Além de toda a poeira que se acumula naturalmente nos bancos, sempre existem aqueles pequenos detritos e restos de comida que deixam as peças bem sujas, não é?
Logo, na hora de limpar o banco do carro, você já pode começar com uma aspiração completa. Afinal, essa é uma forma fácil de remover qualquer tipo de sujidade superficial.
Utilize produtos específicos
Outra dica muito importante sobre limpeza é o uso de produtos adequados. Ou seja, na hora de limpar os bancos do seu veículo, procure por produtos próprios para as peças.
Nesse sentido, você pode encontrar limpadores diversos em lojas especializadas em estética automotiva. E claro, ter a tranquilidade de saber que estará cuidando dos bancos de forma correta.
Então, por mais que seja fácil usar o próprio detergente neutro que tem em casa, você precisa saber que em alguns casos, esse produto pode causar danos. Por não ser específico para os tecidos e materiais, ele pode, por exemplo, ressecar a peça.
Porém, um produto próprio conta com ingredientes selecionados para tratar aquele tipo de material e conseguir um resultado satisfatório. Mas claro, estamos falando do banco de tecido.
Em bancos de couro o cuidado precisa ser redobrado, já que esse material exige ainda mais precaução na hora da limpeza. É fundamental que você use limpadores específicos e revitalizadores adequados.
Portanto, busque sempre os produtos certos para limpar os bancos e siga as instruções de uso que se encontram na embalagem.
Use toalhas de microfibra
Na hora de fazer a limpeza do banco de carro, sempre busque usar toalhas de microfibra. Isso porque, elas são mais macias. Logo, possuem menos chances de danificar o material ou algo do tipo.
Desse modo, opte por esses panos na hora de aplicar os produtos e também no momento de retirar os excessos e finalizar a limpeza.
Essa é, inclusive, uma boa dica caso você for limpar outras partes do carro, como é o caso do painel e pintura.
O que nunca fazer com os bancos do carro
Até aqui você pôde conhecer algumas dicas para fazer a limpeza do banco de carros de forma correta. Porém, não podemos nos esquecer daquelas práticas que precisam ser evitadas.
Afinal de contas, sempre existem aqueles métodos que podem parecer normais e seguros, mas que podem danificar alguma peça. Por isso, confira alguns deles. Continue a leitura!
Aplicar produto de limpeza sobre o banco
A primeira dica sobre como limpar bancos de forma segura, diz respeito a forma de aplicação. O processo ideal é espalhar o produto na microfibra e depois passá-la sobre o banco.
Ou seja, não aplique o produto diretamente no banco, pois assim, você consegue realizar o método de forma controlada, sem exagerar nos produtos.
Lembre-se que em bancos de tecido, por exemplo, podem existir vários furos e pontos de costura em que os restos de produtos podem se acumular, sendo difícil de retirar.
Além disso, o uso em excesso pode atrapalhar a limpeza e não oferecer os resultados esperados.
Molhar o estofado
Na hora de fazer a limpeza do banco de carros evite também molhar o estofado e deixar a peça encharcada. Dê preferência por panos umedecidos, ou borrifadores que ajudam na aplicação controlada de uma solução.
Pode até parecer besteira, mas molhar o banco pode até prejudicar. Isso porque, caso a peça não seque de forma adequada, o ambiente fica propício para o aparecimento de mofos e até a estrutura do banco pode sofrer danos ao longo do tempo.
As empresas especializadas que usam água no processo possuem técnicas e equipamentos específicos que garantem a total segurança da peça. Mas em serviços caseiros fica difícil manter esses padrões.
Portanto, opte por um método mais simples e que seja seguro, sem exagerar na quantidade de água.
Aplicar creme hidratante comum
Ao longo do texto, mencionamos como é importante usar produtos adequados na hora de fazer uma limpeza. Assim, saiba que essa dica também serve para o momento de hidratação no caso dos bancos de couro.
Você já pode até ter visto por aí pessoas usando hidratante corporal no couro. Mas saiba que essa não é uma prática indicada. As substâncias presentes nesse produto podem causar danos no material.
Afinal de contas, a pele humana e um tecido de couro vão precisar de cuidados específicos, e para isso, cada tipo de produto possui uma composição única.
Portanto, para manter a boa aparência e ter um tempo de vida útil maior, o couro necessita de um tratamento adequado e com produtos que restauram sua umidade natural.
Vantagens de contratar empresa para limpeza do banco
Depois de tantas dicas, você está mais preparado para fazer a limpeza do banco de carros. Mas saiba que você pode ter resultados ainda melhores se contratar uma empresa especializada como a Acquazero.
Isso porque, a Acquazero está desde 2009 no mercado, oferecendo várias soluções de serviços automotivos de qualidade. Assim, ela trabalha com processos para a parte interna e externa dos carros.
Assim, para se ter ideia, a marca é especializada em estética automotiva e conta com métodos modernos para fazer a limpeza e conservação dos veículos. E claro, tudo com produtos biodegradáveis e economia de água.
A higienização de bancos da Acquazero, por exemplo, é feita com produtos adequados e equipamentos que garantem resultados superiores.
Viu como é fácil fazer a limpeza do banco de carros? Além disso, contratar profissionais preparados pode ser ainda melhor.
Então, agende agora mesmo o seu atendimento na Acquazero de forma on-line.