1. Escolha os produtos adequados
No mercado, há diversos produtos de limpeza que você pode escolher para fazer o trabalho.
De sabão comum a silicone para plástico de moto, passando por revitalizador de plástico automotivo, a maioria funciona bem.
Mas tenha cuidado com o que passar nas partes plásticas do veículo. Não use ceras, desengraxantes ou algo parecido.
Normalmente, esses produtos são usados para se livrar de detritos e sujeira no metal, mas podem danificar os plásticos.
Há também os produtos específicos para o polimento de plásticos. Mesmo assim, você pode realizar o trabalho com um lustrador regular de carro.
2. Enxágue os plásticos
Comece a limpeza usando um jato d’água para tirar os amontoados de sujeira e a lama da superfície. Para isso, a ferramenta mais eficiente é uma mangueira de alta pressão.
Faça esse enxágue apenas quando os metais estiverem frios, especialmente os escapamentos e o motor. Caso contrário, o seu composto de limpeza seca e a água evapora com facilidade.
O ideal é que a moto esteja em suportes, isso é, sem nenhuma das rodas tocando o chão. Dessa forma, você alcança facilmente as partes mais escondidas, o que te ajuda na limpeza das partes plásticas da moto.
Assim que os plásticos estiverem encharcados e livres de acúmulo de sujeira, você poderá aplicar o limpador.
3. Aplique o produto para a limpeza das partes plásticas da moto
Depois de borrifar ou aplicar diretamente o limpador no plástico, esfregue com um pincel automotivo ou toalha. Dessa maneira, você remove as manchas de sujeira remanescentes.
A seguir, deixe o produto descansar por cerca de cinco minutos, para que possa agir. Passado esse tempo, use a mangueira novamente.
4. Enxugue a moto
Embora o plástico pareça limpo, está encharcado. Então, você precisa secar. Não use pistola de ar quente ou secador de cabelo, pois o calor artificial pode danificar o plástico.
Em vez disso, use uma toalha seca para cada peça de plástico e tire o máximo de umidade possível. Isso deve evitar qualquer acúmulo indesejado de marcas de água e corrosão.
5. Faça o polimento
Aplique o produto polidor em todas as partes de plástico, mas não em inscrições, parafusos, guarnições e fendas. Isso pode fazer com que a cera ou líquido entre nesses espaços e deixem uma aparência estranha.
Para evitar que isso ocorra, use um pulverizador e uma toalha macia na aplicação.
Siga as instruções do produto utilizado no polimento. Alguns orientam esperar a cera secar, para depois esfregar. Outros dirão para você esfregar diretamente o líquido e deixá-lo assentar.
Como tirar arranhões do plástico da moto?
Se o plástico da sua motocicleta está danificado, saiba que é possível remover os riscos dos painéis laterais, para-lama e carenagem.
Assim, comece limpando a área arranhada e deixando-a secar. Depois, aqueça o local com secador de cabelo. Em seguida, use uma lixa fina.
Continue repetindo o processo, alternando entre o aquecimento e o lixamento das áreas arranhadas, conforme for necessário. Isso deve cobrir os arranhões e torná-los invisíveis.
Você também pode remover os riscos com um removedor de plástico ou um polidor de metal multiuso.
Para remover arranhões superficiais, você pode usar tinta plástica ou esfregar uma leve camada de cera de vela no local.
Também dá para usar um removedor de arranhões comercial específico, esfregar com uma borracha ou polir com pasta para faróis automotivos.
Esses produtos são solventes suaves e podem ser usados para polir superfícies de plástico. Eles vão fundir suavemente e apagar arranhões, cobrindo e selando as marcas indesejadas.
Todos esses métodos são rápidos, baratos e fáceis. Porém, só funcionam para arranhões não muito profundos. Para casos mais graves, o jeito é mesmo substituir a peça.
Veja como recuperar partes plásticas ressecadas
Saiba ainda que tem como tirar o esbranquiçado do plástico da moto. Primeiramente, os compostos de polimento de plástico, condicionadores e polidores precisam de uma superfície limpa para funcionarem.
Portanto, lave bem o plástico danificado, usando detergente líquido dissolvido em água quente. Limpe a superfície com um pano de algodão e deixe secar antes de dar continuidade ao trabalho.
Então, para recuperar o plástico esbranquiçado, aplique um condicionador próprio para o material, fazendo movimentos circulares com um pano de algodão.
Feito isso, deixe secando por, pelo menos, duas horas. Passado esse tempo, examine novamente as superfícies danificadas quanto ao embaçamento e microfissuras. Se julgar necessário, repita o procedimento nessas áreas.
Depois, aplique um polidor de plástico na superfície que você acabou de condicionar, usando um pano de algodão.
Você pode concluir o procedimento aí. Mas se ainda houver algum arranhão visível, prossiga para a próxima etapa. Assim, aplique um composto de polimento de plástico com um pano de algodão.
No mercado, há dois tipos de compostos de polimento de plástico: um para arranhões profundos e outro para os leves. As fissuras causadas pelo sol podem ser reparadas com um removedor de riscos leve.
Limpe com movimentos circulares, em vez de mover o pano para frente e para trás paralelamente ao arranhão. Isso evita a criação de uma depressão ou corte na superfície que está sendo polida.
Assim que os arranhões forem removidos, limpe a área com um pano de algodão limpo.
Por fim, aplique novamente o polidor de plástico. Pulverize o produto levemente sobre a superfície, o suficiente para deixar uma camada fina na área danificada.
Esfregue o esmalte até obter um acabamento brilhante e uniforme. Limpe a área danificada uma última vez para concluir o projeto.
Por que é importante fazer a limpeza das partes plásticas da moto?
Pode acreditar: não importa o quanto funcionem bem as peças da sua moto. Se essas partes tiverem uma aparência ruim, será a única coisa que você vai notar ao olhar para ela.
Claro, você ainda vai sujar muito a sua moto. Porém, lembre-se de que, ao manter conservadas todas as partes de qualquer veículo, você consegue garantir um bom preço na hora da revenda.
Por isso, é importante proteger o seu investimento. Você pode revitalizar o plástico automotivo de modo caseiro, embora o ideal seja contar com a ajuda de um serviço especializado.
O vídeo abaixo mostra como recuperar e preservar as peças plásticas no exterior dos carros de forma profissional. Mas o serviço não difere muito do que pode ser feito em outros veículos.
Interessante, não é?
Então, se você procura uma solução profissional, entre em contato com a gente. Ao baixar o aplicativo ou entrar no e-commerce, você consegue encontrar um serviço perto de você.
Para isso, basta digitar o seu endereço e os detalhes do serviço desejado. Depois, preencha o dia e a hora do seu atendimento e pronto, a limpeza das partes plásticas da sua moto está agendada!