fbpx
Limpeza técnica de motor – indicações, custo e tudo que precisa saber

Limpeza técnica de motor – indicações, custo e tudo que precisa saber

Entenda a importância e como fazer a limpeza técnica de motor com essas informações que separamos para você! 

Se existe uma parte indispensável para o funcionamento de um carro, essa parte é o motor. A peça é composta por válvulas, dutos e blocos e, por isso, pode parecer bem complexa.

No entanto, mesmo com toda importância, no dia a dia, podemos nos esquecer do motor facilmente. Assim, muitas vezes focamos apenas na limpeza externa e no brilho da pintura. 

É somente quando a luzinha do painel se acende é que notamos que algo pode não estar certo.

Só que um carro bem cuidado, de fato, envolve a conservação de todas as partes. Por isso, manter o motor limpo e bem cuidado faz parte do processo.

Para entender mais sobre essa peça tão importante, continue a leitura e saiba como garantir a manutenção adequada.

Por que fazer a limpeza técnica de motor? 

Manter o motor do carro limpo e bem cuidado é necessário para o bom desenvolvimento do veículo. Já que com cuidados redobrados, você poderia evitar várias panes e problemas.

Advertisement

Com o tempo é comum que sujeiras e outros detritos se acumulem por várias partes do motor. Contudo, é preciso prestar atenção quando essa quantidade está muito elevada, podendo prejudicar o funcionamento do veículo. 

O excesso de sujeiras e pó podem tampar o radiador e consequente prejudicar o sistema de refrigeração do carro, elevando a temperatura do motor e causando sérios danos.

Outro detalhe importante é prestar atenção ao óleo do motor que dependendo da cor e viscosidade, pode estar velho e sujo. 

Manter o óleo novo e limpo é de extrema necessidade. Já que ele lubrifica as partes internas do motor, prevenindo o atrito e o desgaste das peças. 

Agora que você já está por dentro dos motivos de se cuidar bem do motor, entenda como você pode agir para conservá-lo limpo. 

Saiba como fazer a limpeza técnica de motor

Como já sabemos que manter o motor limpo é muito importante, precisamos ter em mente também que as formas de cuidar não podem ser feitas de qualquer jeito. 

Sendo assim, você precisa tomar vários cuidados e pesquisar por alternativas seguras. Com isso, fica mais fácil evitar acidentes ou peças danificadas. 

Por isso, se você não possui grandes conhecimentos sobre mecânica e as funcionalidade de cada parte do motor, recomendamos que opte pela limpeza a seco.

O processo é feito com poucas quantidades de água e produtos adequados, proporcionando mais segurança.  

Ficar de olho no óleo de motor, e fazer a sua troca sempre que preciso, é essencial para a lubrificação de peças do motor.

Materiais recomendados

Para fazer esse tipo de limpeza os pincéis são de grande utilidade. Por isso, escolha duas opções: um com cerdas dura e outro de cerdas macias, sendo cada um ideal para determinada parte do motor. 

Além disso, você pode contar com a ajuda de panos macios. Recomendamos o de microfibra.

Ou você pode optar por outros acessórios como esponjas e o borrifador. Eles não desperdiçam água e conseguem controlar a quantidade certa em cada uso. 

E existem também os produtos específicos para esse tipo de limpeza, lojas do ramo costumam oferecer com preço acessíveis. Você pode procurar por desengripantes, descarbonizantes e desengraxantes. 

Como proceder

Sendo assim, com os materiais já separados, você pode começar o processo tirando a poeira de todas as parte, principalmente pelos cantos. 

Nesse momento, utilize os pincéis mais duros para as partes metálicas. Enquanto isso, você pode usar os pincéis mais macios nas parte plásticas e que sofrem danos facilmente. 

Em seguida,utilize os pincéis junto com um desengraxante para retirar óleos e possíveis gorduras que estão acumuladas no motor. 

Deixe o produto agir e logo em seguida borrife água para enxaguar. Posteriormente, utilize um pano macio para secar o local e retirar o excesso de produto. 

Quando tudo estiver seco, use o desengripante para lubrificar as peças que são mais fáceis de oxidar. Alguns tipos de desengripantes também costumam ser usados para hidratar partes plásticas e emborrachadas. 

Cuidados a serem tomados 

Para garantir ainda mais segurança, você pode proteger partes mais delicadas durante o processo. Assim, utilize panos ou plásticos para tampar partes como terminais de baterias e conectores. 

Caso queira desmontar alguma peça para otimizar a limpeza, retire apenas aquelas que são feitas para o acabamento e que geralmente são plásticas. 

Essas peças podem ser limpas com água e esponja, só redobre o cuidado para não quebrar ou danificar. Preste bastante atenção também na hora de recolocá-las. 

Já o interior do capô, você pode limpar apenas com um pano úmido.  

Mas lembre-se de, ao longo de todo processo, fazer movimentos mais leves para não causar danos a partes delicadas.

Contrate uma empresa especializada 

Porém, se você está em busca de uma limpeza mais completa e segura, com o trabalho de pessoas que realmente entendem do assunto, deve procurar uma empresa especializada

A Acquazero, por exemplo, é a maior rede de estética automotiva do mundo. Por isso, conta com uma gama de serviços voltados para o cuidado com o carro.

A limpeza técnica de motor é um dos procedimentos que a marca oferece, sendo especializada no assunto. Acesse o e-commerce e saiba mais!

Os processos feitos por empresas contam com produtos mais específicos, que não causam danos e que são capazes de realizar uma limpeza mais profunda. 

Além disso, com os profissionais preparados, o seu carro não corre risco de sofrer danos ou passar por processos indevidos. Que podem ser prejudiciais a curto e longo prazo. 

Sendo assim, procurar pelo atendimento certo, pode ser sinônimo de segurança, além de conforto com a possibilidade de otimizar o seu tempo. 

No vídeo abaixo é possível entender como funciona a limpeza profissional do motor, confira a seguir!

Com as nossas dicas você já está muito mais preparado para fazer a limpeza técnica de motor. Contudo, ressaltamos a necessidade manter sempre muito cuidado com as peças e métodos que você adotar, para não causar nenhum dano. 

Da mesma forma, caso tenha interesse em contratar um serviço especializado, a Acquazero é uma empresa referência em estética automotiva e limpeza ecológica, capaz de oferecer inúmeras soluções para a conservação do seu veículo. 

Entre em contato pelo site ou aplicativo e agende já seu horário! Para ler outros conteúdos sobre limpeza, manutenção e estética automotiva, continue navegando em nosso blog.