Para se ter ideia, quando existe muita sujeira acumulada nessa peça, a passagem de ar fica obstruída. Como consequência, o motor terá que se esforçar ainda mais para funcionar e para isso o gasto de combustível é maior.
Dessa forma, não só o consumo será maior, como o próprio rendimento do carro pode ficar comprometido.
Então, não podemos esquecer que ao evitar a passagem de sujeiras para o interior do veículo, todo o ambiente interno fica mais protegido. Esse é um fator que contribui diretamente para o nosso bem-estar ao usar o carro.
Como limpar o filtro de ar do carro?
Depois de entender a importância da limpeza do filtro de ar do carro, você sabe que é preciso ficar de olho nessa peça e mantê-la bem cuidada.
Sendo assim, durante os momentos de higienização e conservação do veículo, não deixe de verificar a situação e realizar a limpeza sempre que necessário.
Logo, para que você aprenda a fazer uma limpeza em casa, separamos um passo a passo a seguir que pode ser útil. Acompanhe!
Retire as sujeiras mais superficiais
Para começar a limpeza do filtro de ar do carro, você deve, primeiramente, localizar a peça no seu automóvel. Como isso pode variar de acordo com cada modelo, procure informações no manual do veículo.
Depois de encontrar o filtro, retire-o com cuidado e coloque em uma superfície limpa. Neste momento, vamos remover as sujidades e poeiras mais superficiais.
Portanto, pegue um pincel limpo e de cerdas macias para fazer o processo. Comece a pincelar toda a superfície para tirar todo o pó e detritos que estiverem por cima do filtro.
Por fim, quando você notar que já retirou o máximo de sujeira possível é hora de passar para a próxima etapa.
Use produtos específicos
A etapa seguinte para a limpeza do filtro de ar do carro depende de produtos específicos para higienizar. Ou seja, você deve procurar por produtos em uma loja especializada em estética automotiva.
Em locais assim, você encontra um detergente próprio para a limpeza do filtro de ar. Em seguida, é só seguir as instruções de uso na embalagem.
Mas de modo geral, esse tipo de produto pode vir no formato de spray, o que é fácil de usar. Após deixar agir por alguns minutos, você deve enxaguar com cuidado.
Porém, sempre tome cuidado com o material e evite fortes jatos de água que podem danificar a peça. Por fim, tire o excesso de água e deixe que a peça seque em um local limpo e arejado.
Após toda a limpeza, você também pode usar produtos para a conservação da peça, esse é o caso dos óleos lubrificantes. Assim, você também encontra o óleo próprio para o filtro e pode aplicar quando ele estiver limpo.
Desse modo, você deve seguir as instruções de uso, mas o método consiste basicamente em aplicar o produto pelos dutos e deixar agir.
Se preciso, troque o filtro
Outro detalhe que você precisa ficar atento quanto a limpeza do filtro de ar do carro, é que ela nem sempre é suficiente. Isso porque, com o passar do tempo, o filtro tende a se desgastar e nem a higienização é suficiente.
Sendo assim, ao notar o estado da peça e ao perceber que mesmo limpo o filtro não está em boas condições, você deve trocá-lo. Os filtros não costumam ser caros, assim, você só deve substituir a peça.
Saiba quando limpar o filtro automotivo
Uma dúvida comum quando falamos sobre a limpeza do filtro de ar do carro, diz respeito sobre a periodicidade dessa higienização.
De modo geral, a recomendação é que essa limpeza seja feita de seis em seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, esse período pode variar. Afinal de contas, o uso do veículo e os locais nos quais ele transita podem afetar o estado da peça.
Por exemplo, em centros urbanos mais poluídos é normal que essas peças não fiquem tão conservadas. Como resultado, os cuidados devem ser feitos em intervalos de períodos menores.
Ou seja, é fundamental que você verifique o filtro de forma periódica para sempre ter noção de como está seu estado e quando será preciso limpá-lo.
Atenção: filtro de ar é diferente de ar-condicionado!
Ao falar da limpeza do filtro de ar do carro, é importante que você entenda que estamos falando do filtro do motor e não do ar-condicionado. Embora executem a mesma função, são duas peças distintas.
Para começar, o filtro de ar do motor, tem como função evitar que sujidades e impurezas entrem na câmara de combustão do veículo. Ou seja, ele irá garantir que apenas o ar limpo chegue até o motor.
Ao mesmo tempo, temos o filtro do ar-condicionado, que está diretamente ligado com o sistema de circulação de ar dentro do veículo. Logo, a função dele também é impedir que impurezas circulem pelo ambiente.
Desse modo, esse filtro precisa de cuidados, uma vez que, com o acúmulo de sujidades, o próprio aparelho de ar pode ter dificuldades de funcionar. E claro, poeiras, sujidades e microrganismos podem prejudicar a saúde de quem usa o carro.
Portanto, manter os dois filtros bem cuidados é de extrema importância. No caso do ar-condicionado automotivo, você encontra vários processos próprios para a higienização.
A Acquazero, por exemplo, é uma empresa especializada em estética automotiva e oferece várias soluções ideais para a limpeza e conservação dos carros. Nela, você encontra a higienização do ar-condicionado e a oxi-sanitização.
Em ambos os casos, além de produtos específicos, os profissionais capacitados são responsáveis por cuidar do seu veículo.
Agora, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.