Assim, eliminando essas sujidades, a lataria está pronta, com uma superfície uniforme e sem detritos.
Vantagens de fazer o lixamento do carro
São várias as vantagens de fazer o lixamento antes de uma pintura ou polimento. Como foi dito acima, esse processo é feito para preparar o local para o reparo, deixando a superfície mais limpa.
Dessa forma, ao remover essas impurezas, resquícios de tinta envelhecida e outros tipos de resíduos ficará até mais fácil de fazer a pintura e o polimento.
Porque assim, em uma superfície limpa e lisa, a tinta nova ou o polimento vai cobrir a região de maneira uniforme. Além disso, dará aquele acabamento com aspecto aveludado, como novo e muito mais bonito.
Por isso, vale a pena dar uma boa caprichada no lixamento do seu automóvel! Mas adotando todos os cuidados necessários devido à abrasividade da técnica, é claro.
Como funciona o polimento do carro?
Para a pessoa que é amante de carros e gosta de cuidar do seu automóvel, é natural ter essa curiosidade. Então, vale destacar que o polimento é um desgaste na pintura para torná-la mais uniforme.
Saber o processo, como é feito e qual a técnica utilizada é muito importante. Fique tranquilo, você vai entender mais do assunto e esclarecer suas dúvidas abaixo.
Dessa forma, para fazer o polimento são necessários produtos específicos. No entanto, aplique apenas uma pequena quantidade deles.
Além disso, são necessários equipamentos próprios para essa finalidade. Como, por exemplo, a politriz, que é uma ferramenta elétrica muito potente que faz movimentos rotatórios. Desse modo, ela garante um polimento extraordinário na lataria do automóvel.
Nessa etapa, utilizando a ferramenta, serão eliminadas manchas, riscos e quaisquer danos adquiridos com o passar do tempo.
Esse processo é bem diferente de um polimento comum, feito de forma caseira. Ele é mais intenso e técnico, já que conta com uma ferramenta própria.
Inclusive, é indicado quando a pintura do carro está bem desgastada pela ação do tempo, chuvas ácidas, acúmulo de sujeira, entre outros.
Dessa forma, também pode ser usado quando a pintura está muito danificada e é necessário refazê-la. Portanto, é preciso um processo mais complexo e profissional.
Quais as vantagens de fazer o polimento automotivo?
Entre as vantagens de um polimento automotivo estão a conservação da pintura original e o reparo na superfície do carro. Desse modo, livra o local de manchas e arranhões, além de conferir brilho ao veículo.
Atualmente, nós sabemos que a atmosfera carrega vários ácidos. Isso se deve à poluição espalhada pelo escapamento dos veículos.
Ou seja, casos como de indústrias lançando no ar gases poluentes causam acidez nas chuvas, prejudicando a natureza. Além disso, corrói estruturas metálicas e causa danos aos veículos e principalmente à saúde dos humanos e dos animais.
Com isso, os automóveis que ficam mais expostos ao ar livre, recebendo chuva, calor e todo tipo de sujeira e poluição são danificados.
Sendo assim, é necessário cuidar e proteger esse veículo da chuva ácida. Por isso, procure adotar maiores cuidados.
Além disso, você pode contar com o polimento automotivo, que é bastante vantajoso. Inclusive, ele é responsável pela remoção de impurezas como chuvas ácidas, além de remover manchas e sujeiras mais persistentes.
Assim, a técnica conserva a pintura original, dá brilho e revitaliza a pintura. Sem contar que o carro recebe uma superproteção contra raios (UV).
Ou seja, o método é um excelente investimento para um bem tão importante. Além de aumentar a vida útil do veículo e o valor de mercado em uma possível revenda.
Devo fazer o lixamento e polimento automotivo sempre juntos?
A resposta é não. A verdade é que as técnicas podem ser usadas de formas separadas. Desse modo, quando o carro for necessitar de uma nova pintura, por exemplo, o lixamento é uma boa opção. No entanto, é bom realizar um polimento para eliminar imperfeições, como o acúmulo de tinta.
Já no caso do polimento, dependendo do estado da superfície do carro, a etapa de lixamento pode ser pulada. O lixamento deve ser evitado principalmente em carros novos, que não exigem nenhum tipo de correção.
Inclusive, certos tipos de lixamentos, dependendo da lixa e da forma como são feitos, podem acabar atrapalhando o serviço. Inclusive, em marcas mais leves, não é necessário o uso de lixas muito abrasivas.
Então, use para pequenas imperfeições. Sendo assim, é melhor usar as lixas mais finas. Mesmo elas sendo mais caras e mais difíceis de encontrar.
Dessa forma, elas são as mais adequadas para fazer um trabalho de correção. Assim, finalizando com um polimento caprichado, o seu automóvel vai ficar com um acabamento suave e perfeito, sem o aspecto de casca de laranja.
Porém, para que fique com essa aparência, é bom enfatizar que o polimento sempre deve ser feito com maquinário próprio e realizado por profissionais.
Vale a pena fazer o polimento automotivo e lixamento?
Com certeza vale a pena lixar e polir o automóvel, pois utilizando os dois processos você vai garantir um acabamento como desejado.
Assim, cada um dos processos tem suas utilidades. O lixamento, por sua vez, vai remover todas as imperfeições da lataria. Como, por exemplo, queimaduras, manchas, riscos, resquícios de tintas e outras sujeiras persistentes.
Enquanto o polimento vai dar o toque final, revitalizando a pintura, tirando aquele aspecto fosco e deixando a lataria do seu carro como nova!
Sendo assim, vale a pena procurar um profissional para garantir os cuidados certos. Então, o que está esperando? Agende já o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.