fbpx
Limpar sem danificar: cuidados para estofados, colchões e + superfícies

Limpar sem danificar: cuidados para estofados, colchões e + superfícies

Cuidar das superfícies em casa por conta própria requer cuidado. Sua atenção principal deve ser para limpar sem danificar, roupas, estofados, colchões e outros.

Já pensou manchar seu sofá? Esse é um incômodo que, com certeza, você quer evitar!

Mas para ajudar, listamos os principais cuidados que você deve seguir para limpar sem danificar. Continue lendo!

5 dicas para limpar sem danificar

Leia com atenção as dicas que apresentamos a seguir. Assim, você vai ter mais segurança de limpar em casa sem danificar seu sofá, roupas ou outros materiais.

1. Faça sempre um teste inicial

Na hora de limpar qualquer superfície em casa, escolha uma área escondida do móvel e faça um teste de lavagem. 

Você deverá aplicar a receita de limpeza apenas nessa área escondida. Assim, realize todo o processo e espere para ver o resultado.

Advertisement

Se acontecerem manchas ou danos, não faça o procedimento nas demais áreas do estofado, colchão, tapetes etc.

Pode ser que a superfície reaja de modo inadequado à receita caseira. Se isso acontecer, você só terá aplicado o produto em uma área imperceptível, então não terá problemas.

Nos sofás, por exemplo, você pode fazer a experiência no espaço entre o assento e o braço do sofá, que fica escondido.

Sempre escolha uma pequena área. Então, se a técnica não funcionar para a superfície, tente outro método.

2. Uso do sabão em pó

Ao usar o sabão em pó para limpeza de tecidos, dilua bem o produto e aplique apenas a espuma na lavagem. 

Isso porque, a aplicação do sabão em pó diretamente na superfície de tecido pode deixar marcas azuis. As manchas também podem ocorrer se você usar a quantidade incorreta de sabão.

3. Cuidado com produtos descolorantes

Alvejante, água oxigenada, água sanitária, cloro e outros produtos descolorantes podem ser ótimos para a limpeza de superfícies.

Porém, eles também podem descolorir o tecido, deixá-lo esbranquiçado e manchado. Então, muito cuidado com a quantidade aplicada do produto.

Atenção também ao tipo de superfície. Sempre leia as instruções de lavagem na etiqueta do estofado, tecido etc. Isso vai te dar mais segurança na limpeza.

Outra dica é, como citamos antes, testar o produto de limpeza em uma área escondida da superfície. Assim, se o material agir mal, não haverá danos visíveis.

4. Leia as instruções da etiqueta

Todo móvel de tecido tem uma etiqueta com instruções para lavagem. Leia com cuidado as indicações antes de fazer o processo de lavagem em casa.

Alguns materiais, por exemplo, vão reagir mal com determinado tipo de sabão. Outros não podem ser levados à máquina, nem limpos com água abundante.

Se você não conseguir visualizar a etiqueta, acesse o site da fabricante e procure orientações. Você também pode entrar em contato com a marca, se necessário.

5. Use apenas vinagre branco

O vinagre é um produto potente para a limpeza de superfícies. Mas ao lidar com tecidos, utilize apenas vinagre branco. O produto, se tiver outra cor, poderá manchar o tecido.

Além disso, o vinagre é um produto bastante ácido. Verifique como o tecido da roupa, estofado etc. reage a este tipo de líquido.

Por causa do cheiro forte do produto, também é indicado utilizá-lo apenas diluído em água.

Agora que você já conhece essas dicas para limpar sem danificar, que tal acompanhar alguns artigos do tipo “Faça você mesmo” para a limpeza em casa? Veja a seguir!