Isso porque, durante o polimento, é usada uma massa abrasiva que consegue desgastar a camada de verniz. Dessa forma, ela é capaz de retirar toda camada que está com danos, manchas ou riscos.
Com o passar do tempo e uso frequente, é comum que a pintura do carro sofra com algumas imperfeições. Você provavelmente já deve ter se deparado com partes riscadas e redemoinhos de arranhões, não é?
Em alguns casos, os danos podem ser até maiores com marcas de queimaduras e outras irregularidades no verniz. Portanto, com o polimento é possível retirar toda a parte danificada e revelar a camada em bom estado que há por baixo.
Então, como resultado, não haverá mais riscos na pintura e toda a superfície estará mais lisa e até brilhante. Por mais que o polimento seja capaz de recuperar o brilho, sua principal função é tirar riscos e outros danos.
Passos para o polimento do carro
Agora você sabe que o polimento de carros tira riscos, mas quer entender como ele é feito? Então, saiba que o mais indicado é procurar por um profissional experiente, já que o polimento é um serviço delicado.
Como explicamos, o polimento é um processo que desgasta a camada de verniz que protege a pintura para corrigir possíveis avarias. Logo, é um serviço mais agressivo que, se feito de forma errada, pode danificar diretamente a lataria do veículo.
Mas de modo geral, o método consiste em três etapas. Antes de tudo, a superfície do carro precisa estar limpa para que o serviço funcione. Por isso, é provável que o carro passe por uma lavagem.
Em seguida, o profissional responsável irá usar uma máquina específica, conhecida como politriz. Com ela, ele irá aplicar a massa abrasiva fazendo movimentos rápidos que são os responsáveis por desgastar a camada e retirar os danos.
Depois, para finalizar, o carro recebe uma camada de cera para proteção que também contribui para realçar o brilho da lataria. É por isso que o carro fica com uma boa aparência, com a pintura valorizada.
Mas claro, antes de realizar qualquer processo, o profissional sempre irá avaliar as condições da pintura. Portanto, é ideal confiar em uma empresa especializada em serviços automotivos.
A Acquazero, por exemplo, é reconhecida por seus processos de qualidade em estética automotiva. Desde 2009 em atividade, a marca possui um amplo catálogo com processos de proteção e conservação de veículos.
É melhor fazer polimento ou cristalização?
Depois de entender que o polimento de carros tira riscos, você já sabe como esse serviço pode ser útil para você. Porém, se ainda tem dúvidas se é melhor fazer um polimento ou cristalização, vamos lhe ajudar.
Até agora, você pôde entender que no polimento, o seu carro passa por um processo de correção, em que vários danos são retirados. Ou seja, o foco do serviço é corrigir danos e riscos na pintura.
Por outro lado, na cristalização, o carro recebe uma camada extra de proteção que é muito mais resistente. Ou seja, a ideia por trás da cristalização é oferecer uma prevenção e evitar danos na pintura do carro.
Logo, é possível notar que o polimento trabalha com uma medida corretiva, melhorando o que o está danificado. Já a cristalização é uma medida preventiva, que tende a impedir danos no carro.
Por isso, você deve escolher o serviço de acordo com o que está precisando. Se seu carro está com danos na pintura, é indicado fazer o polimento. Mas se você deseja apenas uma proteção, pode optar pela cristalização.
Na Acquazero, por exemplo, você encontra os dois serviços, e os profissionais capacitados da marca podem lhe indicar a alternativa mais adequada.
Isso porque, a equipe é preparada para avaliar o estado da pintura e optar pelos processos que são mais apropriados para cada situação.
Dá para tirar riscos do carro fazendo em casa?
O polimento de carros tira riscos e pode ser muito útil para manter a boa aparência do veículo. Como explicamos, esse é um serviço delicado e que, portanto, é indicado procurar um profissional para fazê-lo.
Mas é possível fazer por conta própria, em casa. Porém, saiba que há vários riscos e que se você não tomar os cuidados necessários, pode estragar seu veículo.
Então, para fazer o polimento, você vai precisar de uma massa abrasiva própria. Nesse caso, procure pelo produto em lojas especializadas em produtos de cuidados automotivos. Você vai precisar também de uma lixa d’água para substituir a politriz no processo.
Depois, com o carro limpo, você pode começar o polimento, usando a lixa e o produto, fazendo os movimentos uniformes e circulares. Na embalagem da massa polidora você também deve encontrar dicas e instruções para uso.
Ao fazer o processo, você vai começar a perceber as diferenças na superfície, com as imperfeições que vão desaparecendo e o brilho que irá se destacar. Em seguida, use uma toalha de microfibra para retirar os excessos.
E claro, para adicionar uma proteção para a pintura, aplique uma cera automotiva. Assim, é só colocar o produto em um aplicador e espalhar na superfície por partes, você também encontra dicas de aplicação na embalagem da cera.
De modo geral, um polimento caseiro não é algo complicado. Mas reiteramos que é um processo agressivo e qualquer erro pode causar danos maiores. Por isso, vale a pena tomar todos os cuidados ou procurar alguém preparado.
Cuidados para proteger pintura do carro
Ao longo do texto você descobriu que o polimento de carros tira riscos e repara os danos na pintura. Mas é sempre importante cuidar do visual do carro e prevenir a pintura de danos, não é mesmo?
Sendo assim, saiba que existem alguns cuidados que você pode tomar para proteger a pintura no dia a dia. Desse modo, para começar, evite deixar o carro exposto ao sol ou chuva fortes, com muito frequência.
Além disso, opte por uma lavagem mais segura, como a limpeza ecológica. Com ela, sua pintura não corre riscos de danos no momento da limpeza e recebe uma camada de proteção ao final.
E claro, você pode sempre escolher métodos de conservação da pintura, quando necessário. Há vários serviços próprios para isso, como o enceramento e a própria cristalização.
De qualquer forma, você pode procurar uma empresa especializada para receber o tratamento adequado, como a Acquazero.