Polir o farol é ainda mais necessário porque, nos últimos anos, os carros têm sido fabricados com lentes de acrílico ou policarbonato.
Esses materiais são revestidos de uma fina camada de verniz, que perde o brilho ao longo do tempo.
Assim, o resultado embaçado diminui a força da luz emitida pelos faróis. Com iso, a visibilidade proporcionada por essa luz também diminui, o que coloca em xeque a segurança do motorista e seus passageiros.
Se você já dirigiu à noite com os faróis opacos, sabe bem do que estamos falando. Fica difícil ver obstáculos na estrada e até outros veículos, e como consequência, as chances de acidentes aumentam.
Mas, com o polimento de farol, tudo isso é deixado para trás. Por meio do processo, a camada opaca do verniz é eliminada, retornando o brilho. É como se o carro voltasse às suas condições de zero quilômetro.
Sem contar que o visual de um veículo com os faróis brilhando é muito mais atraente. Principalmente se esse cuidado for associado a uma boa limpeza e enceramento do veículo.
Guia rápido sobre polimento nos faróis
Antes de você saber como é feito o procedimento, confira abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes sobre polimento nos faróis.
Qual a diferença entre limpar e fazer polimento nos faróis do carro?
Algumas vezes, o farol do seu veículo não está iluminando como deveria e tudo que ele precisa é de uma limpeza e higienização. Porém, o polimento é um procedimento mais detalhado, que realmente restaura a peça.
Assim, limpe os faróis do seu carro com sabão neutro e tire os detritos e insetos da superfície. Muitas vezes, são as toxinas que deixam os faróis manchados.
Mas, se você fizer a limpeza e verificar que não foi suficiente, considere o polimento.
Quando fazer o polimento e quando trocar os faróis?
Quando os faróis ficam amarelados, muitas pessoas substituem a peça quando um polimento já seria capaz de resolver o problema. Nesse caso, o polimento é uma solução muito mais barata.
Ainda assim, o polimento nos faróis nem sempre funciona. Algumas vezes, a tampa do farol está tão desgastada, furada ou danificada, que fazer um polimento simplesmente não compensa.
Você pode ainda ter problemas mais graves, como pequenas rachaduras ou deformações. Esses danos afetam a saída de luz e exigem a substituição em vez do polimento.
Se você não tem certeza que o polimento nos faróis é a melhor opção, verifique com um mecânico e peça que ele inspecione suas luzes. Só então tome a decisão do que é mais viável.
Existe diferença de polimento entre os vários tipos de faróis?
Muitos carros modernos são equipados com faróis de acrílico transparente, em vez de vidro. Isso é ainda mais comum em veículos populares. Assim, o polimento existe para ser feito nesse tipo de farol.
O acrílico é mais flexível e resistente a pedras e detritos na estrada. Ele também é mais resistente às variações climáticas, mas tem a desvantagem de se desgastar e mudar de cor mais rapidamente.
O material também absorve pouca luz e, por isso, reflete menos. Dessa forma, a turbidez em faróis de acrílico é mais perceptível, fazendo com que eles precisem de limpeza e polimento frequentes.
Por outro lado, os faróis de vidro iluminam mas, não arranham e não sofrem com a ação do tempo. Por isso, o normal é que eles só precisem de uma lavagem para que funcionem bem.
Mas, a limpeza precisa ser frequente. Também é preciso ter cuidado com as pedras e detritos na estrada, bem como a luz solar, que pode trincar o vidro.
Quanto tempo dura o polimento do farol?
O polimento nos faróis pode durar de 10 meses a três anos. Porém, existem fatores que fazem esse prazo variar. Entre eles o tipo de lente, as condições ambientais e as manutenções feitas no veículo.
Embora seja impossível controlar os fatores ambientais, você pode aplicar uma camada protetora sobre os faróis. Isso faz com que eles tenham mais resistência aos raios solares e aos detritos na estrada.
Também é importante lavar o seu veículo para fazer a manutenção regularmente, além de dirigir com cuidado.
Esses hábitos mantêm a espessura do selante pelo maior tempo possível, além de evitar que a oxidação volte a ocorrer em um período muito curto.
Passo a passo para fazer o polimento de farol
Como citamos antes, a Acquazero realiza o polimento de faróis, assim como vários outros cuidados de estética automotiva. Então, uma dica é buscar pela loja mais próxima e solicitar o serviço.
Mas, se você preferir, saiba que também pode realizar o polimento em casa.
Os resultados não serão exatamente os mesmos de uma limpeza profissional. Isso porque, muito provavelmente, você não terá a máquina polidora à mão.
Ainda assim, os produtos para polir o farol de modo caseiro conseguem tirar o amarelado da superfície. Para isso, você vai precisar de:
- Luvas de borracha
- Flanelas de microfibra
- Estopa
- Esponja macia
- Detergente neutro
- Borrifador
- Massa de polir
- Lixas d’água finas
- Fita crepe
Para fazer o polimento, primeiro retire o carro do sol e deixe-o esfriar. Todo o processo deverá ser feito na sombra, mas você ainda deve ter uma boa iluminação para o trabalho.
Limpeza do farol
Comece limpando a superfície com o detergente neutro, uma espuma macia e um pouco de água. Depois, enxágue em água corrente, para eliminar toda a espuma.
Seque a superfície e toda a lataria em volta com um pano de microfibra. Em seguida, cubra todo o redor do farol com fita crepe. Isso vai proteger a lataria contra arranhões e qualquer outro tipo de dano.
Lixamento da superfície
Borrife um pouco de água sobre o farol e deixe úmido. Coloque um pouco de água também na lixa e depois passe no farol. Realize movimentos lentos e leves, de cima para baixo, sem pressionar a lixa na lente.
Se fizer isso, você poderá danificar a superfície. Também não faça movimentos circulares, pois o risco é o mesmo.
Finalize essa primeira etapa lavando o farol novamente, com água e sabão. Enxágue e seque. Se a fita crepe se soltar, retire-a e coloque uma nova camada de proteção na lataria.
Faça o polimento de farol
No passo seguinte, você vai precisar da massa de polir. A princípio, aplique o produto utilizando um pouco de estopa, fazendo movimentos circulares.
Espere a massa secar por alguns minutos, acompanhando o que estiver apresentado nas instruções da embalagem.
Finalizado o tempo indicado, passe uma flanela de microfibra limpa e seca sobre a superfície. Você deverá polir o farol. Não se esqueça de fazer movimentos circulares e fortes.
Faça esse polimento até que os faróis fiquem brilhantes. O brilho deve ser uniforme, e pode ser que você precise fazer o polimento por um tempo.
Ao contar com uma máquina polidora, o processo torna-se mais rápido.
Se achar necessário, você pode passar novas camadas da massa polidora no farol, esperar secar e continuar polindo.
Todo esse processo pode ser feito nos faróis, lanternas e luzes traseiras. Por fim, para dar acabamento ao polimento, retire os resíduos de massa utilizando uma estopa.
Outros cuidados importantes com o seu carro
Agora você já sabe como o polimento de farol é importante e como fazer isso em casa. Então, é hora de dizermos que esse não é o único cuidado que seu carro merece.
Na verdade, existem vários outros serviços que podem deixar seu veículo mais bonito, conservado e seguro para dirigir.
A lavagem do carro, por exemplo, pode ser feita em casa também. Com ela, além de cuidar do visual da lataria, você vai prevenir danos provocados pela sujeira.
Inclusive, a pintura do veículo ganha muito mais durabilidade.
Abaixo, apresentamos outros cuidados simples para o seu veículo, mas também essenciais. Acompanhe!
Enceramento do carro
Ao encerar o carro, você dá ao veículo uma camada de proteção contra vários agentes. Como a seiva de árvore, poluição e sujidades desgastantes.
Algumas ceras são do tipo limpadora. Elas possuem abrasivos e, por isso, conseguem substituir o uso da água na lavagem do carro. Além, é claro, de proteger o veículo.
Essa é uma alternativa caso você prefira uma solução mais econômica, preservando o meio ambiente. Afinal, o uso da técnica de lavagem ecológica economiza grande quantidade de água.
Da mesma forma existem as ceras protetoras, que vão exclusivamente proteger o veículo. Para usá-las, você vai precisar lavar o carro primeiro.
Independentemente do tipo de cera, é indicado fazer o enceramento do carro a cada 30 ou 45 dias. Assim, você vai manter a camada de proteção do veículo sempre renovada.
Revitalização de plásticos
Já reparou como os plásticos do carro vão ficando esbranquiçados e foscos com o passar do tempo?
Isso é comum nos retrovisores, para-choque, borrachões e outras partes do auto. Quando isso acontece, os plásticos precisam passar por um processo de revitalização.
Muita gente acha que uma simples camada de silicone resolve o problema. Mas, o silicone não tem esse objetivo, e pode danificar os plásticos ainda mais.
Então, para renovar essas superfícies e tornar sua aparência como nova, será preciso contar com os produtos certos, além de realizar o processo adequado.
Selecionamos o vídeo abaixo que apresenta tudo isso. Acompanhe!
Descontaminação de pintura
A descontaminação de pintura é necessária porque, mesmo que o veículo seja sempre lavado, algumas sujeiras permanecem grudadas.
Assim, são contaminantes invisíveis a olho nu, como o piche, fuligem, pó de tinta e outros.
Esse processo é recomendado pelo menos a cada dois meses. Por meio dele, as sujidades acumuladas, que também podem ser provocadas pela chuva ácida, são retiradas, evitando que elas danifiquem a pintura.
Ao mesmo tempo, a descontaminação dá enorme brilho à lataria do carro. Além de uma textura mais lisa, em vez da sensação áspera, mais comum ao seu passar a mão sobre o carro.
Cristalização de vidros
Enquanto isso, a cristalização de vidros é um processo que melhora a visibilidade do condutor. Com esse cuidado, os vidros ganham uma camada repelente à água e sujidades.
O resultado é que fezes de animais, seiva de árvores e outros contaminantes podem ser removidos de forma mais simples do vidro.
Já durante a chuva, os vidros, principalmente o para-brisa, conseguem repelir a água. Muitas vezes, mesmo com os limpadores desligados, o condutor mantém a plena visualização da estrada.
Profissionais indicam que a cristalização de vidros seja realizada a cada três meses. Ela pode ser feita no para-brisa, vidro traseiro e vidros laterais do carro.
Viu só como a gama de cuidados com o carro é diversificada? Esses procedimentos podem ser feitos em vários períodos, mas, se realizados periodicamente, podem resultar em um veículo mais bonito e bem conservado.
Caso você deseje realizar todos esses serviços por conta própria, tenha a certeza de adquirir os produtos certos. E também de acompanhar alguns vídeos e conteúdos como esse sobre o modo de fazer cada um deles.
Isso é essencial, pois vai garantir resultados melhores ao seu carro. Sem contar que também vai prevenir danos, pois alguns procedimentos podem arranhar e demandar gastos para o conserto.
Agora, se você preferir, pode também contatar a Acquazero para cuidar do seu carro. Temos unidades espalhadas no Brasil e também pelo mundo, muitas delas oferecem até o atendimento delivery.
Ou seja, nossos profissionais vão até a sua casa ou no seu trabalho para cuidar do seu carro. Agende um horário pelo nosso e-commerce ou pelo aplicativo e tenha os melhores serviços automotivos.