1. Use o aspirador de pó
Se você não tem um aspirador de pó em casa, é uma boa ideia investir em um. Assim, use o aparelho para remover os ovos de insetos e a sujeira mais grossa que se acumula sobre o sofá.
Procure usar todos os acessórios, como o bocal fino e a escova de cerdas macias. Eles te ajudam a tirar algumas sujeiras persistentes, bem como limpar locais de difícil acesso, como os cantos, costuras e fendas.
A melhor forma de usar o aspirador é trabalhar em uma área por vez. Além disso, comece aspirando por cima e vá descendo aos poucos.
Logo, você impede que a poeira de uma parte se espalhe para as outras, além de evitar que a sujeira caia em um local que você já aspirou.
Você não deve se esquecer de limpar as almofadas. Assim, tire-as do lugar, aspire todos os lados e cantos e coloque-as de volta.
2. Polvilhe bicarbonato de sódio na superfície
O bicarbonato de sódio é um item que você deve sempre ter na sua despensa. Afinal, ele é um coringa na limpeza doméstica, servindo inclusive para a remoção de manchas e do mau cheiro.
Dessa maneira, aplique bicarbonato de sódio em seu sofá, espalhando com uma esponja ou pano úmido.
Lembre-se de que você não precisa esfregar com muita força, uma vez que isso pode até estragar o tecido.
Em seguida, cubra as regiões mais críticas ou manchadas com uma quantidade generosa de pó e tire o excesso das demais áreas.
Feito isso, espere por, pelo menos, meia hora, para que o bicarbonato possa agir. Porém, o ideal é deixá-lo lá de um dia para o outro.
Passado esse tempo, o bicarbonato deve ter absorvido a sujeira e o mofo que estavam na superfície.
3. Retire as manchas com vinagre
O vinagre é outro item de cozinha que funciona em vários tipos de limpezas domésticas. A alta concentração de ácido faz com que o ingrediente quebre gorduras e acabe com odores desagradáveis.
Por isso, ao ser usado junto com o bicarbonato de sódio, o vinagre tem sua eficácia potencializada. Dessa forma, uma solução feita com os dois produtos é ideal para a remoção de manchas.
Assim, faça uma solução com vinagre e uma colher cheia de bicarbonato de sódio. Misture bem, até que forme uma pasta borbulhante. Aplique essa mistura sobre as manchas e espere agir por 20 minutos.
Mas certifique-se de usar vinagre do tipo branco, em vez de maçã ou vinho tinto. Eles também funcionarão na limpeza, porém podem acabar causando outro tipo de mancha no tecido.
4. Mate as bactérias com álcool
Considere que a sua casa está cheia de superfícies que absorvem vírus, bactérias e outras impurezas que circulam no ambiente. Esse problema é ainda mais grave nos seus móveis estofados e revestidos de tecido.
Assim, a cada vez que você se senta, deita e faz qualquer movimento sobre um sofá sujo, está levantando germes no ambiente. Além de provocar problemas de saúde, esses agentes podem agravar doenças.
Apenas limpar o sofá a seco em casa não desinfeta todos os microrganismos e ácaros, mas diminui a quantidade e evita a propagação deles.
Para eliminar de vez todas as ameaças, você deve aplicar álcool na superfície. Então, pulverize álcool em toda a extensão do sofá e use um pano seco para ajudar a espalhar.
Uma grande vantagem do álcool é que ele evapora rápido. Por isso, ao usar o produto, você também acelera o processo de secagem do tecido.
Porém, devido a essa secagem rápida, você deve trabalhar com o álcool em uma pequena seção do sofá por vez.
Além dos vírus e bactérias, o álcool acaba com os ácaros, pulgas e carrapatos. Por isso, essa etapa é ideal para quem tem animais em casa.
5. Finalize com o aspirador de pó
Depois de concluído o tratamento com os seus ingredientes caseiros, use o aspirador novamente. Dessa vez, o aparelho vai servir para tirar a umidade que ficou sobre o sofá.
Apesar de não ter sido gasto quase nada de água, outros líquidos foram usados na higienização do móvel.
Além do vinagre e do álcool, ingredientes como detergente e suco de limão podem ser usados na limpeza.
Assim, use o aspirador de pó sobre todo o sofá e retire o que ficou. Depois, passe um pano seco, papel toalha ou uma escova de cerdas macias para ajudar nessa etapa do serviço.
Finalizado o serviço, procure por manchas e verifique se há alguma parte do sofá que precisa que o procedimento seja feito novamente.
Vale a pena limpar sofá a seco em casa?
Fazer a limpeza do sofá por conta própria é uma boa opção para quem quer economizar. Além disso, dá orgulho ver o resultado de uma limpeza que você mesmo fez, não é mesmo?
Mas algumas pessoas podem considerar isso como uma tarefa trabalhosa e demorada. Talvez você queira ainda uma limpeza mais eficaz do que a obtida com métodos caseiros.
Nesse caso, o ideal é contratar uma empresa especializada. Os profissionais usam produtos e equipamentos apropriados para o serviço, além de terem um aspirador mais potente.
Dessa forma, é possível fazer uma limpeza mais profunda. Além disso, você terá a comodidade de um atendimento em domicílio. Essa opção é ideal para quem não tem tempo para limpar sofá a seco em casa.
Logo, você não precisará se preocupar com deslocamento, trânsito, compra de materiais ou tempo de espera em filas. No vídeo abaixo, veja como é feito um atendimento profissional.
Na limpeza a seco profissional, o que é aplicado sobre o sofá é um produto de limpeza específico para o método. Esse produto tem a capacidade de penetrar nas fibras dos tecidos e, assim, atingir o interior do estofamento.
O composto de limpeza usado no método a seco absorve todas as impurezas em volta e, em seguida, é sugado com um aspirador próprio. Ao ser aspirado, o composto leva junto a sujeira que estava no sofá.
Se essa opção te agrada mais do que limpar sofá a seco em casa, baixe o nosso aplicativo ou entre no e-commerce. Sendo assim, encontraremos uma solução perto de você.
Para isso, basta digitar o seu endereço. Depois, é só selecionar os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e o horário do seu atendimento.