Logo, toda a região que passa pelo processo evita a recontaminação por um determinado período.
Mas para que isso aconteça, aplica-se soluções químicas com o intuito de destruir a maioria dos microrganismos a ponto de deixar o local seguro.
Em qualquer circunstância, não é possível eliminar 100% de todos os vírus, bactérias, mofos etc. Porém, o alcance chega muito próximo a essa margem. Podemos dizer que 99,9%.
Sendo assim, com esse trabalho, você fica livre de doenças causadas por esses microrganismos. Tais como o coronavírus e problemas respiratórios que podem ser agravados como alergias, asma, bronquite etc.
Em alguns casos, a sanitização pode não ser ecologicamente correta, devido aos produtos que são usados. Porém, no caso da oxi-sanitização, estamos falando de um processo totalmente natural.
O único problema, assim como qualquer outro processo, estamos lidando com produtos tóxicos e que exigem proteção.
Qual é a diferença entre higienização e sanitização?
A última etapa para você saber sobre esse serviço, é entender a diferença entre esse processo e a higienização. Primeiramente, podemos destacar que é impossível fazer sanitização se não houver a etapa de higienização.
Isso ocorre, pois higienização é a atividade que vai remover toda a sujeira e resíduo orgânico que está numa determinada superfície. Não à toa, podemos chamar esse processo de limpeza.
Aqui, remove-se a gordura, poeira e todos os elementos que são visíveis aos nossos olhos. Só após essa etapa, que estaremos prontos para fazer a sanitização.
Num carro, ou qualquer outro veículo, primeiramente é preciso fazer a limpeza interna, tirar todas as impurezas, deixar o ambiente o mais limpo possível.
Só assim, ao final, pode se dar sequência na limpeza dos microrganismos.
Por fim, caso isso não ocorra, toda a eficiência do procedimento é comprometida e a tendência é que o resultado fique muito longe do esperado.
Entenda como funciona a oxi-sanitização para carros
Agora que você sabe mais sobre a sanitização, chegou o momento de descobrir como realiza-se o processo dentro do seu carro.
Logo, são algumas etapas que precisam ser cumpridas para que o ambiente interno fique completamente limpo.
Inicialmente, após a limpeza interna, é usada uma máquina geradora de gás ozônio. Para que isso possa acontecer, o oxigênio entra em contato com o reator desse dispositivo e libera a descarga de ozônio.
Em seguida, esse gás, ao entrar em contato com a parede celular dos microrganismos, vital para a sobrevivência deles, acaba destruindo a proteção. Tudo graças ao poder oxidativo do gás.
Vale destacar que para isso acontecer, é necessário que as bactérias, vírus e fungos sejam bombardeados milhares de vezes pelo composto. Na nossa concepção de tempo, isso demora pouquíssimos segundos.
Desse modo, para que tudo isso possa acontecer, o carro precisa estar todo fechado e o circulador de ar ligado. E o mais importante, ninguém dentro. Estamos falando de um gás tóxico, que pode causar mal ao ser humano.
Depois, após alguns minutos de ação, basta desligar o equipamento e deixar o carro aberto por mais algum tempinho. E assim, finalmente está livre dos microrganismos indesejados.
Todo o procedimento leva em média uma hora, dependendo do tamanho do seu veículo. Mas esse é o prazo necessário para que todos os microrganismos sejam eliminados da melhor forma possível.
Vantagens da oxi-sanitização
Existem diversas vantagens para quem busca contratar esse serviço. São pontos que dificilmente encontrará em outro processo natural. Veja abaixo algumas delas.
Poder sanitizante do ozônio
Como você pode ver anteriormente, o ozônio é um gás extremamente oxidante devido a sua composição com pelo menos três moléculas de oxigênio. Dessa forma, ele vai agir diretamente como um sanitizante.
Ou seja, será capaz de eliminar a grande maioria dos microrganismos e evitar a transmissão de doenças.
Um exemplo de produtos parecidos são hipoclorito de sódio, ácido peracético e até o álcool que encontramos no mercado.
Porém, o gás de ozônio é o mais recomendável para o trabalho dentro de um ambiente fechado.
Outra vantagem de fazer esse tipo de procedimento é que qualquer carro pode ser exposto ao serviço. Não importa o tamanho, se o banco é de couro, se possui eletrônicos mais elaborados etc.
Eliminação de odores
Outro ponto que faz da oxi-sanitização uma das melhores soluções para deixar o seu carro completamente limpo é o fato de eliminar o mau cheiro.
O processo é tão eficaz quanto referente a eliminação das bactérias, vírus, fungos etc.
Como o gás em questão tem um grande poder oxidante, ele consegue quebrar todas as moléculas de odor presente no ambiente.
Sem nenhuma dificuldade ou problema. Vale lembrar também que durante a formação do gás, essa quebra também acontece.
Assim, se você já fez de tudo para tentar tirar o mau cheiro, como a limpeza do ar-condicionado, lavou os tecidos do banco ou fez outros procedimentos e não teve êxito, a oxi-sanitização vai resolver.
Eliminação de microrganismos
Como temos tratado ao longo de todo o texto sobre o que é sanitização, não podemos deixar de reforçar a limpa de microrganismos que é feita graças ao gás.
Por fim, você consegue ficar livre de diversos agentes contaminantes que acabam prejudicando a sua saúde. Existem uma variedade de doenças e alergias que podem ser transmitidas facilmente.
E a grande vantagem é que todo esse processo não atua apenas no ar, mas em todas as superfícies presentes. Ou seja, nos bancos, tapetes, painel, porta, cinto etc.
Um dos melhores lugares para você contratar o serviço de oxi-sanitização no Brasil, Estados Unidos e República Dominicana é com a Acquazero.
A empresa, considerada a maior rede de estética automotiva do mundo, oferece seu serviço em qualquer uma das unidades.
Para isso, agende o seu atendimento via telefone ou pelo site.
Atenção! Você não precisa ir até uma das unidades, a Acquazero oferece o serviço delivery.
Sendo assim, também há a opção de usar o nosso aplicativo para solicitar o atendimento. Basta baixar o aplicativo da Acquazero, escolher o serviço e solicitar o atendimento.