Da mesma forma, não adianta passar uma vassoura na casa uma vez por mês e achar que isso basta.
Móveis que passaram pela impermeabilização têm a vantagem de permitir uma limpeza mais rápida e fácil. Então, limpar um sofá impermeável pode ser considerado uma limpeza leve.
Como você viu, muita coisa pode variar. Por isso, o ideal é que você faça um cronograma de todas as tarefas que a sua casa precisa.
Para que isso funcione, é preciso que essas atividades estejam inclusas em um horário que faça sentido para a sua realidade. De nada adianta ter metas que você sabe que não vai conseguir cumprir.
Quando é melhor fazer uma limpeza leve?
A melhor maneira de descrever a limpeza leve é que ela consiste no conjunto de tarefas que você realiza regularmente. Essa é a nossa famosa faxina.
Logo, a limpeza leve é o que a maioria das pessoas faz todos os dias ou semana. São hábitos para manter a casa em ordem sem tomar muito do seu tempo.
Normalmente, a melhor hora para fazê-la é ao final do dia ou no fim de semana. Entre essas tarefas simples, está incluso não apenas varrer e aspirar o chão, mas também fazer uma limpeza com água e sabão.
Também é preciso limpar superfícies como as bancadas, portas de armários, geladeira, fogão e aparelhos eletrodomésticos. A limpeza do banheiro deve incluir a pia, o espelho, o box e o vaso sanitário.
Esse tipo de limpeza é essencial para conservar um nível de organização. Além disso, você mantém várias ameaças à saúde longe da sua casa.
Por isso, não largue roupas penduradas no varal e lembre-se de esvaziar todas as lixeiras da casa.
Também não deixe vasilhas e louças na pia e perceba se não tem nada estragado na geladeira ou algum cheiro estranho pela casa.
Embora seja superficial, a limpeza leve é essencial para evitar microrganismos nocivos à saúde, mofo e insetos. Esses são elementos que aumentam os riscos de contaminação.
Sem que você perceba, esses agentes podem ser a causa de irritação e coceira na pele e nos olhos. Além disso, algumas pessoas podem ter lacrimejamento, espirros, tosses e nariz entupido.
Se alguém da sua família sofrer de alergia, asma ou outro problema respiratório, seu estado de saúde pode se agravar. Portanto, é bom que você mantenha um nível de limpeza em casa.
Entenda quando uma limpeza geral é necessária
O que diferencia uma limpeza leve e uma limpeza geral é que essa última elimina pó e outros resíduos, mas não só isso. São tipos de higienização no qual o foco é acabar com as sujeiras mais escondidas em sua casa.
A limpeza geral envolve eliminar a sujeira que se acumula atrás de itens pesados, como a máquina de lavar e o fogão.
Na verdade, esse tipo de limpeza inclui até mesmo limpar o forno por dentro. Também considera torneiras, chuveiros, dentro dos armários e embaixo das pias da cozinha e dos banheiros.
Além disso, a limpeza pesada deve remover gordura e outras sujeiras que estejam incrustadas nos azulejos da cozinha e do banheiro.
A limpeza geral também envolve todos os cantos e quinas das paredes, bem como nas frestas das portas e janelas. Afinal, é lá que os insetos colocam seus ovos e as aranhas fazem suas teias.
Assim, o serviço abrange áreas que normalmente não são cobertas por uma limpeza regular.
Em locais que precisam ter um ambiente esterilizado, como consultórios médicos, esse tipo de limpeza deve ser mais frequente.
Seja na limpeza leve ou em uma limpeza geral, seus móveis estofados e revestidos de tecido não podem ficar de fora.
Sendo assim, é preciso cuidar dos sofás, poltronas, cortinas, colchões, tapetes, carpetes, almofadas, travesseiros e superfícies de couro. Isso nos leva ao próximo tópico.
Quando é necessário solicitar ajuda profissional?
Se o que você deseja é um resultado eficaz, considere chamar uma empresa especializada em serviços de limpeza de ambientes.
Em média, é recomendado que você solicite esse tipo de serviço uma vez a cada seis meses. Mas alguns fatores podem fazer esse prazo variar.
Por exemplo, se você tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, a frequência deve ser maior. O mesmo ocorre se a sua casa fica em uma região que costuma receber muita poeira.
Nesse caso, dê preferência para um serviço que use o método a seco. A limpeza a seco é uma forma de higienização profunda dos seus móveis estofados e de tecido sem desperdiçar água.
Logo, o serviço é feito sem deixar resíduos ou umidade no local. Com isso, não há risco que o procedimento cause a proliferação de ácaros, mofo e bactérias.
Também não existe o problema de fazer sujeira em volta. Além disso, você pode voltar a usar o seu móvel pouco tempo depois da limpeza.
Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de tratamento é a Acquazero. A rede possui mais de 400 unidades, espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.
Para saber qual delas é mais perto de você, entre no site ou baixe o aplicativo da marca. Depois, é só digitar o seu endereço, os detalhes do serviço, o dia e a hora do atendimento e pronto, já está agendado!
A solução profissional é um serviço mais completo e com resultados mais satisfatórios do que uma limpeza leve e uma limpeza geral. Experimente!