Ou seja, ao notar danos no verniz e até uma má aparência, o polimento pode ser a saída ideal para corrigir a situação. Da mesma forma, o serviço consegue dar mais brilho, já que retira as camadas danificadas e revela a pintura lisa que está por baixo.
Além disso, ele consegue restaurar a boa tonalidade da pintura. Por isso, a lataria fica ainda mais brilhante e com uma cor viva. E claro, o processo também é ideal para corrigir possíveis falhas.
Sabe aqueles riscos superficiais, micro riscos e redemoinhos de arranhões que costumam aparecer na pintura do carro? Eles podem ser causados por detritos, lavagens mal executadas e até durante a correria do trânsito.
Pois saiba que, esses defeitos que costumam não sair com uma cera automotiva normal, podem ser removidos por meio do polimento.
Como funciona o polimento no carro?
Embora seja um processo bem simples, é sempre importante ressaltar que o polimento no carro deve ser feito com o máximo de cuidado. Isso porque, ele desgasta a camada de verniz na lataria e, feito de forma errada, pode trazer vários danos.
Por isso, é ideal que você procure os serviços de um profissional experiente. O técnico consegue avaliar o estado da pintura e fará o processo indicado para cada situação.
Mas assim, saiba que o processo é feito com o auxílio de uma máquina própria, chamada de politriz, junto com uma massa polidora. Desse modo, o material abrasivo e o movimento da máquina conseguem eliminar os danos e retirar a camada de verniz danificado.
O profissional realiza todo o processo tomando o cuidado para deixar a superfície lisa e uniforme. Por fim, ele aplica uma cera automotiva que ajuda ainda mais no brilho da pintura, além de trazer proteção.
Diferenças entre enceramento, polimento e cristalização
Além do polimento no carro, existem outros processos no mercado que são ideais para cuidar da parte externa do carro. Sendo assim, você pode aproveitar diferentes opções para manter seu carro bem conservado.
Desse modo, pontuamos a seguir algumas diferenças entre os serviços voltados para a pintura, para que você compreenda qual é indicado em cada situação.
Enceramento da lataria
O enceramento automotivo é um processo que deixa a superfície da pintura ainda mais lisa e com brilho intenso. Assim, a pintura ganha um revestimento capaz de impedir a aderência de poeiras e sujidades.
Portanto, com o enceramento, o carro tende a permanecer limpo por mais tempo, protegido de manchas e arranhões mais leves.
Ou seja, o enceramento não remove arranhões e danos, mas sim, adiciona um película de proteção sobre a pintura. O produto consegue, por exemplo, vedar os poros do verniz e seu tempo de vida útil é prolongado.
Cristalização da pintura
Já a cristalização é um processo similar ao enceramento, só que a camada de proteção aplicada é feita de resina. Isso resulta em uma proteção ainda mais potente, e com maior durabilidade.
Sendo assim, saiba que o processo também faz um nivelamento do verniz que está na superfície, sendo capaz de eliminar os danos. Ao mesmo tempo, a cristalização consegue dar brilho, deixando a pintura com uma aparência ainda melhor.
Mas há uma grande diferença no resultado final que gera um efeito espelhado e pode proteger a pintura dos raios solares. Essa camada preserva o brilho e consegue evitar a aderência de sujidades.
Polimento no carro
Como explicamos, o polimento no carro é indicado para retirar possíveis danos na pintura, como é caso dos arranhões e até irregularidades no verniz. Ele também é capaz de dar brilho, mas tem como principal função reparar erros na superfície.
Desse modo, temos um processo que é mais agressivo, visto que ele é capaz de retirar a camada de verniz. Por isso, é ideal que você confie em profissionais preparados para garantir bons resultados e evitar danos até na lataria.
Assim, ao longo do processo, o equipamento e o produto abrasivo reparam todos os erros que existem na superfície, e a proteção final costuma ser com uma cera.
Nesse sentido, o polimento é visto como um processo mais indicado para corrigir danos na pintura, enquanto serviços como a cristalização conseguem trazer uma proteção maior.
Está na hora de fazer polimento no carro?
Ao longo do texto, você pôde entender como funciona o polimento no carro e ainda conheceu outros serviços, como o enceramento e a cristalização.
Mas agora se você quer saber qual o momento certo de fazer o polimento, saiba que isso irá depender de vários fatores. Primeiro, você pode recorrer ao serviço caso seu carro esteja com manchas, arranhões e outros tipos de danos.
Além disso, com a troca de alguma peça, ou em um processo de aplicação para uma nova pintura, também é possível que o polimento seja recomendado. Para isso, um profissional pode avaliar a situação.
Mas lembre-se que, o ideal é que o veículo passe pelo polimento apenas quatro vezes ao longo de sua vida útil. Isso porque, o método desgasta o verniz que protege a pintura. Logo, não deve ser feito com tanta frequência.
Na Acquazero você encontra o polimento ideal para seu veículo. A empresa é especializada em estética automotiva e possui profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento.
Do mesmo modo, ela se destaca por seus processos ecologicamente corretos. Desde 2009 no mercado, a Acquazero trabalha com a limpeza ecológica, solução que usa apenas 300 ml de água para limpar toda a parte externa do seu carro.
No catálogo da marca, existem mais de 15 serviços voltados para proteção e conservação de veículos. Inclusive, há opções de serviços para a parte interna e externa.
Agora que você está por dentro do assunto, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.