Fazer a limpeza de bancos de carros é primordial para que você consiga manter o bom cheiro e seu veículo longe de ácaros, bactérias, vírus e fungos. Dessa forma, evita que doenças possam proliferar, deixando a sua experiência dentro do automóvel muito mais agradável.
Vale destacar que por mais inocente que esses microrganismos possam parecer, eles podem causar diversos problemas respiratórios, como alergias e outros tipos de complicações, colocando a vida do motorista e seus caronas em risco.
Além disso, um banco sempre limpo favorece até na hora de revender o carro. Uma vez que irá manter a estrutura muito bem conservada, sem manchas e mau cheiro – sem contar que serve como uma avaliação do zelo do dono.
Saiba como limpar o banco do carro
Dessa forma, para que você consiga fazer a limpeza de bancos de carros é necessário que conheça muito bem o material no qual ele é revestido.
Afinal, todo estofamento tem um processo de higienização diferente. Por exemplo, o tecido é muito mais resistente a produtos do que o couro.
Assim, caso você aplique alguma solução muito agressiva para o couro, ele pode acabar ressecando, rachando, rasgando etc. Sem contar na perda do vida útill do material, situações que são praticamente irreversíveis e que podem acabar custando caro para consertar.
Estofado convencional
Para limpar o banco de carro é preciso que você separe um aspirador de pó. É também importante que, inicialmente, você consiga identificar o tipo de sujeira.
Isso acontece porque nem todos as impurezas necessitam de uma mistura caseira para ser removida.
Por exemplo, caso seja uma sujeira causada por vômito, basta passar o aspirador de pó sobre o local. Após remover todas as partículas mais superficiais, é necessário passar uma esponja com água e sabão, dê preferência para o detergente.
Deixe a mistura agir um pouco sobre o banco e em seguida venha com uma toalha úmida para conseguir remover a solução. Em seguida, passe uma toalha seca e observe se ainda há vestígios ou mau cheiro.
Caso seja uma sujeira causada por lama, basta esfregar com cuidado uma escova macia e seca para retirar as maiores partículas.
Em seguida, faça o mesmo procedimento, porém agora com outra úmida. Uma dica para essas escovas é cobri-las com uma flanela. Dessa forma, você evita que ela danifique o tecido e deixe um aspecto feio e mau cuidado.
Fazendo mistura caseira
Porém, para outros tipo de sujeiras, você pode fazer uma solução caseira capaz de deixar seu banco, e outras partes de tecidos do carro, limpas e com um bom cheiro. Para isso, é necessário separar os seguintes ingredientes:
- água;
- sabão neutro;
- copo de vinagre de álcool;
- colher sopa de bicarbonato de sódio;
- ¼ de copo de álcool;
- uma colher de sopa de amaciante.
Coloque todos os ingredientes em um borrifador, misture bem e aplique sobre os bancos após passar o aspirador. Porém, é importante que mantenha uma distância razoável da superfície. Assim, você garante que irá atingir uma área maior e não irá ensopar o banco.
Em seguida, repita o mesmo processo para limpar lama. Em cima da mancha, aplique com cuidado a escova seca, revestida com a flanela e esfregue com cuidado, sem colocar muita força.
Por fim, seque com um pano de microfibra e observe o resultado. Repita o processo se necessário.
Revestimento de couro
Se o seu banco é revestido de couro, seja ele natural ou artificial, a solução é um pouco mais simples.
Porém, aqui vamos utilizar apenas os panos de microfibras e nunca a escova. Esse equipamento é um grande vilão para o tipo de tecido que vamos limpar.
Os materiais necessários são apenas duas esponjas macias, duas flanelas de microfibra, detergente neutro e balde. Para fazer a solução, basta misturar uma parte do sabão para três de água. Misture bem até formar muita espuma.
Pegue uma das esponjas, pegue apenas a espuma e comece a esfregar com cuidado sobre a superfície do banco. Respeitando sempre os movimentos circulares para garantir que todas as regiões serão atingidas.
Em seguida, retire a espuma do banco com uma flanela umedecida com água. Faça isso até que todo o sabão seja retirado.
Não deixe de repetir o processo quantas vezes for necessário e aplique as mesmas etapas em todas as superfícies do banco.
Por fim, é aconselhável que você hidrate o couro. Com isso, o aspecto de novo e a qualidade do material serão mantidos.
Para isso, pegue outra esponja e aplique o hidratante próprio para couro no banco, não esqueça que ele precisa estar seco.
Esfregue por um tempinho e aguarde entre cinco e dez minutos para o produto pode reagir.
Agora basta passar a flanela seca para remover o excesso e ainda dar o polimento final. Se ao sentar, ouvir o ruído natural do couro em contato com sua roupa, é sinal que foi feito um bom trabalho.
Para mostrar como realizar uma boa limpeza no banco de couro, preparamos um vídeo explicativo com o passo a passo. Confira.
Dicas para uma limpeza de bancos de carros eficiente
A primeira dica para você que irá fazer a limpeza de bancos de carros é andar sempre com um pano seco dentro do seu veículo.
Dessa forma, caso aconteça algum acidente, basta passar o quanto antes para evitar que o tecido absorva a substância.
Porém, caso tenha uma garrafinha de água por perto, melhor ainda. Basta umedecer o pano e passar. Com isso, você evita que o mau cheiro se instaure com mais intensidade no automóvel.
Outro fator importante é manter o banco limpo, mesmo após fazer esse primeiro processo. Querendo ou não, algo foi absorvido e quanto mais tempo demorar para tirar, mais complicado fica depois.
Em caso de gordura, utilize algum componente que contenha benzol ou acetona. Esses produtos são fáceis de serem encontrados em diversas lojas e são perfeitos para essa finalidade.
Para bancos de couro
No caso dos bancos de couro, nunca utilize hidratante para pele humana. É importante entender que por mais que o produto tenha o mesmo nome, eles são feitos com finalidades. O couro animal, ou artificial, exige um tipo de produto totalmente diferente do para gente.
Ou seja, mesmo que pareça mais barato, você irá deixar o seu banco feio, grudento e sem brilho.
Sem contar que por causa da má absorção, na primeira vez que sentar, boa parte do hidratante será removido pela sua roupa, expondo o tecido.
Dicas gerais
Para manter sempre o bom cheiro, a dica é ter um saquinho com grãos de café guardados em um lugar com boa circulação de ar. Como os locais próximos da marcha ou do braço direito do motorista.
Outros produtos que também podem ser usados são pedaços de carvão ou cascas de frutas cítricas. Porém, é importante que troque com frequência esse filtro natural. Se o cheiro estiver muito forte, parta meia maçã e a deixe sobre o painel do carro.
Por fim, mantenha sempre no carro sacos de lixo, escova, além do pano que citamos. Dessa forma, caso ande com crianças, animais ou tenha a mania de comer dentro do automóvel, você consegue diminuir o estrago de um acidente.
Além disso, para uma limpeza mais profunda e segura, o ideal é contar com uma empresa profissional. A Acquazero, por exemplo, é especialista em estética automotiva. A marca oferece serviços amplos de limpeza interna e externa de um veículo.
Ou seja, é ideal contar com profissionais que trabalham com técnicas, produtos e aparelhos adequados que irão garantir uma limpeza de qualidade.
Gostou do nosso conteúdo sobre como funciona a limpeza de bancos de carro caseira? Continue navegando por nosso blog e fique por dentro de outras dicas importantes como essa.