Limpeza e higienização de estofados: como fazer de forma correta? É importante?

Limpeza e higienização de estofados: como fazer de forma correta? É importante?

Quer descobrir como fazer a limpeza e higienização de estofados? Reunimos as melhores dicas para você manter seus móveis limpos. 

Os estofados precisam de atenção especial para se manterem limpos. Então, para evitar qualquer dano é ideal entender qual o melhor processo de limpeza. 

Por isso, nesse conteúdo, explicamos tudo sobre a limpeza e higienização e trouxemos um passo a passo para você realizar os serviços em casa. Confira!

Qual a diferença entre limpeza e higienização de estofados?

Antes de entender como fazer a limpeza e higienização de estofados é interessante que você compreenda as diferenças entre esses processos. Por mais que sejam bem parecidos, existem pontos bem distintos no método e também nos resultados. 

Isso porque, em uma limpeza temos um processo mais superficial, já que ela é capaz de retirar as poeiras e sujidades que estão em uma camada mais externa do móvel. Ou seja, ela é aquela etapa inicial que irá retirar as sujeiras mais aparentes.

Por outro lado, a higienização é um serviço que tem uma ação ainda mais potente, pois é capaz de alcançar até as camadas mais profundas do móvel. Dessa forma, remove-se as sujeiras superficiais e aquelas que estão mais escondidas. 

Advertisement

Logo, em muitos casos, a higienização consegue ser ainda mais eficaz para eliminar microrganismos. Por mais que não percebamos, vários tipos de ácaros, fungos e bactérias se escondem entre as fibras dos estofados. 

Ao mesmo tempo, se considerarmos o procedimento, podem haver diferenças, uma vez que a lavagem, geralmente, é feita com a ajuda de água e sabão. Portanto, é normal que o sofá demore mais tempo para secar. 

Mas no caso da higienização, o processo tende a gastar menos água e com produtos que sejam ainda mais fortes para combater agentes infecciosos.

Devo fazer a limpeza e a higienização do estofado?

Foto de um sofá branco com almofadas e livros ao fundo. Imagem ilustrativa para o texto limpeza e higienização de estofados.
Procure sempre pelos serviços adequados para o estado do seu estofado.

Agora que você sabe a diferença entre a limpeza e a higienização de estofados, pode ser que tenha dúvidas sobre qual desses processo realizar. Pois saiba que eles se complementam. 

Ou seja, você pode fazer ambos caso queira sofás e estofados bem limpos. Afinal de contas, como dissemos, eles possuem efeitos bem diferentes e juntos eles podem manter as peças bem cuidadas. 

Como a limpeza de estofados é um método que retira toda aquela sujidade superficial, ela irá contribuir para que o seu móvel fique mais limpo. Por meio dela é possível tirar poeira, manchas mais leves e tratar todo o aspecto do estofado. 

Além disso, temos a higienização de estofados que realiza um processo mais profundo, e que consegue eliminar até os ácaros e bactérias escondidos na peça. 

Dessa forma, podemos perceber que, enquanto um realiza uma limpeza no exterior o outro pode alcançar as partes mais escondidas e que ainda abrigam sujeiras. Portanto, você pode escolher aquele que melhor se encaixa na sua demanda. 

Dependendo do estado do sofá, pode ser que a higienização seja necessária, ou se ele não estiver tão sujo, apenas a limpeza será o suficiente. 

Ainda, você pode optar por realizar os dois processos para garantir um resultado superior. Isso porque, a limpeza irá preparar o móvel, tirando a primeira camada de sujeira, enquanto a higienização irá garantir que todo o estofado fique livre de sujidades. 

Motivos para cuidar dos estofados de casa

Além de conhecer as diferenças entre a limpeza e higienização de estofados, você precisa entender como é importante realizar processos como esse de forma regular. 

Quando você tem um sofá, poltrona, cadeira ou qualquer outro tipo de estofado em casa, você provavelmente já deve ter reparado em alguma sujeira acumulada nessas peças. 

Além de poeiras, manchas de alimentos e bebidas podem deixar a peça encardida e com péssima aparência. E com o uso frequente é bem comum que o nível de sujeira seja maior, o que aumenta a necessidade de limpezas regulares. 

Porém, como já mencionamos, vários microrganismos podem se esconder entre as fibras de peças sujas. Com a umidade, poeira, restos de alimentos e afins, o ambiente se torna propício para o aparecimento de bactérias, ácaros, fungos, entre outros. 

O problema é que todos esses agentes infecciosos são os grandes responsáveis por alergias na pele, olhos e até em crises de problemas respiratórios, como asma e bronquite. Então, manter as peças limpas é essencial para sua saúde e proteção.

A Acquazero é uma empresa especializada em limpeza ecológica, no catálogo dela você encontra várias opções de serviços residenciais, com métodos inovadores. E tudo com métodos sustentáveis. 

Sendo assim, a marca oferece a higienização de estofados que é um processo completo, feito com produtos próprios para a peça. Com ele, até as sujeiras mais escondidas são eliminadas e o tecido recebe um tratamento adequado. 

No vídeo a seguir entenda melhor como o atendimento da Acquazero funciona. Assista!

Passos para fazer a limpeza de estofado

Depois de tantas informações sobre a limpeza e higienização de estofados, trouxemos agora um passo a passo que vai lhe ajudar nesse momento. 

Desse modo, se você quer fazer a limpeza do sofá, separamos uma dica caseira que pode ser bem útil. Porém, antes de realizar qualquer processo, verifique as instruções de limpeza na etiqueta do produto. 

Porque determinadas soluções podem não ser indicadas para o material e, nesse caso, o próprio fabricante dará informações. Por isso, confira a etiqueta antes e se atente-se às etapas a seguir. 

Comece pela aspiração 

A primeira parte de uma boa limpeza é o momento que você irá retirar toda a poeira e pequenos detritos acumulados em cima da peça. 

Para isso, pegue um aspirador e faça um movimento cuidadoso para retirar até as sujidades nos cantos mais escondidos. Se preciso, repita o processo mais de uma vez, para garantir que nada fique para trás. 

Quando a peça estiver totalmente limpa, é hora de preparar uma misturinha caseira e seguir a próxima etapa. 

Faça uma limpeza completa

Com a peça toda aspirada, vamos começar a parte da limpeza. Para isso, você pode usar água morna e detergente neutro, ou seja, um produto normal que você provavelmente já tem em casa. 

Embora seja uma solução simples, é uma das alternativas mais seguras para fazer uma limpeza satisfatória. Inclusive, é uma opção adequada para a maioria dos tecidos. 

Sendo assim, faça a mistura e coloque em um borrifador. Com a ajuda desta ferramenta, você evitará molhar o móvel em excesso e os problemas para secar depois. 

Portanto, aplique a solução pelo estofado e use uma escova de cerdas macias para esfregar.  Depois passe um pano seco e deixe o móvel em um ambiente bem arejado para secar completamente. 

Dicas para fazer a higienização de estofado

Foto de um sofá cinza com uma almofada em cima. Imagem ilustrativa para o texto limpeza e higienização de estofados.
Faça a higienização para manter seu móvel protegido.

Já no caso da higienização é sempre recomendado procurar uma empresa especializada, já que assim você terá produtos e métodos certos para garantir bons resultados. 

Mas também temos um método caseiro que pode ser de grande ajuda para que você mantenha seu móvel mais limpo. 

Retire as sujidades maiores 

Na dica anterior, mostramos que é preciso tirar toda a poeira e pequenos detritos que ficam na camada superior do móvel. Assim, é possível seguir com a limpeza e garantir que a peça fique livre de toda a sujeira. 

Portanto, na hora de fazer a higienização, lembre-se de aspirar o móvel para retirar qualquer sujidade que está nas camadas superiores. Em seguida, você pode passar para a higienização em si. 

Use uma solução para a limpeza

Agora é o momento da higienização. Sendo assim, vamos usar alguns ingredientes caseiros que são bem potentes, como álcool, vinagre e bicarbonato. Além de retirar manchas, essas substâncias ajudam a desinfetar a peça. 

Dessa forma, pegue um litro de água, 150 ml de álcool, 100 ml de vinagre branco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de amaciante. 

Misture todos os ingredientes e coloque em um borrifador. Em seguida, aplique pelo estofado e esfregue com uma escova de cerdas macias. Mas claro, faça tudo com cuidado para não danificar a peça. 

Por fim, use um pano macio para retirar os restos de produtos e sujeiras e deixe o estofado secar em um ambiente arejado. 

Viu como é fácil fazer a limpeza e higienização de estofados? Não se esqueça que a limpeza profissional é essencial e com ela, você terá resultados melhores. 

Com a Acquazero, você tem total conforto ao deixar sua peça nas mãos de profissionais. 

Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.