1. Limpar sangue com água fria e sal grosso
O sal grosso faz mais do que temperar carnes. Primeiramente, enxágue a mancha com água fria. Dessa forma, você deve conseguir tirar a maior parte do sangue, principalmente se a mancha for recente.
A água precisa ser fria, caso contrário, a mancha pode endurecer e se fixar no tecido. Para isso, você pode colocar a roupa debaixo da torneira da pia ou do chuveiro desligado.
Depois, prepare uma pasta com sal grosso e água fria. Aplique sobre a mancha e deixe descansar de 10 a 20 minutos. O sal grosso desidrata, o que faz com que ele levante a água e o sangue.
Passado esse tempo, use mais água fria para enxaguar a mancha. Porém, não deixe o tecido secar, mas lave as roupas manchadas na máquina de lavar, como de costume.
2. Tirar mancha com água e detergente neutro.
Além de funcionar quebrando gorduras para limpar suas vasilhas, o detergente consegue remover as manchas de sangue. Antes de aplicar a solução, tente raspar o máximo de sangue, com o tecido ainda seco.
Em seguida, misture em um recipiente uma colher de chá de detergente neutro em duas xícaras de água fria. Depois, com um pano limpo e branco, esfregue a mancha com a solução de limpeza.
Repita o procedimento até que a mancha seja removida. O pano precisa ser branco, para que não haja transferência de cores.
Além disso, a medida que o pano se sujar, troque-o ou então dobre-o para usar uma área limpa.
Assim que você notar que a mancha saiu, enxágue a área com água fria, para remover os resíduos do detergente neutro. Por fim, seque o tecido que estava manchado.
3. Limpeza feita com amido de milho
Você pode usar o amido de milho de duas maneiras. No primeiro método, polvilhe uma camada espessa de amido de milho sobre a mancha. Depois, deixe-o descansando por algumas horas ou durante a noite.
Passado o tempo necessário, aspire a área, para remover o amido de milho e a mancha de sangue seco. Repita conforme necessário, até que a mancha desapareça completamente.
Além disso, você pode fazer uma pasta de amido de milho, misturando com água fria. Assim, cubra a mancha de sangue seco com essa pasta e esfregue-a suavemente no tecido.
Depois, coloque a roupa para secar em um local bem ventilado e com sol. Assim que estiver seco, escove o resíduo restante. Se a mancha não tiver sumido completamente, repita o processo.
4. Remover mancha com talco
Esse é um item útil quando se trata de remover manchas de sangue. Caso você não tenha talco em sua casa, o amido de milho e até mesmo o fubá são bons substitutos.
Todos esses produtos funcionam absorvendo o sangue.
O método funciona da seguinte maneira: primeiramente, misture o pó de talco e água até que formem uma pasta grossa.
Em seguida, aplique essa pasta uniformemente sobre toda a mancha de sangue seco e deixe secando.
A pasta deve ajudar a levar a mancha para a superfície. Assim que ela estiver completamente seca, escove-a. Dessa forma, o pó vai sair da sua roupa, levando junto a mancha de sangue seco.
5. Tirar mancha de sangue com água salgada
O sal é excelente para tirar sangue de tecidos, especialmente os mais absorventes. Assim, polvilhe o sal puro ou então faça uma pasta e deixe descansando até secar.
Depois que a pasta já estiver seca, raspe-a e enxágue com água fria. Se você perceber que o método está ajudando, mas a mancha persistir, repita até que não haja mais absorção de sangue.
Em vez de aplicar o sal diretamente na roupa, você pode passar uma esponja ou limpar com um pano umedecido em uma solução de água salgada. Depois, enxágue com água fria antes que a mancha endureça.
Você ainda pode mergulhar a roupa em uma solução com um litro de água fria e duas colheres de sal. A verdade é que, quanto mais você enxaguar ou mergulhar em água fria, melhor.
6. Limpar com leite frio
As enzimas encontradas no leite puro reagem com o sangue. Assim, se você tiver uma roupa com sangue, mergulhe a área manchada em uma tigela com leite.
Feito isso, certifique-se de que toda a área manchada está imersa e deixe que o leite penetre nas fibras do tecido.
Dependendo do tamanho e da profundidade da mancha, o leite deve afrouxar a aderência do sangue sobre as fibras do tecido em algumas horas.
Depois de molhar o tecido no leite, lave-o. Em seguida, seque com um pano limpo, para que a mancha suma completamente. Atenção: você não deve colocar o tecido para secar até que a mancha tenha desaparecido.
Se a mancha não sair depois do ciclo de lavagem, mergulhe a roupa novamente no leite, dessa vez, por mais tempo, e repita o processo.
7. Limpeza com sabonete de coco
O sabonete de coco consegue remover as manchas mais difíceis de sair, como as de sangue. A eficácia do produto é comprovada até mesmo para as manchas em roupas que já foram secas.
Além disso, o óleo de coco não é muito abrasivo, o que significa que sua solução não é tóxica e não irrita a pele. Assim, lave sua roupa à mão e remova as manchas mais difíceis com sabonete de coco.
Dessa forma, mergulhe a mancha em água fria e esfregue com o sabão. Depois, lave a roupa na máquina, ou então, enxágue e seque, conforme apropriado.
Para as manchas recentes, umedeça o local com água fria e esfregue com sabão. Em seguida, lave em um ciclo normal.
Já para as manchas mais velhas, mergulhe a área em água fria, esfregue com sabão e deixe de molho por um dia. Ao lavar, coloque menos sabão em pó na máquina, já que o óleo de coco já faz muito.
8. Uso de produto tira manchas
Só por que uma mancha de sangue seco já está no tecido há muito tempo, não significa que está tudo perdido. No mercado, existe uma variedade de produtos de lavanderia que servem para tirar todos os tipos de manchas.
Você pode misturar os alvejantes à base de água oxigenada com sabão em pó e diluí-lo em água. Eles são menos abrasivos e podem ser usados em suas roupas coloridas.
Já os alvejantes à base de cloro é a famosa água sanitária. Ela é mais resistente e remove o sangue com mais facilidade. Porém, ela é mais agressiva e danifica os tecidos estampados.
Nesse caso, cabe a você pesar e decidir o que vale mais a pena. Se, por qualquer motivo, você lida com as manchas de sangue regularmente, considere usar produtos específicos para essa finalidade.
Dessa forma, mergulhe a roupa em uma solução de água fria com um alvejante seguro para tecidos e depois lave. A duração desse processo vai depender da gravidade da mancha, podendo levar várias horas.
9. Tirar mancha de sangue seco com sabonete branco neutro
Um pouco de sabão branco neutro ajuda a suavizar a mancha, facilitando a remoção do sangue.
Em manchas maiores, que podem ser encontradas em roupas de cama, aplique o tratamento em grandes quantidades.
Assim, você pode mergulhar lençóis manchados em uma banheira com sabonete neutro e água fria. Isso ajuda a suavizar a mancha antes de colocar os lençóis na máquina de lavar.
Deixe a roupa de molho por 15 minutos e depois esfregue a mancha com um pouco de sabão, se necessário. Por fim, coloque a roupa na máquina de lavar e lave com água fria, como faz normalmente.
Eventualmente, qualquer método citado aqui pode deixar ainda resíduos de manchas de sangue. Caso isso aconteça, você pode tratar o sangue que ficou com sabonete branco neutro.
10. Limpeza profissional para tirar mancha de sangue seco
Se você tentou uma ou mais dicas citadas aqui e ainda não adiantou, se está sem tempo ou apenas quer comodidade, chame um serviço especializado.
Os profissionais experientes utilizam produtos específicos. Assim, eles terão todo o cuidado que é necessário ter com os seus móveis e a sua casa.
Dessa maneira, você garante que seu colchão, travesseiro, almofada, sofá, poltrona, tapete entre outros, ficarão renovados, da melhor maneira possível.
Nesse caso, o ideal é solicitar o serviço em uma empresa especializada na limpeza a seco. Esse método é mais indicado do que usar água, que pode deixar umidade escondida no interior dos móveis.
A umidade faz com que demore para você usar o seu sofá novamente. Além disso, ela cria um ambiente favorável à reprodução de insetos, proliferação de microrganismos e o surgimento de mofo.
Você ainda pode solicitar a higienização completa e profunda de todos os seus móveis estofados revestidos de tecido.
Além dessa limpeza, é possível pedir um serviço preventivo, que é a impermeabilização dos móveis.
Esse tratamento fecha as fibras dos tecidos, bloqueando a passagem de líquidos e substâncias pastosas. Assim, caso aconteça um pequeno acidente, um simples pano seco já resolve o problema rapidamente.
Dessa forma, você fica livre do receio de manchar para sempre os seus móveis por causa de sangue ou outras substâncias. Sabe o que é melhor? O atendimento pode ter a comodidade de ser feito em domicílio.
Com um serviço de qualidade, a Acquazero é a maior rede do mundo no segmento de limpeza a seco. A empresa oferece, inclusive, serviços de estética automotiva.
Posso usar água oxigenada para tirar mancha de sangue?
A água oxigenada é um dos produtos de limpeza mais versáteis. Por causa do baixo custo e da conveniência, a água oxigenada é também uma das soluções mais populares para eliminar vários tipos de manchas.
Além disso, o produto acaba com os odores desagradáveis e deixa um cheiro leve e refrescante de limpeza. Isso é o oposto do odor forte que um alvejante produz.
Embora a água oxigenada seja mais suave do que o alvejante, ela é um agente clareador e, por isso, há risco de danos e descoloração. Dessa forma, o uso de água oxigenada é indicado somente para tecidos brancos.
Uma precaução que você deve tomar antes de aplicar o produto é fazer um teste em uma área imperceptível do tecido. Além disso, verifique a concentração do produto.
Se a concentração da água oxigenada for maior de 6%, provavelmente vai descolorir o tecido. Mesmo que a maior parte das soluções de uso doméstico tenham concentração de 3%, ainda assim existe risco.
Assim, se você decidir usar o produto para tirar as manchas de sangue de roupas brancas, despeje no local uma xícara com água oxigenada e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Depois, coloque o tecido para lavar.
Como tirar mancha de sangue fresco?
Embora pareça óbvio, não custa mencionar: a primeira atitude que você deve tomar é cuidar da causa do sangramento, seja um corte, machucado ou menstruação. No mínimo, isso vai evitar novas manchas sobre o tecido.
Assim como praticamente todo tipo de mancha, quanto mais tempo você demorar para agir, mais difícil será o seu trabalho.
Dessa forma, a remoção da mancha de sangue fica bem mais fácil se você fizer assim que notá-la.
Por isso, para tratar a mancha, coloque-a em água fria corrente o mais rápido que puder. Isso deve tirar o máximo de sangue possível. Em seguida, esfregue o tecido com as mãos, usando sabão em barra.
Você também pode esfregar a roupa com sabão em pó ou detergente. Se o tecido for branco, você ainda pode esfregar uma esponja com água oxigenada na área afetada com a mancha de sangue.
Depois, lave a roupa em água morna com um alvejante próprio para tecidos, até que a mancha desapareça. Não coloque a roupa para secar enquanto a mancha não tiver sumido completamente.
Cuidados para tirar sangue de camurça e couro
Primeiramente, tome as precauções adequadas ao manusear qualquer superfície com sangue, para evitar a propagação de doenças. O couro e a camurça são materiais porosos, que absorvem o sangue facilmente.
A água morna ou quente é boa para remover vários tipos de manchas, mas não a de sangue. Nesse caso, ela pode fazer o efeito contrário, fixando a mancha de sangue ainda mais no couro ou na camurça.
Se o sangue estiver fresco, um pano úmido ou esponja com água fria conseguem remover facilmente a mancha.
Depois, use um pano seco. Repita o procedimento até que não haja mais transferência de sangue para o pano.
Por outro lado, o sangue seco pode ser mais difícil de amolecer e remover. Antes de lavar, raspe suavemente o sangue seco com uma lixa de unha ou objeto semelhante, evitando arranhar o couro ou a camurça
Assim, use uma escova de dentes macia para remover o sangue e, em seguida, use um pano úmido ou esponja com água fria. Se a água fria sozinha não funcionar, tente uma solução com sabonete neutro diluído.
Dessa forma, o resto do sangue deve descascar facilmente depois de removido. Em seguida, lave com um desinfetante adequado.