Use um limpador suave para remover a poeira, manchas, graxa e outros contaminantes da rua. Você pode usar o produto nos aros e raios de cromo, liga e alumínio.
A próxima etapa é limpar e esfregar as rodas. Comece no topo da roda e depois vá descendo. Use uma escova própria para rodas. Elas te ajudam a limpar os pneus, rodas e aros sem muito esforço.
Em seguida, enxágue a roda. Use uma mangueira ou máquina de alta pressão para tirar a sujeira dos pneus e rodas.
A secagem deve ser manual. Então, depois de lavar toda a sujeira, seque a roda com uma toalha e verifique se você deixou algum ponto sem limpar. Comece pelo centro da roda e, aos poucos, vá ampliando seus movimentos.
Depois, aplique um produto também no pneu, o famoso “pretinho”, espalhando-o uniformemente.
Por fim, adicione uma solução protetora à roda. Isso ajudará a realçar o brilho das rodas e facilitar novas limpezas.
Agora que suas rodas estão brilhantes e com o aspecto renovado, mantenha-as limpas. Assim, você evitará danos futuros.
Saiba como fazer o polimento de rodas
Para muitas pessoas, não basta ter as rodas limpas e brilhantes. Alguns buscam aquela luminosidade especial. É o seu caso?
Antes de começar a polir, é importante ressaltar que rodas de cada tipo de material requerem cuidados específicos.
Veja a seguir como fazer o polimento de rodas de materiais diferentes e como protegê-las de forma eficiente.
Polimento em roda de liga leve
Primeiramente, você deve escolher o polidor com base no que está na superfície da roda de liga leve.
Por exemplo: uma roda com revestimento transparente requer um polimento menos agressivo do que uma de alumínio e sem revestimento.
Faça o polimento das rodas de liga leve entre os raios, com uma ferramenta não abrasiva. Se a liga for de alumínio, ela pode manchar e enferrujar.
Evite também as bolas de polimento de lã nas rodas de liga leve com revestimento transparente. Para esse tipo de roda, escolha um polidor que seja seguro em metais revestidos.
Para obter melhores resultados, aplique polidores de metal nas rodas com uma ferramenta de polimento.
O equipamento dará a você uma velocidade consistente e a potência necessária para polir as rodas de maneira eficaz.
Faça o serviço em uma roda de cada vez. Comece devagar e espalhe sobre a roda. Aumente gradualmente a velocidade, movimentando o polidor sobre a roda até que o polimento comece a secar ou diminuir.
Use uma toalha de microfibra macia e limpa para higienizar a roda. Depois, passe para a roda seguinte.
Polimento em roda de magnésio
Antes de tudo, limpe completamente a roda. Você pode usar uma solução de água e sabão. Porém, melhor ainda seria usar um produto apropriado para a limpeza do material.
Inspecione as rodas quanto as rachaduras, especialmente em torno das áreas do talão e das porcas. Caso você encontre, o melhor é procurar um profissional para fazer os reparos ou substituir as rodas.
No passo seguinte, tire o acabamento antigo com um removedor e o aplique em apenas uma direção. Remova o revestimento usando um raspador de plástico ou uma escova.
Depois, reaplique o removedor em todas as áreas restantes e deixe descansar. Em seguida, esfregue a área com um pano e remova o revestimento.
Por fim, lave a roda com bastante água fria, para tirar o removedor de pintura.
Assim que suas rodas estiverem completamente limpas e inspecionadas, remova os pequenos arranhões e riscos, usando uma lixa apropriada.
Atenção: nas rodas de duas peças, não remova nenhuma quantidade significativa de metal, especialmente das áreas de solda.
Polimento em roda diamantada
A composição de uma roda diamantada não é a mesma de uma de liga leve. Se esse tipo de roda sofrer danos, pode acabar permitindo que a umidade entre.
Isso pode causar uma aparência turva ou até com bolhas.
As rodas diamantadas podem ser reparadas raspando a camada superior, revelando a parte de baixo da liga.
Logo, essa não é uma solução definitiva. Isso porque, chegará a um ponto em que não dará mais para remover nenhuma liga. Além disso, o procedimento é caro.
Por isso, o ideal é manter a roda diamantada em boas condições. Antes de polir, você deve ter o cuidado de limpar as rodas sem causar danos ao verniz.
Durante a limpeza, lembre-se de que as rodas diamantadas são revestidas de uma camada transparente. Mantenha essa camada intacta e evite imperfeições ou manchas na roda.
Como remover ferrugem e oxidação das rodas?
Primeiramente, sinta a aspereza da superfície. Uma superfície muito áspera é uma indicação de uma alta oxidação.
Assim como nos outros casos vistos até aqui, o aço cromado deve ser lavado e seco antes da aplicação do polidor.
Depois de lavar, teste o polidor em um local imperceptível e verifique se o nível de limpeza é adequado à sua aplicação.
Nessa área de teste, determine a quantidade de fricção necessária para remover a oxidação.
Repita a mesma força de aplicação e garanta uma limpeza uniforme em toda a superfície. Limpe uma roda de cada vez.
Esse polimento também pode ser feito à máquina. Lembre-se de escolher um disco de algodão apropriado para o polimento de metal. Por fim, deixe o polidor secar e use um tecido de algodão ou microfibra.
Alguns cuidados antes de tirar riscos de rodas
As rodas dos polidores giram muito rapidamente. Com isso, elas podem acabar espalhando pedaços de tecido, cera de polimento e removedor.
Então, uma boa ideia é usar luvas de borracha e proteção ocular adequada durante o procedimento.
Use também um avental plástico de proteção, além de roupas que sejam resistentes a produtos químicos.
Além disso, antes de começar o polimento, é interessante remover os pneus. Assim, você obtém melhores resultados. Ao retirar o pneu, você inspeciona melhor a roda, além de limpar, polir ou pintar ao redor.
Esse serviço é feito rapidamente em qualquer borracharia. Se você não puder remover o pneu, use fita adesiva na parte em que ele encontra a roda, para proteger a borracha.
Afinal, muitos dos produtos utilizados são extremamente abrasivos.
Outra observação importante é que o removedor pode ser usado em alumínio. Mas tenha em mente que o alumínio é um material mais maleável.
Sendo assim, sua aparência e cor podem ser ligeiramente alteradas para obter um brilho maior.
7 outros cuidados que você precisa ter com as rodas do carro
Agora, você já sabe como fazer o polimento de rodas. Porém, é preciso mais do que isso para que elas estejam sempre brilhando. A seguir, veja alguns hábitos que você deve passar a adotar.
1. Mantenha a limpeza das rodas em dia
Definitivamente, as rodas são a parte do seu carro que mais sofrem com a terra e a poeira que vêm da pista. Além delas ficarem bem próximas do chão, muitos detritos se alojam na peça.
Para limpar as rodas do seu veículo, use sabão comum dissolvido em água quente e enxágue, usando uma esponja.
A limpeza a cada duas semanas é a melhor maneira de manter essa parte do seu veículo brilhando. Portanto, é um procedimento ainda mais eficaz do que o polimento de rodas.
2. Use apenas produtos adequados
Os componentes ácidos de alguns produtos de limpeza dissolvem não só a poeira, mas também o próprio verniz das rodas do seu carro.
Caso as rodas do seu carro sejam de liga leve, saiba que há no mercado soluções de limpeza específicas. Por isso, é interessante que você invista em uma e use sempre que for limpar as rodas do veículo.
3. Troque as rodas sempre que necessário
Verifique periodicamente as rodas do seu carro e perceba se não há nenhum desgaste incomum. Dessa forma, procure por amassados, rachaduras e bordas quebradas.
Caso encontre, é importante que você solicite o reparo em uma borracharia ou troque a roda avariada imediatamente.
4. Calibre os pneus com frequência
O indicado é que você faça a calibragem uma vez a cada duas semanas, com os pneus frios. Quando os pneus não estão com a calibragem correta, você pode acabar colocando mais pressão sobre os aros das rodas.
Se isso for feito por algum tempo, a direção pode triturar, danificar ou dobrar os aros, o que leva a reparos e substituições obrigatórios.
5. Cuidado com os buracos nas vias
Sempre dirija com atenção e observe todos os buracos no trânsito. Você deve evitar ao máximo passar sobre eles, mas sempre observando os veículos nas faixas ao seu lado ou no sentido oposto.
Bater em buracos e outras superfícies duras pode fazer com que o aro rache ou entorte. Além disso, pode causar problemas internos no pneu e até no alinhamento e amortecimento do veículo.
6. Muito cuidado ao estacionar
Da mesma forma que você deve evitar bater em buracos, as calçadas são um risco para as rodas do seu carro. Principalmente nos locais onde o meio-fio é alto.
Assim, bater no meio-fio ao estacionar pode causar danos significativos para a roda. Com o tempo, a roda pode enferrujar, o que faz com que o aro perca a integridade e a resistência.
7. Realize o balanceamento das rodas
O recomendado é que você faça o balanceamento das rodas a cada 10 mil quilômetros, ou sempre que você fizer a troca de pneus.
Caso contrário, haverá uma pressão desigual sobre as rodas do seu veículo, o que força o aro e pode danificá-lo.
Como cuidar dos pneus?
Bem, até aqui você aprendeu como cuidar das rodas do seu automóvel. Mas de nada adianta você andar com as rodas do seu carro brilhando, se os pneus continuam foscos.
Muitas vezes, as pessoas aplicam o tradicional pretinho, mas ele some em poucas horas. Na maioria dos casos, isso ocorre devido à mistura do produto com água.
Com isso, o conjunto de pneus e rodas permanecerão com o aspecto gasto e mal cuidado.
Uma boa notícia é que existe um revitalizador de pneus mais eficaz do que o famoso pretinho.
Com ele, mesmo que chova ou você passe por poças, seus pneus permanecerão brilhando.
Mesmo assim, é importante lembrar que você precisa lavar os pneus antes da aplicação.
Acompanhe o vídeo abaixo e veja quais são as opções no mercado e o passo a passo para a aplicação.
Interessante, não é? Se você procura uma solução profissional para o polimento de rodas, baixe nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce.
Lá, você encontra o serviço mais perto de você e ainda consegue agendar o dia e horário do seu atendimento.