Vale ressaltar que o método consiste em uma solução de água e cera, que juntas conseguem criar uma superfície capaz de remover as impurezas, facilitar a passagem do pano sobre a carroceria e reduzir as possibilidades de alguma partícula se fixar nos poros da estrutura por algumas horas.
Lavagem a seco
O primeiro método mais comum que você irá encontrar em lojas especializadas nesse tipo de lavagem, é procedimento a seco.
Apesar de ter esse nome, ela utiliza uma pequena quantidade de uso de água para fazer o procedimento.
A diferença nesse caso, é que não são utilizados baldes, mangueiras de alta pressão ou qualquer dispositivo comum para fazer uma limpeza.
Ou seja, nesse procedimento, é utilizado um borrifador com a solução. Com isso, é possível aplicar sobre a superfície que deseja limpar e passar uma flanela para remover as impurezas por completo.
Por mais que pareça algo simples, o serviço é tão eficaz quanto a tradicional água e sabão.
Além disso, uma das grandes vantagens desse formato de limpeza ecológica automotiva, está no brilho mais intenso que ela deixa o seu veículo após finalizar.
Afinal, com o produto químico utilizado, que vale destacar não agride o meio ambiente, a aparência fica mais chamativa.
Lavagem a vapor
Já a lavagem a vapor possui algumas características bem definidas. Por causa da sua finalidade de utilizar a água vaporizada, essa limpeza é indicada para a parte interna do veículo.
Dessa forma, o procedimento consegue eliminar as manchas mais profundas do estofado ou qualquer outro tipo de sujeira sobre superfícies.
Nesse caso, é utilizado uma máquina com uma pequena quantidade de água. Dentro do maquinário, o líquido é submetido a uma pressão causada pelo ar comprimido.
Por causa disso, o vapor é expelido e está pronto para ser utilizado para o processo. Junto com a água, também é misturado produtos utilizados químicos específicos.
Além disso, por mais que pareça adequado apenas para as partes internas do veículo, a lavagem a vapor pode ser utilizada na carroceria. Porém, a sua eficiência não é tão boa quanto ao processo citado anteriormente.
Esse serviço é mais aconselhável para limpezas mais de difícil acesso, como pequenas peças específicas, motor etc.
Descubra como fazer a limpeza ecológica automotiva em casa
A limpeza ecológica automotiva para ser feita em casa só é possível se for o formato a seco. Isso porque quando se trata do procedimento a vapor, é necessário ter o equipamento específico para realizar o trabalho.
Além de ser aconselhável ser feita por profissionais para que obtenha o melhor resultado.
Porém, para fazer a lavagem a seco é necessário um pequeno investimento, mas com a economia de água que irá gerar, certamente irá valer a pena.
Antes de iniciar o processo, é necessário adquirir um kit específico ou montar o seu. Dentro dele, é preciso que tenha alguns itens que podem ser encontrados em sua casa. Vamos a lista:
- cera para lavagem a seco voltada para lataria do carro;
- borrifador de compressão;
- pincel para acabamento de pneus e detalhes externos;
- flanela ou panos de microfibra;
- solução voltada para limpeza de vidros;
- desengraxante para rodas e pneus.
Com esse kit, você está pronto para iniciar a sua lavagem ecológica. A seguir, as próximas etapas são bem simples.
O primeiro passo é fazer a dissolução da água com a cera específica. É bem importante seguir as quantidades específicas indicado pelo fabricante. Se colocar menos ou mais que o indicado, pode não entregar o brilho desejado.
Em seguida, coloque ela no borrifador e espalhe pelo carro. Aqui, o ideal é aplicar em pequenas partes inicialmente para que você tenha um controle maior sobre onde está limpando e não ter a chance da mistura secar.
Faça movimentos leves com a flanela de microfibra, sem muita força para não riscar o carro com a sujeira.
A seguir, separamos um vídeo explicativo sobre todo o processo e como utilizar os demais itens da sua lista, como o pincel, a solução para limpar o vidro e o desengraxante para rodas e pneus. Confira abaixo.
Quais as vantagens desse método?
Como é de se imaginar até aqui, realizar a limpeza ecológica automotiva traz algumas vantagens diferenciadas quando comparamos com o método tradicional.
O primeiro, com certeza é quanto a economia de água. Se estima que um lava-jato tradicional consuma, em média, mais de 300 litros de água por carro.
Esse consumo não é muito distante da quantidade gasta nas limpezas feitas em casa. Por outro lado, para que uma empresa especializada em lavagem a seco possa chegar no gasto de um lava jato tradicional, será preciso lavar aproximadamente mil carros.
Isso acontece porque é possível fazer a limpeza ecológica com apenas 300 ml de água.
Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) aconselha que cada pessoa utilize apenas 100 litros de água por dia. Logo, podemos observar as vantagens desse tipo de procedimento, seja feito por profissionais ou em casa.
Caso opte por fazer sozinho, a economia vai aparecer na sua conta de água, o que acaba justificando o investimento no kit.
Por fim, outra vantagem de contar com essa lavagem mais sustentável, é a possibilidade de ter outros serviços para complementar o trabalho, gastando praticamente o mesmo tempo que teria em uma lava jato convencional.
Ou seja, é possível contratar polimento, cristalização de vidro, higienização de ar-condicionado etc.
Com isso, o seu carro fica com aspecto muito mais atrativo do que com os procedimentos tradicionais.
Todos os mercados estão em constante desenvolvimento para encontrar maneiras mais em conta e práticas de fazer trabalhos que antes exigiam muito tempo ou disposição de quem executa.
Gostou do nosso conteúdo sobre a limpeza ecológica automotiva e deseja aprender mais sobre outros procedimentos? Continue a leitura em nosso blog e fique por dentro de diversos serviços práticos para seu carro.