Portanto, precisamos limpar o colchão por conta própria também, embora não podemos esquecer de fazer a higienização profissional de vez em quando.
Quanto mais cuidarmos do colchão com produtos adequados, maior será sua durabilidade. Para isso, trouxemos algumas dicas para lhe ajudar.
1. Vinagre e álcool
Essa mistura para limpar colchão consiste na junção do vinagre branco e álcool, infalível para tirar manchas e odores mais fortes. Basta misturar tudo em um borrifador e aplicar.
Lembre-se sempre de passar um pano umedecido com água antes de aplicar esta solução.
A mistura deve ser aplicada com frequência, principalmente em cidades mais quentes.
O cuidado frequente é necessário devido ao suor humano, principalmente o de pessoas fumantes, que costumam trazer odores para o colchão, mesmo quando é usada alguma capa protetora.
Assim, com o passar do tempo,esse odor fica cada vez mais difícil de ser retirado e pode acarretar em um trabalho bem maior no futuro.
Quando falamos de vinagre, é comum que você se lembre do cheiro forte da substância. Mas calma, há duas soluções que você pode adotar para evitar isso.
Primeiramente, deixe o ventilador ligado próximo do colchão por alguns minutos. É importante que o local esteja arejado. Depois, caso queira, pode aplicar algum aromatizador da sua escolha.
Porém, cuidado para não exagerar e tornar o colchão um local um pouco incomodo para dormir devido ao cheiro forte.
2. Bicarbonato de sódio e água oxigenada
Esses materiais são ideais para colchões mais encardidos, bem como com um odor mais forte. Para esta limpeza, faça uma mistura dos seguintes itens:
- 4 colheres de sopa de bicarbonato;
- 250 ml de água oxigenada 10 volumes;
- Sabão líquido para roupas – use duas gotas;
- Aspirador de pó;
- Escovinha e pano.
Misture o bicarbonato com a água oxigenada e o sabão líquido. Então, aplique sobre o colchão e deixe secar por algumas horas. Mas tenha cuidado para não molhá-lo demais.
O ponto mais importante em todas as dicas que vamos passar, incluindo esta, é evitar ao máximo o contato do colchão com a solução líquida. Por isso, opte sempre por usar borrifador ou escovas para fazer a limpeza.
Independente do tipo de colchão que você tenha, de espuma ou mola por exemplo, o contato direto com a água pode trazer prejuízos para a estrutura e os resultados são o desconforto e as noites mal dormidas.
Assim, de nada adianta um local super limpo e protegido, se o estofado não consegue cumprir sua função, não é mesmo?
Depois do trabalho, passe a escova e em seguida o aspirador. Depois, finalize com um pano levemente umedecido com água.
3. Água oxigenada e sabão líquido
Indica-se o uso da água oxigenada com sabão líquido para tirar as manchas mais persistentes, principalmente de sangue.
Inicialmente, aplique a água oxigenada com um borrifador sobre a mancha e deixe borbulhar.
Em seguida, limpe o colchão com um pano umedecido com água e sabão líquido. Pode ser o detergente de cozinha. Porém, para evitar que apareça uma nova mancha, opte pelos neutros.
Deixe secar em local arejado. Mas tenha cuidado e evite o contato direto com a luz do sol.
4. Água morna e vinagre branco
Essa mistura para limpar colchão é ideal para aquele tecido mais amarelado, desgastado pelo tempo e pela falta de cuidado.
Para o colchão chegar neste estado demora, mas é possível recuperá-lo. Primeiramente, aplique uma mistura de meio litro de água morna, 250 ml de vinagre branco e uma colher de chá de água sanitária.
Após usar esta mistura, polvilhe uma colher de bicarbonato de sódio e deixe agir por uma hora e meia. Finalize com um pano úmido com água, esfregando o colchão, principalmente nas partes mais amareladas.
É muito importante que o processo de esfregar não seja muito agressivo.
Se não houver esse cuidado, você pode acabar empurrando a sujeira para o fundo do colchão, sem contar no risco de umedecer o local.
Repita essa limpeza alguns dias depois caso o amarelado não saia completamente.
5. Bicarbonato de sódio, água e sabão em pó
Esta é uma mistura para limpar colchão com produtos fáceis de encontrar em toda casa, e de aplicação bem simples.
Faça a solução com uma colher de bicarbonato de sódio, outra de sabão em pó misturada em um copo de água morna e coloque de 4 a 5 colheres de vinagre branco. A mistura vai produzir uma espuma ao agitar o líquido.
Em seguida, aplique sobre o colchão, evitando de encharcá-lo. Assim, recomenda-se o uso de um borrifador ou spray para este trabalho.
Por fim, retire o excesso de líquido com uma esponja, fazendo a limpeza delicadamente para não estragar o tecido.
Evite também que a solução permaneça por muito tempo para não ser absorvida e provocar umidade no colchão.
Como cuidar do colchão no dia a dia?
Mesmo que não seja tão complicado fazer a limpeza do colchão no dia a dia conforme mostramos acima, algumas atitudes ajudam a conservar a sua cama.
Esses cuidados facilitam a limpeza, pois evitam que a sujeira e os odores impregnem no colchão. Isso porque, nem sempre precisa de uma mistura para limpá-lo.
Use o aspirador de pó pelo menos uma vez por semana para limpar o colchão. Dessa forma, você evita o acúmulo de poeira na superfície e conserva a qualidade da peça.
Assim, ao retirar a sujeira, a umidade que passa do corpo não vai se misturar a ela. Com isso, evita-se um desgaste maior no tecido do colchão.
Da mesma forma, o aspirador tira um pouco dessa umidade e a descamação da pele, que é o alimento dos ácaros. Com isso, dificulta o aparecimento destes microrganismos na sua cama.
Além desses, existem outros truques bem simples que vão lhe ajudar na manutenção da casa, criando um ambiente mais agradável. Por isso, acompanhe as nossas dicas.
Troque sempre as roupas de cama
O uso de roupas de cama é comum e essa é uma atitude que ajuda muito a manter o colchão mais agradável para as suas noites de sono.
Com o uso de roupas de cama como lençóis e fronhas nos travesseiros, você evita que o suor do corpo chegue facilmente ao colchão. Assim, reduz as chances do aparecimento de novas manchas ou de ácaros na peça.
Sendo assim, quando usamos roupa de cama, fica mais fácil retirá-las e higienizar na máquina de lavar roupa. Dessa forma, o colchão fica protegido e sempre cheiroso.
No dia a dia, recomenda-se que a roupa de cama seja trocada uma vez por semana, ou em até menos tempo se você morar em uma cidade mais quente.
Use uma capa protetora no colchão
É importante usar roupa de cama no colchão, mas o uso de capas protetoras ajuda a conservá-lo. Esta proteção extra diminui a umidade que passa do corpo para o colchão.
Logo, seu colchão fica mais protegido contra o surgimento de ácaros e fungos, que são comuns em lugares com muita umidade e pouca ventilação.
Já para quem tem criança, a capa protetora é importante para segurar a urina que elas podem fazer enquanto dormem. Essa urina provoca manchas no colchão e causam o mau cheiro se não for limpa rapidamente.
Então, a capa protetora impede que pequenas quantidades de líquidos como água ou sangue cheguem até o colchão. Assim, facilita a limpeza e conservação desse item.
Exponha o colchão ao sol semanalmente
Colocar o colchão semanalmente no sol ajuda a tirar a umidade do seu interior. Com isso, diminui a incidência de ácaros e mofo dentro do colchão.
Portanto, o calor ajuda a tirar o mau cheiro, por isso recomenda-se que o colchão fique ao sol sempre que trocar a roupa de cama. Assim, antes de colocar um lençol limpo, deixe o item arejar antes.
Ainda, em algumas cidades é preciso aproveitar os períodos do ano que tenham mais luz solar. Isso para compensar os meses com clima ameno e de menos calor.
Sendo assim, evite deixar o seu colchão sob a luz direta do sol em dias de alta umidade. O calor, alinhado com o vapor d’água na superfície, cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros.
Já para saber se a umidade relativa do ar está muito alta, basta lembrar que o ideal fica sempre em torno de 40% e 70%. Acima dessa média, temos um clima bem próximo ao que se encontra em Manaus (Amazonas).
Abaixo da média, geralmente são em regiões mais áridas, com pouca vegetação e chuva. Quando estamos nessa situação, você sente o ar bem seco e seu nariz pode até sangrar sem um motivo aparente.
Mantenha o quarto arejado
Como já dito, colocar o colchão ao sol ajuda a manter a umidade e os microrganismos longe da sua cama. Além disso, criar um ambiente arejado no quarto também contribui para conservação do estofado.
O mofo provocado pela umidade cresce mais rapidamente em ambientes mais abafados. Em algumas cidades, com longos períodos de frio, é preciso aproveitar os dias mais quentes para ventilar o quarto.
Do mesmo modo, fazer o ar circular ajuda a remover cheiros mais fortes que possam aparecer no colchão. Além disso, essa atitude ajuda a deixar o ambiente do quarto mais agradável.
Vire o colchão periodicamente
Uma atitude que contribui para conservar o seu colchão no dia a dia é o ato de virá-lo periodicamente. Com isso, você gasta a espuma ou as molas de maneira igual, evitando buracos no colchão.
Dessa maneira, evita-se que o colchão pegue o formato do corpo, o que atrapalha a maioria das pessoas na hora de dormir.
Virar o colchão também faz com que a umidade se dissipe, prevenindo o surgimento de mofo e ácaros em seu interior. Lembre-se de deixar o colchão ao sol antes de virá-lo.
Siga as orientações do fabricante
Procure saber todas as orientações do fabricante antes de aplicar alguma mistura para limpar seu colchão. Mesmo que você já tenha costume de fazer esse serviço na sua casa, é sempre bom verificar essas informações.
Lembre-se que as orientações de lavagem podem mudar muito de acordo com o modelo do colchão, sua densidade e o material de fabricação.
As maneiras de limpar o colchão podem mudar ao longo do tempo, com a aplicação de materiais diferentes. Assim, alguns tipos de tecido podem demandar o uso de produtos apropriados.
Do mesmo modo, alguns lençóis podem ser mais sensíveis ao vinagre ou a água oxigenada, produtos comumente usados para limpar o colchão.
Como vários itens da nossa casa hoje em dia são fabricados fora do Brasil, se a sua cama for importada, é melhor ter atenção às recomendações do fabricante.
Mesmo que seja necessário procurar na internet uma forma de traduzir as orientações para limpar, não deixe de fazê-lo. Isso pode ajudar na conservação e durabilidade do seu colchão.
Faça uma limpeza profissional
Se você já fez de tudo para limpar o seu colchão e não obteve um resultado satisfatório, não se preocupe. Pode ser a hora de chamar um profissional para fazer o serviço.
Portanto, ainda que você faça a limpeza do colchão periodicamente, ao menos uma vez por ano recomenda-se que seja feita uma lavagem profissional.
Várias empresas especializadas em serviços residenciais oferecem a lavagem de colchão normalmente feita com a limpeza a seco. Essa é a melhor forma de realizar esta higienização.
Com a lavagem a seco, você evita o excesso de umidade na estrutura do colchão, conservando a qualidade das espumas e molas.
Em qualquer uma das unidades da Acquazero, esta limpeza é feita a seco e com a utilização de produtos biodegradáveis. Assim, é possível tirar a maior parte das manchas e odores que estejam no colchão.
Do mesmo modo, esta higienização da Acquazero consegue fazer uma limpeza profunda, eliminando a maior parte dos microrganismos que estejam alojados dentro da espuma.
Além da aplicação de produtos eficientes, o técnico usa um aspirador de pó bem potente para finalizar a limpeza.
Assim, com a força da sucção, retira-se o excesso de líquidos e os microrganismos que estejam dentro da estrutura.
Como mostramos, manter o colchão limpo não só deixa as suas noites de sono mais agradáveis, como também protege a saúde da sua família.
Se você gostou das nossas dicas, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais com seus amigos. Acompanhe também outras dicas no nosso blog.
Então, para contratar a Acquazero para limpar o seu colchão, baixe o aplicativo para o seu celular por meio do sistema Android ou iOS.
Ainda, preencha alguns dados e agende uma visita. Se preferir, marque um horário pelo nosso e-commerce.