1. Retire os bancos do carro
Uma etapa importante para conseguir fazer uma limpeza pesada de veículo é retirar os bancos. Assim, será possível alcançar todas as partes do carro, inclusive as que estão escondidas debaixo do banco.
Desse modo, ficará ainda mais prático limpar todo o carpete e também fazer uma limpeza completa dos bancos. Então, procure o manual de instrução do veículo para saber mais sobre a peça, entender se ele é um banco elétrico, manual e afins.
Ao descobrir como é o seu banco, você pode encontrar conteúdos próprios que ensinam a fazer a remoção de forma segura. Mas claro, sempre procure por fontes confiáveis, com pessoas que entendam do assunto.
Se preferir, você também pode perguntar dicas e instruções para um profissional de confiança. Então, remova os assentos com cuidado e reserve-os em um ambiente protegido para que não haja danos.
2. Remova todos os tapetes
Outro passo importante para a limpeza pesada de veículo, é retirar os tapetes, uma vez que várias sujidades podem se esconder debaixo deles. Com isso, você terá uma visão completa de como anda o estado do carpete.
Além disso, ao retirar os tapetes, você também pode aproveitar para fazer uma higienização completa dessas peças. Ao longo do texto, vamos explicar como fazer essa limpeza. Portanto, continue acompanhando.
3. Comece limpando o teto
Agora que você já removeu bancos e tapetes, é hora de começar a limpeza. Mas saiba que a primeira etapa é fazer a limpeza do teto. Afinal, não adianta nada limpar outras partes do carro e depois correr o risco de tudo sujar novamente por causa do teto.
Sendo assim, comece a limpeza do teto com a ajuda de uma escova macia. Passe a escova por toda a região para remover as sujeiras mais pesadas, se preciso, repita o processo até conseguir um bom resultado.
Em seguida, use um limpador multiuso próprio para fazer um processo completo. Você encontra produtos específicos em lojas focadas em estética automotiva. Depois, aplique o produto na região e esfregue com um pano macio. Por fim, use um pano seco para finalizar.
Caso o produto não venha em uma embalagem de fácil aplicação, coloque em um borrifador. Se preciso também faça a diluição, mas fique de olho nas instruções de uso na embalagem.
4. Limpe todo o carpete
Depois de limpar o teto é hora de continuar a limpeza pesada do veículo, fazendo a higienização do carpete. Sendo assim, use um aspirador de pó para remover a sujeira mais pesada no local, como poeira, detritos e afins.
Quando o carpete estiver mais limpo, é hora de começar uma higienização mais profunda. Desse modo, também procure por produtos específicos, como um limpador para carpetes, para ter bons resultados sem danificar o material.
Além disso, para não gerar muita umidade no interior do carro, procure usar quantidades controladas de produto e água. Sendo assim, coloque a mistura em um borrifador e aplique de forma moderada pelo carpete.
Em seguida, você pode usar uma escova macia para esfregar e desprender as sujidades. Para “enxaguar” a região, use um pano úmido para remover os restos de produto e finalize com um pano seco.
5. Higienize o painel e portas
Na hora de fazer a limpeza pesada de veículo, não se esqueça de higienizar as superfícies internas do carro. Por isso, use um limpador multiuso para manter o painel e o interior das portas limpos.
Com o uso no dia a dia e contato humano frequente, essas partes podem juntar várias sujidades. Além de ficarem encardidas, sempre existe o risco de ter microrganismos acumulados nessas regiões.
Então, aplique o produto em um pano de microfibra e faça a limpeza cuidadosa desses locais. Mas evite aplicar qualquer substância diretamente na superfície para não correr o risco de estragar algo ou do produto escorrer.
Nesse sentido, passe a microfibra com o produto no local quantas vezes for necessário até notar que tudo está mais limpo.
6. Limpe bancos e tapetes
Lembra dos bancos e tapetes que dissemos para você retirar no início do texto? Pois é, agora é hora de você fazer a limpeza dessas peças e depois colocá-las novamente dentro do veículo.
No caso dos tapetes você pode fazer uma lavagem normal, com água e um detergente automotivo. Assim, use uma escova para esfregar a peça e tirar todas as sujidades e depois deixe secar.
Já os bancos, você pode começar aspirando as peças para retirar a poeira, pequenos detritos etc. Quando o banco estiver mais limpo você pode começar a higienização com um produto próprio para estofados.
Como dissemos, usar produtos específicos ajuda a ter mais segurança, evitando danos e conseguindo bons resultados. Mas, para não deixar o banco muito úmido, o que futuramente causa mofo, é ideal fazer uma limpeza controlada.
Sendo assim, faça uma solução com água e produtos para limpeza de estofados e coloque tudo em um borrifador. Em seguida, você vai conseguir aplicar a mistura de forma fácil, sem exagerar na quantidade.
Logo depois, é só usar uma escova macia para esfregar o tecido com cuidado e usar um pano seco para finalizar. Ao limpar tudo isso, lembre-se de deixar tudo secar por completo antes de colocar dentro do carro.
7. Limpe toda a parte externa
Após limpar toda a parte interna, é hora de cuidar do exterior. Então, para fazer a limpeza pesada do veículo, siga as nossas dicas de usar produtos próprios na hora de cuidar do carro.
Então, para cuidar da parte de fora, você vai precisar de shampoo automotivo, limpa-vidros e limpador multiuso para plásticos. Sendo assim, use cada tipo de limpador na parte certa do carro.
Na hora de lavar a lataria, procure um local com sombra para que os raios de sol em contato com a água e sabão não causem manchas na pintura. Tire todas as sujeiras com cuidado e enxágue por completo.
Depois, faça a limpeza dos plásticos e dos vidros com a ajuda de toalhas de microfibra. Leia as instruções de uso na embalagem dos produtos e lembre-se de secar as superfícies com panos macios.
No caso dos pneus, tire as sujeiras mais pesadas com uma escova e depois lave normalmente. Por fim, para manter as rodas completamente limpas, você pode usar um pincel para higienizar as partes mais detalhadas.
Por sua vez, é possível limpar as calotas usando uma mistura de vinagre branco e água. Borrife a solução nessa parte e retire com um pano. Dessa forma, você recupera o aspecto limpo e brilhante.
8. Faça a limpeza do motor
Sabia que o motor do carro também precisa de cuidados para funcionar da melhor maneira? Pois é, por isso, na hora de fazer a limpeza pesada do carro, faça a limpeza a seco do motor.
Ou seja, não use água para não correr risco de estragar alguma parte do carro. Afinal, existem vários detalhes e partes elétricas que podem se danificar com água nessa região.
Portanto, use um produto para limpeza adequado e utilize pincéis de detalhamento para limpar todas as superfícies. Claro, nunca exagere na quantidade e faça um processo cuidadoso.
Faça a limpeza pesada de veículo na Acquazero!
Agora você já sabe como fazer a limpeza pesada de veículo. Mas caso queira evitar todo esse trabalho, você pode simplesmente contratar uma empresa especializada, como a Acquazero.
A marca está no mercado há mais de dez anos, com soluções de estética automotiva. Logo, vai ser mais simples ter seu carro limpo e conservado, com a ajuda de profissionais treinados.
Além disso, saiba que a Acquazero trabalha com procedimentos sustentáveis, realizados com métodos modernos. Logo, cada serviço leva produtos biodegradáveis e pouca quantidade de água.
Então, você pode ter total comodidade e contar com resultados superiores para manter seu carro em bom estado. Para isso, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.
Normalmente, a higienização interna e externa, limpeza do motor e dos filtros do veículo. O objetivo é eliminar até 99% dos germes.
Depende! Para saber mais, consulte a unidade Acquazero mais perto de você.
É uma limpeza minuciosa que inclui partes do veículo que são de difícil acesso e podem acumular sujeira e poeira.