Porém, você deve pressionar suavemente a área afetada, sem esfregar. Saiba que, se você esfregar, pode acabar fixando a mancha ainda mais.
2. Faça uma solução de limpeza caseira
Para remover manchas de vinho em roupas de maneira eficaz, você deve usar algum tipo de tratamento. O método que você vai escolher depende do tipo de local onde está e dos suprimentos que tem em mãos.
Entre os itens que têm potencial de limpeza de manchas de vinho em roupas estão: sal, detergente neutro, vinagre branco, sabão em pó, alvejantes sem cloro e até uma panela com leite.
3. Cuidado com o calor
Aplique a solução de limpeza no tecido afetado. Depois, é só lavar a roupa na máquina, junto de suas outras peças.
Mas saiba que você não deve limpar manchas de vinho de roupas com água quente. Use água fria, uma vez que o calor provavelmente vai fixar a mancha e torná-la quase impossível de limpar.
Por esse mesmo motivo, tome cuidado e não coloque a peça em uma secadora quente. Ao pendurar a roupa no varal, procure secar na sombra.
Como limpar vinho do estofado?
Suponhamos que não tenha sido a sua roupa que sujou, mas sim seu sofá, poltrona, puff ou banco. Confira a seguir e saiba como proceder nesses casos.
1. Use vinho branco
Isso mesmo! Para remover a mancha, uma das soluções possíveis e jogar mais vinho no local. No caso, o vinagre ou vinho branco age removendo o pigmento escuro da mancha vermelha.
Então, para que você obtenha melhores resultados, adicione o vinho branco na mancha antes que ela seque.
Assim, despeje suavemente o vinho branco em cima da mancha e deixe de molho. A quantidade que você deve usar vai depender da profundidade da mancha.
Depois de aplicar qualquer solução de limpeza, espere alguns minutos e depois seque com um pano.
2. Adicione bicarbonato de sódio
O vinho ou vinagre branco e o bicarbonato de sódio são dois ingredientes ótimos para vários tipos de limpeza.
Eles ainda são capazes de absorver vários tipos de manchas e de acabar com o mau cheiro. O segredo desses ingredientes está no ácido presente em sua composição.
Por isso, se você ainda puder ver a mancha, adicione um pouco de bicarbonato de sódio. Isso deve elevar ainda mais o pigmento, o que facilita a remoção.
Use um pano seco ou escova de cerdas macias para retirar o excesso. Só depois disso use o aspirador de pó. Mas atenção! O bicarbonato de sódio pode entupir o filtro do aspirador e atingir o motor do aparelho.
3. Não encharque o estofado
Independentemente do líquido que você usar para diluir a mancha, nunca aplique demais. Os líquidos entram facilmente nas fibras dos tecidos e atingem o interior do estofamento.
Além de fazer uma bagunça em volta, você pode ficar vários dias sem poder usar o sofá.
Desse modo, mesmo quando o tecido do sofá parecer que está completamente seco, ainda pode haver umidade escondida no interior do estofamento.
Portanto, os resíduos e a umidade podem criar em seu sofá um ambiente favorável para a proliferação de insetos, bactérias e mofo. Isso pode deixar um cheiro desagradável no ar, que nunca vai embora.
Esses elementos também afetam o seu bem-estar, causando irritação, coceira, olhos lacrimejantes, espirros, tosses e nariz entupido.
Veja como retirar manchas de vinho do carpete
O procedimento com tapetes e carpetes é bem parecido com o que você já viu aqui. Acompanhe!
1. Use água com gás
Essa é outra forma interessante e extremamente eficaz para remover manchas de vinho em roupas e outras superfícies. O método também pode funcionar para outros tipos de manchas.
Água morna comum pode servir para diluir o vinho e evitar que a mancha endureça. Água oxigenada também pode funcionar.
Porém, o segredo da água com gás está em suas bolhas, que ajudam a levantar a mancha.
Se nenhum desses métodos for suficiente para tirar a mancha, lave com água e sabão em pó. Desse modo, esfregue essa mistura na área afetada com uma escova de cerdas macias.
2. Enxugue a mancha
Você deve enxugar o máximo de umidade possível do tapete. Para isso, use um guardanapo ou papel toalha branco.
Mas se usar um guardanapo colorido, provavelmente vai transferir a tonalidade para o tecido. O ideal é que você opte por usar um pano limpo, branco e sem fiapos.
3. Chame um serviço especializado
Já para um resultado mais eficaz e seguro, você chame uma empresa especializada em limpeza residencial. Nesse caso, o ideal é contar com um serviço que faça a limpeza por meio do método a seco.
Dessa forma, não fica qualquer resíduo ou umidade no local. Assim, não há risco depois do procedimento de gerar a proliferação de bactérias, insetos e mofo.
Além disso, a limpeza não faz sujeira em volta e você já pode voltar a usar o seu móvel pouco tempo depois. Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de tratamento é a Acquazero.
A marca tem soluções para higienizar e impermeabilizar os seus móveis, além de cuidar do seu carro por dentro e por fora. Para agendar o seu atendimento, basta entrar no site ou baixar o aplicativo.
Depois, é só digitar o seu endereço e encontrar uma unidade próxima de você. Selecione os detalhes do serviço, o dia e a hora do atendimento e pronto, já está agendado!
Viu só como tirar manchas de vinho de roupas, colchões, sofás, tapetes, cortinas e almofadas pode ser fácil?