Quando as janelas do veículo são mantidas fechadas, o contato das pessoas com os vírus é ainda maior. Sem contar que eles podem se acumular no equipamento de ar-condicionado.
Com o método adequado de desinfecção, todos os contaminantes são eliminados. Ou por ação térmica, ou por meio de produtos químicos.
Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes.
A oxi-sanitização é um dos serviços mais atraentes para essa desinfeção. Além dela, é preciso manter alguns cuidados diários. Falamos sobre tudo isso logo abaixo. Continue lendo!
Por que é importante fazer a desinfecção do auto?
Segundo pesquisa, existem cerca de 700 bactérias e outros organismos vivos presentes na parte interior de um carro. O número é dez vezes maior do que o encontrado em banheiros públicos, por exemplo.
A pesquisa analisou amostras retiradas de volantes de veículos que passam por poucos cuidados. Aliás, os volantes são exatamente as superfícies que mais acumulam contaminantes, seguidos pelos porta-copos e cintos de segurança.
E a contaminação acontece de diferentes formas. Não apenas pelo contato direto das mãos contaminadas do usuário com as superfícies. Mas também por meio da circulação de um ar contaminado no veículo e contato de outros objetos.
Fazer a desinfecção interna de um carro significa eliminar todos esses potenciais contaminantes e proteger sua saúde.
Como funciona a oxi-sanitização para desinfecção de carros?
A oxi-sanitização da acquazero pode ser uma grande aliada na limpeza do seu carro. Ela elimina bactérias, vírus e fungos, prevenindo problemas à saúde.
O serviço de oxi-sanitização é realizado por meio do gás ozônio. O ozônio é o sanitizante natural mais poderoso que se encontra na Terra, sendo 200 vezes mais forte que o cloro em sua capacidade de limpeza.
Esse é um gás formado naturalmente quando o oxigênio (o2) do ar é submetido a uma alta quantidade de energia elétrica. Ele possui propriedade fortemente oxidante, ou seja, tem alto poder de destruir micro-organismos nocivos, como bactérias, fungos, vírus e outros.
Além de micro-organismos, o ozônio consegue remover odores de ambientes, deixando o interior do carro mais limpo e confortável.
Aliás, os micro-organismos resistentes ao cloro, como o causador da criptosporidiose e giardíase, são instantaneamente destruídos pelo ozônio.
Vale dizer que o ozônio não irrita a pele, cabelo, unhas ou olhos, não degrada tecidos, nem equipamentos.
Vantagens da oxi-sanitização para o carro
São muitas as vantagens de realizar uma oxi-sanitização da acquazero no seu carro. Não apenas para o cuidado com o próprio veículo, mas também com a saúde do motorista e passageiros. Veja abaixo.
Diminuição e eliminação de odores
odores difíceis de serem retirados, como cigarro ou outros, podem ser totalmente eliminados pela oxi-sanitização. Inclusive aqueles provocados pelo derramamento de líquidos e alimentos.
Nesses casos, porém, também será preciso fazer a limpeza da superfície suja. Assim, você vai conseguir eliminar o foco do problema antes de se livrar do mau cheiro.
Redução de vírus e bactérias
O ozônio usado na oxi-sanitização pode prevenir uma série de problemas causados por bactérias, fungos, vírus e outros agentes contaminantes.
A oxi-sanitização não é um tratamento de saúde, mas uma forma de prevenir doenças. Afinal, ela conseguirá eliminar os agentes causadores de doenças do carro.
Tecnologia limpa e do futuro
A oxi-sanitização é uma tecnologia totalmente limpa. Esse tipo de serviço é cada vez mais importante, uma vez que a ação do homem já tem provocado grandes danos ao meio ambiente.
Fácil aplicação e manuseio
O serviço de oxi-sanitização é simples de ser realizado e seus resultados são instantâneos para a qualidade do ar.
Quer saber mais sobre esse atendimento e o seu modo de fazer? Então, acompanhe o vídeo que selecionamos para você logo abaixo!
Dicas para manter a desinfecção interna do carro
Como citamos ao longo do texto, a oxi-sanitização é um procedimento muito importante para o cuidado com o carro. Mas ele não deve ser o único.
O ideal é que a desinfecção seja realizada a cada 3 meses ou, em grandes cidades, a cada 45 dias (por causa da poluição intensa). Entre um atendimento e outro, porém, você precisará manter cuidados básicos.
Procedimentos simples de desinfecção vão conseguir manter os efeitos da oxi-sanitização e evitar novas contaminações. Acompanhe a seguir.
Limpar volante e painel
Sempre limpe o painel, volante, maçanetas e outras superfícies que colocamos as mãos. Para isso, use um pano limpo e um produto desinfetante específico para carros.
Uma opção ao produto desinfetante é a água e um detergente neutro. Nunca use álcool, muito menos em gel, pois o produto resseca e danifica as superfícies.
Faça a limpeza dos bancos
O ideal também é usar água e sabão, mas caso o banco seja de tecido, a solução não pode fazer espuma
Os bancos do carro acumulam sujeira, contaminantes e mau-odor. Assim, realize a sua limpeza simples com um desinfectante uma vez por semana.
Já sua limpeza mais profunda, com lavagem e aspirador de pó, é recomendada a cada seis meses. Ou a cada três meses, caso você transporte crianças ou pets.
Realize a higienização do ar-condicionado
Para manter a qualidade do ar dentro do carrro, faça a limpeza do ar-condicionado a cada seis meses, pelo menos.
Isso vai limpar os filtros do equipamento, eliminar bactérias e vírus, e ainda melhorar seu funcionamento. Um ar-condicionado sujo tem mais chances de ser danificado.
Mantenha os tapetes limpos
Após o uso do carro, bata os seus tapetes fora do carro. Isso vai retirar o “grosso” da sujeira e diminuir parte da sua contaminação.
Se possível, também vale a pena fazer a lavagem do tapete com água e sabão todos os dias. Deixe-os secar bem antes de colocá-los de volta no veículo.
Caso não consiga realizar a limpeza diária, ao menos faça a lavagem dos tapetes uma vez por semana.
Na hora de realizar a desinfecção do carro, tenha a certeza de procurar uma empresa especializada. A Acquazero, por exemplo, realiza um serviço cuidadoso de oxi-sanitização, para que você tenha os melhores resultados.
Não se esqueça, também, de manter os cuidados com o veículo, realizando a manutenção periódica da desinfecção. Assim, entre uma oxi-sanitização e outra, será mais simples manter a proteção dentro do veículo.