Desse modo, você quer aprender como limpar e hidratar banco de couro automotivo, bem como as orientações sobre o que pode ou não fazer? Então, continue a leitura e siga as nossas orientações.
Os tratamentos citados aqui são válidos para couro legítimo, misto e sintético. Na verdade, essas indicações valem para qualquer objeto, como limpar e hidratar casaco de couro, bolsas, sapatos e sofás.
Como limpar banco de couro automotivo?
Primeiramente, tire qualquer objeto que esteja sobre o banco e possa te atrapalhar.
Em seguida, dê atenção para os cantos, fendas e costuras do banco. Normalmente, essas áreas acumulam muitos resíduos e poeira.
Assim, use um pincel automotivo ou escova para limpar essas peças. Porém, não esfregue e espalhe a sujeira na superfície do assento. Em vez disso, empurre a poeira no sentido da dobra.
Em seguida, use um composto de limpeza multiuso ou produtos específicos para o couro e coloque em um borrifador. Pulverize o líquido sobre o banco, mas sem deixar escorrer na superfície.
Para espalhar o líquido, esfregue a escova ou um pano limpo no couro, mas sem usar muita força. Volte a borrifar o líquido, conforme for necessário.
Por fim, use outro tecido de microfibra para secar o banco e remover os resíduos de limpeza.
Talvez o banco do seu veículo tenha algumas partes revestidas de couro e outras de tecido. Mas a forma de limpeza é diferente para cada tipo de material.
Assista ao vídeo abaixo e saiba como proceder nesse caso.
Passo a passo para hidratar o banco de couro
Depois de limpar de forma completa e profunda o seu banco de couro, é necessário que você espere, pelo menos, 40 minutos. Por isso, o ideal é que você deixe o couro descansando de um dia para o outro.
Passado esse tempo, é hora de hidratá-lo. Então, faça um teste com o produto em uma área escondida do banco e deixe descansando por uma hora.
O hidratante deve escurecer o material, mas não muito. Assim, se você perceber que o local testado ficou manchado, use um hidratante mais adequado para aquele tipo de couro.
Caso não haja problema, aplique o produto sobre toda a extensão do banco, de modo que a distribuição do hidratante fique uniforme.
Use um aplicador de espuma e faça movimentos circulares, para permitir que o couro absorva o produto.
Você não deve usar muito hidratante, principalmente se o couro for do tipo perfurado. Depois que o produto entra nos furos, o aspecto fica feio e difícil de remover.
Assim que você acabar de passar o hidratante sobre todo o banco, remova o excesso. Para isso, use um pano seco e limpo.
A essa altura, o seu banco de couro deve estar macio e com boa aparência. Para se certificar de que o banco está adequado para uso, procure só voltar a usar o seu carro no dia seguinte.
Por que é importante limpar e hidratar couro com frequência?
O condicionamento do couro é um procedimento de rotina, que pode restaurar a umidade e fortalecer o material para o futuro. Isso evita que o interior do seu carro fique com um aspecto desgastado e velho.
Por isso, ao fazer a limpeza e a hidratação do couro, você está protegendo o material. O tratamento serve para que a superfície não fique desbotada, ressecada ou rachada.
Para o tratamento, são utilizados óleos extraídos do próprio material, que formam uma camada de proteção.
Dessa forma, o nível de óleo do couro é mantido em um nível ideal, equilibrando o pH da superfície.
Assim, os assentos de couro do seu veículo se mantêm bonitos e confortáveis. Sem esses cuidados, eles ficam feios e podem arranhar quem se sentar, além de fazer barulhos irritantes a cada movimento sobre eles.
Outro aspecto importante é garantir o valor de mercado do seu veículo. Pensando na revenda, muitas pessoas se preocupam com o brilho da lataria, mas esquecem de cuidar do carro por dentro.
De quanto em quanto tempo é preciso hidratar o couro?
Normalmente, é recomendado fazer a hidratação do couro, pelo menos, duas vezes por ano. Mesmo assim, não é necessário que você espere tanto tempo para fazê-la.
O hidratante não causa qualquer prejuízo ao couro. Por isso, algumas pessoas fazem o tratamento toda semana.
O condicionamento do couro não é necessário para que o material dure muito tempo. Mesmo assim, o tratamento, feito regularmente, melhora a aparência e a durabilidade dos seus bancos de couro.
Portanto, dependendo do uso que você faz do veículo, a frequência deve ser maior. Assim, faça sempre a hidratação se você costuma estacionar o seu veículo por horas debaixo do sol ou se usa muito o ar-condicionado.
Posso usar creme corporal para hidratação do couro?
Para restaurar o couro seco e manter o aspecto do material, evitando arranhões, o ideal é que você use um condicionador próprio.
Você até pode utilizar óleo de coco, creme para as mãos, loção ou hidratante corporal na superfície.
Mas produtos que não foram desenvolvidos especialmente para o couro podem acabar deixando manchas gordurosas sobre o material.
Com isso, você só deve usar loção corporal como substituição apenas se não houver um condicionador próprio para couro à mão.
Logo, você também pode fazer e aplicar um condicionador de couro caseiro, feito à base de detergente neutro ou sabonete para bebês.
A fórmula é bem simples: misture alguns mL de água morna, uma colher de sopa de sabão e algumas gotas de vinagre.
Em seguida, mergulhe um pano limpo na mistura e torça-o. O pano deve estar úmido, mas não encharcado. Desse modo, esfregue o pano e hidrate toda a superfície dos seus bancos de couro.
Quando terminar, abra as portas e janelas do carro e deixe o couro secar ao ar livre. Evite tocar nos bancos logo após a hidratação.
Vale a pena impermeabilizar o couro automotivo?
O couro é um material natural e altamente poroso. Com isso, a superfície não é totalmente impermeável e pode acabar absorvendo muitas substâncias que caem sobre ela.
O derramamento de qualquer líquido poderá danificar vários tipos de materiais. No caso do couro, até mesmo a água pode deixá-lo manchado.
A impermeabilização também protege o banco contra a impregnação de poeira. Portanto, o tratamento serve para criar uma camada protetora sobre o couro.
Desse modo, a passagem de qualquer líquido ou óleo fica bloqueada. Caso alguma coisa caia sobre o banco, a substância fica estacionada na superfície, o que facilita a sua remoção.
Além disso, o banco impermeabilizado tem uma proteção maior contra os raios solares. Essa resistência é cerca de quatro vezes maior, em comparação ao couro não tratado.
Isso é importante, uma vez que a luz solar faz com que o óleo que protege o couro evapore, ressecando o material em pouco tempo.
Interessante, não é?
Se você procura um serviço especializado, baixe o nosso aplicativo ou entre em nosso e-commerce. Em qualquer um deles, você encontra soluções profissionais para limpar e hidratar couro perto de você.
Para isso, basta digitar o seu endereço. Em seguida, selecione os detalhes do serviço desejado, o dia e o horário do seu atendimento e pronto, já está agendado!