fbpx
Quais os cuidados a se tomar na limpeza de couro tingido?

Quais os cuidados a se tomar na limpeza de couro tingido?

Você sabia que a limpeza de couro tingido tem algumas particularidades em relação a uma feita no material sem tratamento? Descubra quais são as diferenças neste artigo.

Se você faz um retoque na tonalidade do revestimento de couro, é justamente porque não quer que o item perca a beleza. Porém, manter o aspecto do couro renovado requer cuidados regulares.

Mesmo assim, algumas pessoas têm receio de fazer uma higienização e deixar as peças de couro desbotadas ou manchadas. É esse o seu caso? Pois é isso que você vai aprender a evitar agora mesmo!

Como fazer a limpeza de couro tingido?

A seguir, veja qual é a forma correta de fazer a limpeza de couro tingido. Atente-se para cada uma das etapas e conserve o material adequadamente.

Escolha os produtos certos

Antes de começar o trabalho, verifique quais são as orientações de lavagem do fabricante.

Por exemplo, algumas peças não podem ser colocadas na máquina de lavar, enquanto outras sequer permitem o uso de água.

Advertisement

No caso de um sofá, essas indicações costumam ficar em uma etiqueta escondida na parte de dentro do móvel.

O mercado oferece produtos próprios para fazer a limpeza do couro tingido. Inclusive, há produtos específicos para cada cor.

Mesmo assim, você pode fazer uma solução caseira. Para isso, separe os itens que vai precisar.

Certifique-se de que tem tudo em casa: uma tigela, uma esponja limpa, dois panos de microfibra limpos, água, detergente neutro e vinagre branco.

Independentemente se você está usando um produto comercial ou uma solução caseira, faça um teste antes de aplicar um líquido sobre o couro.

Assim, aplique um pouco do produto em uma área pequena e discreta. Feito isso, aguarde alguns minutos e observe se há alguma reação.

Se não houver qualquer mudança na tonalidade ou na textura do material, prossiga. Caso haja, a parte testada ficará escondida e você poderá escolher outro produto que seja mais adequado.

Close do sofá de couro branco. Imagem do conteúdo sobre limpeza de couro tingido.
Antes de aplicar qualquer produto no couro, verifique as instruções de lavagem.

Passo a passo para limpar o couro tingido

Primeiramente, faça uma mistura contendo duas xícaras de água morna, uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de vinagre branco.

Em seguida, sature uma esponja limpa com a mistura que você fez e esfregue-a no couro. Feito isso, deixe a solução permear o couro por cerca de cinco minutos.

Depois, molhe a esponja na solução mais uma vez e enxugue novamente, até que você perceba que a sujeira está desaparecendo. Use pano úmido com um pouco de água fria e enxágue o couro.

Por fim, esfregue um pano seco e macio, com cuidado para não arranhar o couro. Se desejar, trate a área com um condicionador de couro, o que nos leva ao próximo tópico.

Cuidados para fazer o couro brilhar

O couro é desgastado com o uso do dia a dia. Porém, se a sua peça fica exposta à luz solar o dia inteiro, esse processo pode ser acelerado. Os raios solares podem fazer o óleo do couro evaporar.

Com isso, a superfície torna-se ressecada e rachada. Assim, além de ficar com o aspecto prejudicado, o material perde a maciez e pode começar a fazer barulhos irritantes a cada movimento.

Mas tenha cuidado com o couro que brilha muito, porque é sinal de sujeira no material, como suor, óleo corporal, poeira e pelos de animais.

Para que o couro volte a ter o brilho na intensidade natural, você deve fazer a hidratação. Logo, você pode até usar vaselinas, óleos de amêndoas ou hidratantes para a pele.

Mesmo assim, o ideal é que você use um condicionador desenvolvido especificamente para o material. Esses produtos usam óleos extraídos do próprio couro.

Sapatos de couro marrom. Imagem ilustrativa texto limpeza de couro tingido.
A hidratação ajuda a realçar o brilho natural do couro.

Depois da limpeza do couro tingido, use um pano de microfibra e espalhe o hidratante na superfície, fazendo movimentos circulares.

Procure distribuir o condicionador de maneira uniforme. Dessa forma, você evita manchas na superfície. Por isso, é necessário retirar o excesso do produto, principalmente se o couro for perfurado.

Ao hidratar o couro, o pH da superfície é equilibrado. Isso faz com que o material tenha de volta o conforto e a beleza, além de ficar livre de rangidos.

Saiba como limpar sofá de couro

Acima, você viu dicas importantes para limpar móveis, roupas, forros e assentos automotivos revestidos de couro. No caso, essas orientações servem para todo tipo de couro, tingido ou não.

Você também pode usar outras soluções, como sabão de coco dissolvido em água. Porém, tenha um cuidado extra com os itens estofados. Embora pareça, o couro não é 100% impermeável.

Como o couro é um material natural, também é poroso. Então ele sempre absorve uma parte dos elementos líquidos e pastosos que pingam sobre a superfície.

Desse modo, a substância pode encontrar uma forma de atingir o interior do estofamento. E como resultado, isso pode manchar o couro e até mesmo criar um terreno favorável à proliferação de microrganismos e mofo.

Portanto, ao fazer a limpeza, certifique-se de que não está deixando a superfície encharcada.

Se você não tem segurança para realizar o procedimento ou procura uma solução mais eficaz, chame um serviço especializado.

Os profissionais são experientes e utilizam produtos desenvolvidos especialmente para o tratamento do estofado. Assim, é possível entregar o móvel da melhor forma possível.

Mão com luva azul passando um tecido macio em um banco de couro cinza. Ilustração do texto sobre limpeza de couro tingido.
O serviço profissional usa produtos adequados e deixa seus itens de couro no melhor estado possível.

Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de serviço é a Acquazero. A rede tem mais de 400 unidades, espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Além de higienizar e impermeabilizar os seus móveis, a empresa tem soluções de estética automotiva. Então, para qualquer serviço oferecido pela marca, entre no site ou baixe o aplicativo.

Neles, digite o seu endereço e encontre a unidade mais próxima. Depois, é só selecionar os detalhes, bem como o dia e a hora do seu atendimento e pronto! A limpeza de couro tingido nunca foi tão fácil!