Microrganismos como esses são os grandes responsáveis por agravar vários problemas respiratórios, causar alergias e irritações em muitas partes do corpo, como pele e olhos.
Por isso, é de suma importância que a manutenção preventiva seja feita, evitando possíveis agravantes para a saúde dos ocupantes.
Além disso, o acúmulo de sujeiras e bactérias causam um mau cheiro constante e atrapalham no funcionamento do aparelho. Assim, se alguns desses sinais se tornaram visíveis, você pode ter a certeza que deve fazer a higienização do ar-condicionado.
Outro ponto importante que é preciso prestar bastante atenção é o estado do filtro do ar-condicionado. Pois estando sujo, também pode abrigar microrganismos e atrapalhar o funcionamento do aparelho. Por isso, é ideal realizar a troca regularmente.
Porém, como recomendado, o ideal é realizar a limpeza periódica para garantir um ambiente limpo e protegido. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio.
Saiba como realizar a limpeza você mesmo
Fazer a limpeza e higienização do ar-condicionado pode ser um processo descomplicado e bem prático de se fazer na própria garagem de casa. Para isso, siga as etapas abaixo.
Primeiro passo
Primeiramente, é necessário eliminar toda a umidade que se encontra nos dutos. Sendo assim, com o veículo parado, ligue o motor e acione o aquecedor na opção máxima.
Saia do carro, mantendo todas as portas e janelas fechadas por volta de cinco minutos.
Assim, a tubulação do equipamento irá secar e consequentemente diminuir as condições propícias para a proliferação de bactérias.
Segundo passo
Em seguida, é hora de utilizar um produto descontaminante, que você encontra na internet ou em lojas especializadas em automóveis. Geralmente, eles são vendidos em embalagens aerosol e os preços em lojas on-line podem variar entre R$ 10 a R$ 30.
Já com o produto escolhido em mãos, abra o carro, mantenha o motor ligado, desligue o aquecedor e ligue o ar-condicionado na maior potência. Logo depois, coloque o produto no chão, próximo ao porta luvas e em frente ao banco do passageiros.
Em caso de dúvidas, consulte as instruções na embalagem. Mas de forma simples, aperte a trava de abertura até que esteja destravada, feche todo o veículo e aguarde enquanto todo o produto é vaporizado.
Sendo assim, deixe o produto agir no carro fechado de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante. O processo pode durar entre cinco a dez minutos.
Tome bastante cuidado para não inalar a substância que é expelida. Para garantir ainda mais sua proteção, utilize uma máscara.
Finalizando
Por fim, após o tempo de ação do descontaminante, desligue o motor do veículo e o sistema de ar-condicionado.
Logo em seguida, abra todos os vidros e portas do veículo e deixe o ar circular para que excessos do produtos sejam dispersados.
Agora você já tem um ambiente climatizado, livre de fungos e bactérias, e protegido também contra mau odores.
Separamos o vídeo abaixo para que você entenda melhor como funciona o processo de limpeza do ar-condicionado. Confira!
Conheça a Oxi-sanitização
Contudo, apesar de ser um processo de qualidade e econômico, nem sempre os processos caseiros podem resolver todos os problemas encontrados em um automóvel.
Por isso, procurar uma empresa especializada, com profissionais preparados para utilizar os melhores métodos para cada situação, pode ser a melhor opção.
Dentre os métodos utilizados, que demandam equipamentos específicos e profissionais capacitados temos a Oxi-sanitização, que vem ganhando cada vez mais popularidade e que proporciona resultados satisfatórios.
Como funciona a Oxi-sanitização?
O processo consiste no uso ozônio para eliminar os odores e microrganismos presentes na circulação de ar do veículo.
Por se tratar de um gás, o ozônio possui um alcance bem maior do que um produto líquido ou pastoso. Assim, é possível que ele realize a ação mesmo nos cantos mais difíceis de se alcançar.
Além de uma ação efetiva, o ozônio possui uma alta eficácia quando o assunto é eliminar fungos, ácaros e bactérias, já que o gás é considerado ainda mais forte que o cloro, com propriedades antioxidantes.
Por outro lado, utilizando a oxi-sanitização, você não corre nenhum risco para os materiais do interior do carro, e muito menos para quem utiliza o veicula, já que ele não causa nenhum tipo de alergia.
Além disso, o processo utilizado é totalmente sustentável, já que nele não há desperdício de água e o gás utilizado é formado naturalmente. Ou seja, temos uma alternativa completamente segura e que não causa danos ao meio ambiente.
O que achou das dicas? Agora já sabe como fazer a limpeza do ar-condicionado?
Lembrando que aqui no nosso blog você sempre encontra artigos úteis e completos para te ajudar a cuidar do seu carro, por dentro e por fora! Além disso, estamos sempre nos atualizando e trazendo informações também para você que busca soluções de limpeza para casa.
Caso queira contratar um serviço profissional para cuidar do seu carro, a Acquazero oferece inúmeras possibilidades, incluindo os serviços para ar-condicionado, como a higienização e a própria Oxi-sanitização, que foi apresentada acima.
Entre em contato pelo site e marque seu horário! Para ler outros conteúdos voltados para limpeza, estética e manutenção veicular, continue navegando em nosso blog.