fbpx
Como fazer a limpeza de carpetes? Veja passo a passo simples

Como fazer a limpeza de carpetes? Veja passo a passo simples

Tem dúvidas sobre como fazer a limpeza de carpetes? Então, confira agora nossas dicas e faça um processo fácil e completo para ter peças limpas. 

Manter o carpete limpo pode não ser tarefa fácil, principalmente, dependendo do uso das peças e do local onde elas estão. Mas claro, para que elas permaneçam bonitas e em bom estado é fundamental investir na limpeza. 

Sendo assim, é ideal recorrer aos processos mais adequados para manter o carpete limpo e conservado. A seguir, reunimos algumas dicas de limpeza que vão ajudar você nos cuidados diários, sempre de forma segura. 

Como fazer para limpar o carpete?

Na hora de fazer a limpeza de carpetes, pode ser que surjam dúvidas sobre como fazer o processo e quais métodos seguir para conseguir bons resultados. 

Pois saiba que toda a limpeza pode ser ainda mais fácil do que você imagina, e ainda, é possível usar produtos e acessórios que você já possui em casa. 

Então, para começar, o aspirador de pó pode ser um grande aliado. Isso porque, você consegue retirar o máximo de sujeiras na peça e de forma bem prática. Logo, é possível eliminar poeiras, restos de comidas, pequenos detritos e mais. 

Advertisement

Assim, passe o aspirador por toda a peça e, se for necessário, repita o processo até deixá-lo mais limpo. Após essa etapa, você irá notar que a peça já está em melhores condições. Então, é hora de fazer a limpeza completa. 

Lembre-se que não é recomendado lavar a peça e deixá-la encharcada, pois a umidade poderá causar mofo futuramente. Portanto, busque por um meio mais controlado de limpeza. 

A primeira dica é usar bicarbonato de sódio. Polvilhe a substância pela peça, espere agir e depois retire tudo com o aspirador. Esse ingrediente ajuda a desprender as sujidades nas fibras do tecido e a tirar o mau cheiro.

Mas caso haja manchas na peça, aplique uma solução de água e vinagre branco. Em um balde de água, coloque três xícaras de vinagre, misture tudo e depois transfira a solução para um borrifador. 

Desse modo, aplique tudo de forma controlada, sem molhar em excesso. Se preciso, esfregue as manchas com uma escova de cerdas macias, finalize com um pano úmido e deixe secar. 

Quais produtos usar para limpar carpetes?

Foto de vários acessórios de limpeza, como luvas, esponjas e afins. Imagem ilustrativa para o texto limpeza de carpetes.
Use produtos adequados para o carpete durante a limpeza.

Agora você já sabe como fazer uma limpeza de carpetes completa. Mas da mesma forma, é preciso entender alguns cuidados básicos com a peça. Por isso, é importante saber o que usar e o que não usar durante a higienização. 

Sendo assim, existem alguns ingredientes caseiros que podem ser bem úteis para esses processos e que não causam danos na peça. Como dissemos, o bicarbonato de sódio e o vinagre branco são alguns deles. 

Além disso, você pode sempre optar por produtos específicos, como limpadores multiuso. Afinal, o uso de produtos corretos é uma forma de limpeza segura que trata as fibras do carpete de forma correta

Mas claro, durante a limpeza, dê preferência para escovas e panos macios que não danificam as peças. 

Do mesmo modo, evite qualquer tipo de produto que possa causar danos. Esse é o caso, por exemplo, de alvejantes, cloro e água sanitária, principalmente, aplicados de forma direta no material. Essas substâncias podem deixar manchas no carpete. 

Inclusive, como mencionamos, também não é recomendado usar muita água e encharcar a peça. Afinal de contas, um carpete pode demorar muito para secar e se qualquer parte permanecer úmida por mais tempo você poderá ter mais problemas. 

Fora o mofo que é muito danoso, a umidade facilita a proliferação de fungos, ácaros e bactérias que são prejudiciais para sua saúde

Como limpar carpete profissionalmente?

Depois de aprender a fazer limpeza de carpetes, pode ser que você tenha interesse em um método profissional. Assim, a dica é procurar a Acquazero. 

A Acquazero é uma empresa especializada em limpeza ecológica, sendo a maior franquia do ramo no mundo. Dessa forma, ela conta com métodos sustentáveis e de qualidade que oferecem limpezas completas. 

Os processos da marca são feitos com produtos biodegradáveis e quantidades mínimas de água. Além disso, os técnicos usam equipamentos modernos que garantem uma limpeza profunda. 

Com isso, é possível se livrar não só de poeiras e sujidades superficiais, como também de microrganismos em camadas escondidas da peça. E claro, tudo de forma segura. 

O profissional da Acquazero aplica uma solução com produtos específicos para o carpete, faz a limpeza e depois retira tudo com a ajuda de um aspirador de alta sucção. Por isso, os resultados são superiores. 

No vídeo a seguir, você confere melhor como funciona o serviço e o atendimento da Acquazero. Assista!

Inclusive, você pode agendar o atendimento de forma fácil, clicando no botão abaixo ou pelo aplicativo da marca

Quando fazer limpeza do carpete?

Outro detalhe que pode causar dúvidas sobre a limpeza de carpetes é a periodicidade. Ou seja, quando fazer essa higienização? 

Assim, saiba que o ideal é fazer uma aspiração semanal para evitar o acúmulo de poeiras e outras sujidades. Como o aspirador é bem fácil de usar, você pode encaixar o processo na sua rotina de limpeza. 

Ao mesmo tempo, fique de olho no estado da peça, para saber quando será necessário fazer uma higienização mais completa, como ensinamos. Dependendo do local em que está o carpete e o uso, pode ser que você precise fazer com mais frequência. 

Portanto, o ideal é não deixar acumular muita sujidade, já que essas limpezas preventivas ajudam a manter a peça mais conservada. Já em casos de acidentes com líquidos e outras substâncias, procure limpar o mais rápido possível para diminuir os efeitos negativos.

Porém, é essencial uma limpeza profissional para garantir uma higienização completa. Então, contrate um serviço de empresas especializadas a cada seis meses. 

Dessa forma, você terá certeza que seu carpete estará completamente higienizado, livre de agentes infecciosos e sujeiras. Esse tipo de serviço também trata as fibras da peça e ajuda a aumentar a vida útil do carpete. 

Viu que a limpeza de carpetes não é algo complicado? Além disso, você já sabe quais produtos usar e como um processo profissional também é importante. 

Com a ajuda da Acquazero você tem ainda mais facilidade para manter toda a sua casa protegida e mais limpa. Além da higienização para carpetes, no catálogo da marca você também encontra a limpeza de sofás, colchões e outras peças.

Agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.