Fazer este serviço por conta própria exige um cuidado especial. É preciso conhecer os melhores produtos e ter uma certa técnica. Além disso, alguns equipamentos facilitam a execução.
Por outro lado, para quem dispõem de recursos financeiros, o polimento é um investimento que vale a pena. Assim, seu carro ficará mais valorizado e a pintura protegida da ação danosa do tempo.
Para cidades banhadas pelo mar, proteger contra a ação da maresia faz ainda mais diferença para não danificar a pintura. E não pense que é apenas a cera que fará esta proteção, conforme mostraremos.
Confira antes no vídeo abaixo algumas dicas profissionais para lustrar o seu carro.
Como cuidar da pintura?
Para quem não está muito familiarizado com o processo de polimento, pode achar que ele consiste apenas naquela cera tão famosa. Mas saiba que o procedimento pode ser muito mais complexo que isso.
O procedimento caseiro não elimina riscos, nem manchas. Além disso, a pintura suporta, no máximo, duas duchas. E é importante saber que peças que não têm a superfície lisa não devem ser enceradas.
Já o polimento profissional, com produtos e instrumentos especiais, é usado em pinturas com manchas, riscos leves e queimaduras de sol. Para peças repintadas ou que perderam o brilho, o serviço também é indicado.
É preciso ter cuidado com este procedimento. O ideal é que seja realizado apenas três vezes durante a vida útil do carro. O serviço proporciona uma proteção superior ao enceramento comum.
Já o polimento técnico é dividido em três fases: primeiro é feito o corte, em que a pintura é nivelada e são tirados riscos e manchas. Depois vem o refino, que elimina os riscos feitos na fase de corte.
Logo depois, vem o lustro, que tem a função de reavivar o brilho da pintura do carro, dando outro aspecto para todo o veículo.
Por fim, vem o polimento cristalizado de carros, ou conhecido como espelhamento. A pintura é protegida contra pequenos arranhões e batidas do dia a dia.
A princípio é feito o lixamento fino e o polimento do verniz. Depois é aplicada uma resina ou cera. Por fim, é aplicado um produto para impermeabilização da pintura.
Este procedimento cria uma camada protetora e com uma durabilidade maior. Como estes materiais não reagem com o verniz, podem ser aplicados com mais frequência para manter o carro como novo por mais tempo.
Outros tipos de polimento
Não é só a pintura que precisa passar por polimento. Algumas partes do carro podem passar por este processo como forma de manutenção da qualidade, proteção e melhora na função desempenhada.
O polimento de parabrisas, por exemplo, não é um serviço muito conhecido. Mas ele pode fazer uma boa diferença para o motorista, principalmente na hora da chuva ou em uma estrada.
Feito por profissionais, esse serviço ajuda a tirar os riscos que são causados pela palheta e que podem comprometer a visibilidade em ocasiões de chuva.
Da mesma forma, em relação à condução noturna, os reflexos de diferentes tipos de faróis contrários acabam por se intensificar diante de imperfeições no para-brisa, o que prejudica a direção.
Quase sempre negligenciado, o polimento de farol é também uma importante ferramenta para otimizar este componente, que com o passar do tempo pode ficar mais opaco.
Para quem tem o costume de dirigir à noite, um bom polimento dará uma maior capacidade de iluminação para este componente. E é possível fazer por conta própria.
Limpe o farol, depois molhe a peça para deixa-la úmida. Molhe, também, a lixa d’água e passe-a sobre a lente com suavidade e em movimentos repetitivos, em linha reta. É importante não deixar a superfície seca em nenhum momento.
Após terminar de lixar, lave o farol novamente e verifique se o resultado é satisfatório. Caso esteja ainda amarelado, repita o procedimento. O polimento deve ser cuidadoso, pois pode arranhar o farol e danificá-lo.
Por fim, é possível fazer este polimento com massa de polir e estopa, o que também deve ser feito com cuidado. Para evitar dor de cabeça, os serviços profissionais devem ser procurados.
Polimento profissional é dispensável?
É recomendado que um serviço profissional seja realizado de tempos em tempos. Mesmo que o motorista conheça técnicas de polimento automotivo.
Algumas empresas de limpeza automotiva, como a Acquazero, podem elevar a proteção do seu carro e da pintura. Em alguns momentos, somente assim as cores poderão voltar a ser como novas.
É importante intercalar os cuidados por conta própria com os profissionais, tendo em vista o valor gasto para um polimento técnico. Como em todos os casos, uma boa manutenção preventiva pode ser o diferencial.