não conseguimos perceber.
Dessa forma, o que você precisa ter em mente é que existem certos cuidados que precisam ser tomados logo no começo.
Além disso, produtos inadequados utilizados no processo de limpeza podem prejudicar o seu carro.
Assim, fique atento ao que está usando, leia o rótulo, mas se possível, dê preferência a um sabão neutro. Outro ponto importante, é que você não deve lavar o carro debaixo do sol.
Por mais que possa parecer útil deixar o carro secando ao sol, o sabão em contato com os raios solares podem causar ainda mais manchas na sua lataria.
Lixar
Quando o seu carro já estiver limpo e seco é hora de passar para o segundo passo: o lixamento.
Embora todo processo exija muitos cuidados, na hora de lixar o automóvel você deve ter uma atenção redobrada. Além disso, não vá pegando a primeira lixa que encontrar no caminho.
Para esse trabalho, existem lixas automotivas feitas especialmente para essa finalidade e que são fáceis de serem encontradas.
Caso não queira gastar com isso, você pode recorrer a lixas bem finas para não agredir ainda mais o verniz.
Logo, dê atenção para as numerações mais altas. Compre pelo menos uma de grão 1.500 e outra de grão 2.000. Após utilizar a primeira, repita o processo com a segunda.
O lixamento é muito importante para remover defeitos superficiais e impedir que a pintura fique irregular. Mas tenha cuidado para não passar a lixa em alguma parte que não tenha mais o verniz.
Se você perceber que existem alguns locais em que a pintura não está mais protegida pelo verniz, não lixe! Você pode acabar retirando essa pintura e chegando na lataria do veículo.
Outro ponto importante é sempre molhar o local que for lixar, para que a lixa deslize e não cause tanto atrito. O ideal é manter em uma mão o borrifador com água e com a outra você passa a lixa.
Faça sempre movimentos leves, circulares e nesse momento não é necessário usar a força, pois essa é uma etapa delicada.
Polir
Com a superfície já lixada, você vai reparar que a pintura ficará mais fosca. Para melhorar esse aspecto, é preciso seguir para o polimento.
O ideal para os casos em que o verniz se encontra mais danificado, é usar um composto polidor, para obter uma boa lubrificação e não ser tão agressivo.
Porém, se o seu carro não se encontra tão danificado e você está em busca de produtos mais em conta, a massa de polir número 2 também pode ser uma opção.
Usando um pano de microfibra, espalhe o produto sobre a superfície com bastante força. Para facilitar o seu trabalho, separe o carro em partes e tome o cuidado na hora de espalhar a substância em toda a superfície.
Em seguida, com outra flanela de microfibra limpa, retire o excesso do produto. Nesse momento você vai perceber que a superfície começa a ganhar brilho.
Mas muita atenção, não exagere nessa etapa. O composto polidor é muito agressivo e você deve ficar atento para não acabar removendo a pintura na área.
Dessa forma, caso não se sinta seguro para tal, contrate um profissional. Aproveite esse momento para tirar suas dúvidas e assim, quem sabe, tentar fazer em outra oportunidade.
Revelador de holograma
O revelador de hologramas é um produto com preço acessível que vai lhe ajudar a ter certeza de que o seu trabalho está, de fato, funcionando.
Por mais que você tenha feito a remoção do produto de polimento com a flanela de microfibra, ainda pode existir uma quantidade de produto na superfície que vai esconder alguns erros.
Por isso, é recomendado borrifar o revelador de holograma sobre o local trabalhado e usar novamente um pano de microfibra para limpar.
Assim, o produto tira os resíduos que a primeira limpeza não removeu. Dessa forma, também é possível perceber se há ainda algum defeito e se o trabalho feito até então está dando resultado.
Repita o processo de polimento com bastante cuidado, caso note que o problema não se resolveu ou que ainda há riscos.
Cera para finalizar
Por fim, para garantir ainda mais brilho e, claro, proteger também a pintura do carro, é necessário finalizar a técnica com uma cera.
Usando um pano macio para não danificar a pintura, de preferência mantenha o mesmo modelo de microfibra utilizada anteriormente, espalhe o produto por toda a superfície com bastante força.
Use outra flanela para remover o excesso. Assim, a cera irá realçar ainda mais a cor do carro, garantindo brilho e proteção prolongada.
Apesar de não ser necessário repetir todo o processo com frequência, adotar o hábito de aplicar a cera no carro pode ajudar a manter a pintura sempre protegida.
Portanto, em muitos casos, fazer o enceramento ajuda a consertar a sua pintura, sem a necessidade de apelar para o polidor.
Casos especiais para recuperar a pintura
Agora você já sabe como recuperar a pintura queimada do seu carro. Porém, apesar de serem dicas eficientes e fáceis de fazer, elas não são suficientes para todos os casos.
Como dito anteriormente, se em algum local o verniz já tenha saído e esteja só com a pintura, o cuidado precisa ser redobrado.
Vá direto para o polimento
Não lixe qualquer parte que esteja sem verniz, porque senão você estará danificando a pintura e provavelmente irá expor a lataria.
Sendo assim, vá direto para a etapa de polimento, mas ao contrário do caso anterior, não use força, faça todo o procedimento de forma bem leve.
Preste bastante atenção no pano que está sendo usado. Se ele começar a ficar da cor do carro, significa que a tinta está se soltando, por isso, faça sempre movimentos delicados.
Em seguida, aplique a cera de proteção e brilho. Em casos assim, é recomendado aplicar a cera a cada 15 dias para garantir que essa pintura que está sem verniz fique sempre protegida.
Verniz esbranquiçado e craquelado
Outra situação que pode ser mais difícil de reverter é quando o verniz obtém uma aparência esbranquiçada e craquelada.
Seguindo os passos anteriores, você até consegue disfarçar a situação e melhorar a aparência do veículo. Porém, não é garantido que o problema será completamente resolvido.
Por isso, em determinados casos, é recomendável procurar a ajuda de empresas e profissionais especializados que saberão quais métodos adotar para cada caso específico.
Conte com profissionais
Mesmo usando medidas eficientes nos cuidados caseiros, nem sempre conseguimos alcançar resultados positivos como os feitos por especialistas.
Isso porque, nos métodos realizados por pessoas capacitadas, são usados produtos especiais e que não são tão fáceis de encontrar. Além de equipamentos certos, como a politriz, que é bem útil nessas situações.
Sem contar no medidor de camada de tinta. Esse pequeno aparelho consegue identificar os pontos onde a pintura não está no seu melhor estado.
Há uma maneira de prevenir a queimadura da pintura?
Se o estrago já está feito, agora você já sabe como resolver, mas é preciso sempre lembrar que a prevenção é o melhor remédio.
Sendo assim, tome os cuidados necessários quando for limpar o veículo, utilizando sempre os produtos certos, que não agridem a pintura.
Além disso, pense bem no local que você guarda seu carro e se ele, de fato, está protegido contra os agentes naturais.
Porém, mesmo com os cuidados diários, confiar vez ou outra em processos profissionais pode ser a garantia de uma proteção bem feita e prolongada.
Por fim, conheça outros serviços que podem lhe ajudar a conservar a pintura do seu carro.
Enceramento de pintura
O enceramento é um processo mais em conta e indicado para todos os tipos de carros.
Logo, até carros novos podem fazer, mas dependendo do estado da pintura, eles precisam de diferentes tipos de cera.
Semelhante à etapa recomendada no passo a passo, com o enceramento profissional, são usados produtos mais específicos e eficientes para cada tipo de situação, além de técnicas para a aplicação.
Dessa forma, você garante uma atuação mais eficaz. Isso porque, o processo vai eliminar riscos e manchas que estão no veículo.
Além disso, vai criar uma película protetora que não apenas atua contra sujeiras e resíduos, como também garante a proteção contra os raios do sol.
Sendo assim, é uma boa opção para quem mantém o carro muito exposto ao longo do dia.
Cristalização de pintura
Esse processo é ideal para carros com mais tempo de uso e que apresenta a pintura desgastada, sem brilho e riscada.
Desse modo, a cristalização garante uma proteção mais eficiente em relação ao processo de enceramento.
Usando uma resina específica, o processo realça o brilho da pintura, além de eliminar os arranhões e garantir uma proteção mais eficiente e duradoura contra os agentes externos que podem danificar o automóvel.
Vitrificação de pintura
A vitrificação é um dos processos mais inovadores e eficazes quando o assunto é estética automotiva.
Portanto, durante o processo, o veículo recebe um revestimento líquido que intensifica o brilho da pintura e também cria uma película protetora.
Sendo um ótimo investimento, uma vez que não só aumenta a vida útil da pintura, como também contribui para o bom estado e aparência.
Com a vitrificação, o seu carro permanece limpo por mais tempo, já que ela repele a sujeira e facilita a remoção na hora da limpeza.
Além disso, o processo protege a pintura contra o desgaste do tempo e pequenos acidentes como batidas e arranhões leves.
Agora você já sabe como é importante tomar cuidados diários para a proteger e conservar a pintura do seu carro.
E sabe também que, para recuperar a pintura queimada do automóvel, são necessárias etapas básicas como lavagem, lixamento, polimento e enceramento.
Para mais dicas como essa, continue acompanhando nosso blog. Preparamos conteúdos importantes para lhe ajudar com os cuidados com o carro, seja na parte interna ou externa.
No vídeo abaixo, você confere como funciona a limpeza do ar-condicionado, de forma simples e fácil. Veja também um post completo sobre como eliminar o mau cheiro do carro!
Além das dicas para recuperar a pintura queimada e demais cuidados com o seu automóvel, aqui no blog você também encontra conteúdos para te auxiliar com os cuidados da sua casa!