Por mais que seja bem prático usar um detergente comum, esses limpadores contam com uma fórmula mais abrasiva que podem manchar ou danificar o verniz da pintura. Desse modo, dê preferência para um detergente automotivo.
Nesse sentido, também é essencial procurar alguns produtos específicos para outras partes do carro. Como é o caso dos limpadores de vidros, as ceras para a pintura, revitalizadores para os plásticos e pneus.
Os revitalizadores, por exemplo, conseguem tratar as peças de forma certa. Porque melhoram a aparência e evitam um desgaste maior.
Caso você tenha bancos de couro, é preciso cuidar de forma certa. Nesse caso, é necessário usar um limpador e hidratante próprio para couro. Entenda que os hidratantes de pele comuns podem até danificar o material.
Ou seja, com produtos adequados de estética automotiva, você consegue resultados melhores e evita possíveis danos durante o processo de limpeza.
2. Encontre um local protegido
O passo seguinte é encontrar um local adequado para fazer essa limpeza. Isso porque, este é outro fator que pode influenciar nos resultados e no estado do seu carro como um todo.
Embora seja bem comum ver pessoas lavando o carro debaixo de sol forte, essa não é uma prática recomendada e pode causar vários danos.
Para se ter ideia, tanto a carroceria quente, quanto a luz direta do sol costumam secar o sabão que está na superfície durante o processo. Pode parecer basteira, mas isso é o grande responsável por manchas na superfície do veículo.
Desse modo, busque sempre por um local protegido, em que você terá espaço para fazer todas as atividades e, claro, no qual o seu carro está preservado. Lembre-se que para ter bons resultados é preciso tomar uma série de cuidados.
3. Posicione tudo que você vai precisar
Na hora de fazer a limpeza de automóvel, também é necessário que você tenha todos os equipamentos e produtos perto de você.
Afinal de contas, essa é uma forma de poupar o seu tempo e evitar que você pare as atividades a todo momento para buscar qualquer produto ou acessório.
Do mesmo modo, pode ajudar você a ter resultados melhores e evitar adversidades ao deixar um produto agindo acima do tempo ou situações parecidas.
Então, para facilitar, procure reunir todos os produtos e equipamentos que você vai precisar ao longo do processo e deixe tudo por perto. Se for necessário, reúna tudo em um carrinho ou cesto que seja fácil de transportar entre os pontos do espaço.
4. Use um balde com água
Na hora de fazer a higienização automotiva, você também pode optar por formas mais econômicas e conscientes de usar os recursos naturais. Ou seja, quando for fazer a limpeza de automóvel procure economizar água.
Um meio bem fácil de evitar o desperdício é optar pelos baldes de água. Assim, você não fica com a mangueira aberta por longos períodos. Por outro lado, é só separar os baldes com quantidades adequadas.
Logo, para facilitar ainda mais a sua vida, divida o carro por partes e vá limpando aos poucos. Sempre comece a limpeza de cima para baixo e faça todo o processo por etapas para ter tudo mais controlado.
Além disso, limpando em etapas você também evita que produtos permaneçam na superfície por um tempo superior ao indicado.
5. Limpe rodas e pneus com uma escova
Você sabia que é fundamental fazer a limpeza dos pneus e das rodas? Pois é, na hora da limpeza do automóvel, lembre-se dessas partes.
Os pneus e rodas estão sempre em contato direto com vários tipos de sujeiras. Assim como em outras partes, o acúmulo pode ser prejudicial. Portanto, vale a pena cuidar das peças de forma correta.
Você pode, por exemplo, usar escovas para retirar as sujeiras e poeiras superiores. Apenas escovando a região, é possível se livrar da maioria das sujidades.
Porém, para fazer uma lavagem completa, você também pode usar um limpador específico e seguir as indicações da embalagem. E claro, para finalizar, o revitalizador de pneu é um produto que garante mais proteção e boa aparência.
6. Seque a lataria com microfibra
Após fazer a lavagem, é essencial tomar mais alguns cuidados com a lataria do carro. Afinal de contas, qualquer passo errado pode deixar aquelas manchas e arranhões que prejudicam o estado do automóvel.
Desse modo, na hora de secar o veículo, sempre use as toalhas de microfibra. Essas toalhas são macias e muito indicadas para serviços automotivos, já que não arranham a superfície.
7. Encere o carrro
Após todo o processo de limpeza do automóvel, nada melhor do que deixar o carro mais protegido, não é mesmo? Por isso, você pode aproveitar e fazer o enceramento.
Como dissemos no início do texto, você precisa usar produtos próprios na hora de ter um carro limpo. Sendo assim, adquira uma cera automotiva e melhore ainda mais o estado da pintura.
O processo de usar a cera é bem simples, você pode comprar também um aplicador próprio que otimize o seu trabalho. Assim, é só colocar a substância no aplicador e espalhar pela superfície e deixar agir. Depois, retire os excessos.
Nesse caso, você pode fazer a aplicação por etapas, e se surgirem dúvidas, é só consultar as instruções que estão na embalagem no produto.
8. Faça a limpeza interna
Claro que não poderíamos falar em limpeza de automóvel, sem mencionar a higienização interna, não é mesmo?
Manter o carro sempre limpo e bem cuidado por dentro é algo essencial para o seu bem-estar e também para sua saúde. Por isso, não se esqueça de fazer um processo completo.
Mas antes de tudo, você pode aspirar o carpete e bancos com a ajuda de um aspirador de pó. Em seguida, basta limpar as partes de plástico com produtos adequados.
Além disso, lembre-se de lavar os tapetes com um limpador adequado e higienizar também o ar-condicionado. Inclusive, existem produtos próprios e de aerosol para a limpeza do sistema de ar.
Ou seja, você pode acionar a trava da embalagem e deixar o produto agindo no carro. De qualquer forma, você encontra instruções detalhadas nos rótulos dos produtos.
Limpeza a seco tem mais benefícios!
Até aqui você aprendeu como fazer a limpeza de automóvel. Mas não podemos deixar de mencionar os benefícios da limpeza a seco.
Esse é um processo que não só usa poucas quantidades de água, como também oferece resultados superiores. Isso porque, são aplicados produtos próprios e de alta qualidade, com métodos eficientes.
A Acquazero é uma empresa multinacional especializada em limpeza ecológica e estética automotiva e está no mercado desde 2009. Em todos os seus serviços, a marca usa produtos biodegradáveis específicos para cada tipo de procedimento.
Na limpeza a seco, os profissionais da Acquazero utilizam apenas 300 ml de água e a cera de carnaúba para limpar toda a parte externa do veículo. Assim, tudo é feito com o equivalente a um copo americano de água.
Por fim, seu carro não só fica limpo de forma mais econômica, como também permanece preservado, já que a cera cria uma película de proteção na lataria.
Agora você sabe como fazer a limpeza de automóvel e conhece os serviços de qualidade da Acquazero.
Então, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.