With stains on the roof, hood or doors, the wear and tear from a burnt paint not only results in an aged appearance.
The process also worsens the effects of exposure to external agents, such as the sun, rain and various types of dirt.
Even leaving the car exposed for a long time to heavy rains, winds and sunlight are some factors that contribute to destroying the protection of the bodywork, removing or damaging the varnish.
However, there are some steps you can take at home to restore your car’s good looks and protection. See below how to recover the burnt paint with simple steps.
Learn how to recover the burnt paint
Although it looks like an irreversible picture, or even a lot of work, there are some techniques that you can use in your own home to treat and recover your car’s paint.
However, it is important to remember that homemade methods may not always be sufficient to achieve a totally satisfactory result. After all, everything will depend on the level of damage the car is in.
If in your car the paint, or even the bodywork, already has an advanced process of wear and is very damaged, it is recommended that you look for a specialized company to deal with the process in the best way.
However, if the varnish is burnt, with stains and a matte appearance, we have separated some tips that can help you to reverse this situation.
A Acquazero, por exemplo, é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Com uma série de serviços para limpeza, manutenção e estética, a empresa consegue recuperar o aspecto dos veículos. Acesse o e-commerce para saber mais!
Lavar
Uma lavagem adequada é o primeiro passo necessário para começar o processo de recuperação do seu veículo é fazer.
Mesmo estando aparentemente limpo, lavar o carro antes de iniciar o processo é de suma importância para eliminar algumas sujeiras e detritos que não conseguimos perceber.
O que você precisa ter em mente, é que existem certo cuidados que precisam ser tomados logo no começo.
Produtos inadequados utilizados no processo de limpeza também podem prejudicar o seu carro. Por isso, fique atento ao produto usado e dê preferência a um sabão neutro.
Outro ponto importante, é que você não deve lavar o carro debaixo do sol. Por mais que possa parecer útil deixar o carro secando ao sol, o sabão em contato com os raios solares podem causar ainda mais manchas para a sua lataria.
Por isso, não se esqueça, procure sempre produtos adequados e lave o seu carro em um espaço com sombra.
Lixar
Quando o seu carro já estiver limpo e seco é hora de passar para o segundo passo: o lixamento.
Apesar de todo processo exigir muitos cuidados, na hora de lixar o automóvel, você deve ter uma atenção redobrada.
O lixamento é muito importante para remover defeitos superficiais e impedir que a superfície fique irregular. Contudo, tenha cuidado para não passar a lixa em alguma parte que não tenha mais o verniz.
Se você perceber que existem alguns locais em que a pintura não está mais protegida pelo verniz, não lixe! Você pode acabar retirando essa pintura e chegando na lataria do veículo.
Outro ponto importante é sempre molhar o local que for lixar, para que a lixa deslize e não cause tanto atrito. O ideal é manter em uma mão o borrifador com água, enquanto com a outra você passe a lixa.
Faça sempre movimentos leves, nessa etapa não é necessário usar a força, o lixamento é uma etapa delicada.
A lixa utilizada precisa ser bem fina para não agredir ainda mais o verniz, procure sempre por numerações altas, por volta de 1.500 a 2.000, já que quanto maior a numeração da lixa, mais fina ela é.
Polir
Com a superfície já lixada, você vai reparar que a pintura se tornará mais fosca, logo a etapa seguinte é o polimento.
O ideal para essa etapa, nos casos que o verniz se encontra mais danificado, é utilizar um composto polidor, para obter uma boa lubrificação e não ser tão agressivo.
Porém, se o seu carro não se encontra tão danificado e você está em busca de produtos mais em conta, a massa de polir número 2 também pode ser uma opção.
Utilizando um pano de microfibra, espalhe o produto sobre a superfície com bastante força. Para facilitar o seu trabalho, separe o carro em partes e tome o cuidado de espalhar a substância em toda a superfície.
Em seguida, venha com outra flanela de microfibra limpa e vá retirando o excesso do produto. Nesse momento você começa a perceber que a superfície já começa a ganhar brilho.
Revelador de holograma
O revelador de hologramas é um produto com preços acessíveis e que vai te ajudar a ter certeza que o seu trabalho está, de fato, funcionando.
Por mais que você tenha feito a remoção do produto de polimento com a flanela de microfibra, ainda pode existe alguma quantidade de produto na superfície que vai esconder alguns erros.
Por isso é recomendado borrifar o revelador de holograma sobre o local trabalhado e utilizar novamente um pano de microfibra para limpar.
Assim, o produto retira os restos de produtos que a primeira limpeza não tirou. E assim também é possível perceber se existe ainda algum defeito e se o processo feito até então está dando resultado.
Repita o processo de polimento com bastante cuidado, caso notar que o problema não se resolveu ou que ainda há riscos.
Cera para finalizar
Por fim, para garantir ainda mais brilho e, claro, proteger também a pintura do carro, é necessário finalizar o processo com uma cera.
Utilizando um pano macio para não danificar a pintura, de preferência mantenha o mesmo modelo de microfibra utilizada anteriormente, espalhe o produto por toda a superfície com bastante força.
Por fim, venha com outra flanela e remova o excesso. A cera irá realçar ainda mais a cor do carro, garantindo brilho e proteção prolongada.
Apesar de não ser necessário repetir todo o processo com frequência, adotar o hábito de aplicar a cera no carro pode ajudar a manter a pintura sempre protegida.
Casos especiais
Agora você já sabe como recuperar a pintura queimada do seu carro. Contudo, apesar de serem dicas eficientes e fáceis de fazer, elas não são suficientes para todos os casos.
Como dito anteriormente, se em algum local o verniz já tenha saído e esteja só a pintura, o cuidado precisa ser redobrado.
Não lixe qualquer parte que esteja sem verniz, porque assim você estará danificando a pintura e provavelmente irá expor a lataria.
Sendo assim, vá direto para a etapa de polimento, mas ao contrário do caso anterior, não use força, faça todo o procedimento de forma bem leve.
Preste bastante atenção no pano que está sendo utilizado, se ele começar a ficar da cor do carro, significa que a tinta está se soltando, por isso, mantenha sempre movimento leves.
Em seguida, aplique a cera de proteção e brilho. Em casos assim, é recomendado aplicar a cera a cada 15 dias para garantir que essa pintura que está sem verniz fique sempre protegida.
Outra situação que pode ser mais difícil de reverter é quando o verniz obtém uma aparência esbranquiçada e craquelada.
Seguindo os passos anteriores você até consegue disfarçar a situação e melhorar a aparência do veículo. Porém, não é garantido que o problema será completamente resolvido.
Por isso, em determinados casos, é recomendável procurar a ajuda de empresas e profissionais especializados que saberão quais métodos adotar para cada caso específico.
Mesmo usando medidas eficientes nos cuidados caseiros, nem sempre conseguimos alcançar resultados positivos como os feitos por especialistas.
Afinal, nos processos feitos por pessoas capacitadas são utilizados produtos especiais e que não são tão fáceis de encontrar. Além de equipamentos certos, como a politriz, que é bem útil nessas situações.
Prevenção é tudo?
Se o estrago já está feito, agora você já sabe como resolver, mas é preciso sempre lembrar que a prevenção é o melhor remédio.
Sendo assim, tome os cuidados necessários quando for limpar o veículo, utilizando sempre os produtos certos, que não agridem a pintura.
Além disso, pense bem no local que você guarda seu carro e se ele, de fato, está protegido contra agentes naturais.
Contudo, mesmo com os cuidados diários, confiar vez ou outra em processos profissionais pode ser a garantia de uma proteção bem feita e prolongada. Conheça outros serviços que podem te ajudar a conservar a pintura do seu carro:
Enceramento de pintura
O enceramento é um processo mais em conta e indicado para todos os tipos de carros. Até carros novos podem passar pelo processo, mas dependendo do estado da pintura, eles precisam de diferentes tipos de cera.
Semelhante a etapa recomendada no passo a passo, com o enceramento profissional, são utilizados produtos mais específicos e eficientes para cada tipo de situação, além de técnicas para a aplicação.
Ou seja, assim temos uma atuação mais eficaz.
O processo elimina riscos e manchas, e cria uma película protetora que não apenas atua contra sujeiras e resíduos, como também garante a proteção contra os raios do sol.
Sendo assim, uma boa opção para quem mantém o carro muito exposto ao longo do dia.
Cristalização de pintura
Ideal para carros com mais tempo de uso e que apresenta a pintura desgastada, sem brilho e riscada, a cristalização é um processo que garante uma proteção mais eficiente em relação ao processo de enceramento.
Utilizando uma resina específica, o processo realça o brilho da pintura, além de eliminar os arranhões e garantir uma proteção mais eficiente e duradoura contra os agentes externos que podem danificar o automóvel.
Vitrificação de pintura
A vitrificação é um dos processos mais inovadores e eficazes quando o assunto é estética automotiva.
Durante o processo, o veículo recebe um revestimento líquido que intensifica o brilho da pintura e também cria uma película protetora.
Sendo um ótimo investimento, uma vez que não só aumenta a vida útil da pintura, como também contribui para o seu bom estado e aparência.
Com a vitrificação o seu carro permanece limpo por mais tempo, já que ela repele a sujeira e facilita a remoção na hora da limpeza.
Além disso, o processo protege a pintura contra o desgaste do tempo e pequenos acidentes, como batidas e arranhões leves.
Agora você já sabe como é importante tomar cuidados diários para a proteção e conservação da pintura do seu carro. E sabe também que para recuperar a pintura queimada são necessárias etapas básicas como lavagem, lixamento, polimento e enceramento.
Para mais dicas como essa continue acompanhando nosso blog. Preparamos conteúdos importantes para te ajudar com os cuidados com o carro, seja na parte interna e externa.
In the video below you can see how the air conditioning cleaning works, in a simple and easy way, and if you are interested, we have a complete post on how to eliminate the bad smell of the car !
In addition to the tips to recover the burnt paint and other car care, here on the blog you can also find content to help you with the care of your home.