Assim, o tipo de tecido influencia na forma que o travesseiro deve ser lavado, inclusive se os alvejantes podem ser utilizados, de modo que não danifique o produto.
Em todo o caso, é comum que haja um padrão nessas etiquetas. Os travesseiros de látex e poliuretano por exemplo, precisam ser lavados à mão. Enquanto que os de plumas, penas e poliéster podem ser colocados na máquina.
Desse modo, a opção de lavagem a seco pode ser realizada em determinados materiais específicos. Por isso, sempre confira a etiqueta do produto.
Inclusive, a lavagem de travesseiros é aconselhada, já que ele não conseguirá secar corretamente.
É possível observar isso, por meio do peso do travesseiro, antes e depois de lavar. A diferença é a água da umidade que acaba ficando na peça. Como sabemos, os ambientes úmidos não são nada bons para esses itens.
Lembre-se de trocar de travesseiro pelo menos, a cada dois anos. Assim, você terá mais conforto e vai evitar o acúmulo de sujidades e suor no seu travesseiro.
Abaixo, nós contamos como lavar travesseiro da sua casa e garantir o bem-estar de sua família. Continue a leitura para saber mais!
1. Aplique sabão com um algodão
Você é daqueles que valoriza uma boa noite de sono? As vezes não percebemos que pequenos hábitos podem melhorar a qualidade do seu sono.
E isso não envolve só fazer exercícios ou apagar a luz, mas também cuidar dos itens onde você dorme como o seu colchão e travesseiros. Por isso, essem hábitos podem fazer toda a diferença.
A primeira dica é fazer uma lavagem que consiste em uma solução de água fria com sabão neutro. Dessa forma, basta molhar um pedaço de algodão na mistura e aplicar em toda a superfície do seu travesseiro, esfregando com cuidado.
Mas lembre-se de apertar o algodão, de modo que ele não fique muito encharcado. Feito isso, deixe a peça secar por cerca de duas horas, de preferência em um local bem ventilado. Em seguida, coloque a fronha novamente.
2. Use o bicarbonato e aspirador
Outra forma de lavar o seu travesseiro a seco é polvilhar bicarbonato de sódio na superfície e deixar o pó agir por 30 minutos.
Depois, use um aspirador de pó com filtro HEPA. Esse tipo de aspirador é capaz de reter as partículas mais finas, para eliminar os resíduos. Dessa forma, ele garante a retirada de ácaros vivos ou mortos.
Agora, para limpar vômito ou urina, o procedimento é um pouco diferente. Dessa maneira, polvilhe bicarbonato de sódio e aguarde os 30 minutos para começar a aspirar.
Ao final, passe um pano embebido em vinagre. No entanto, lembre-se de torcê-lo muito bem. Se necessário, repita a operação.
3. Aplique limão para tirar manchas
Os travesseiros merecem um cuidado assim como outros itens de sua casa. No entanto, isso não significa que você precise gastar muito tempo para fazer esse tipo de limpeza.
Por isso, para tirar mancha amarela de travesseiro existe um truque caseiro muito simples e rápido.
Antes, saiba que o surgimento desse tipo de mancha é nomal em consequência do uso diário. No entanto, elas costumam incomodar muito e ainda atrapalha o visual da peça.
Por isso, o cuidado com o travesseiro precisa fazer parte do cotidiano. Desse modo, confira uma alternativa eficiente para remover essas manchas.
O tom amarelado que aparece no travesseiro é consequência da absorção de suor. Isso acontece, porque enquanto dormimos, o nosso corpo produz suor para regular sua temperatura. No entanto, quando esse fluido seca, manchas se formam no local.
Embora as manchas fiquem feias esteticamente falando, a importância da limpeza vai além da beleza.
Como o travesseiro absorve suor e a oleosidade da pele, este se torna o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, ácaros e fungos.
Em contato com a nossa pele, esses microrganismos podem causar alergias respiratórias e problemas cutâneos.
Eles afetam principalmente pessoas alérgicas e podem ser os responsáveis por espirros, sensação de peito fechado, coceiras, entre outras reações.
Além dos fluidos corporais, a exposição excessiva ao sol e oxidação também podem causar o amarelamento do travesseiro.
Assim, para tirar manchas e eliminar os tons amarelados, a receita caseira adequada é o limão. Dessa maneira, basta aplicar suco de limão natural direto nas manchas.
É justamente a acidez que auxilia no processo de remoção da mancha. Após a aplicação, esfregue delicadamente o local e faça a lavagem normal.
4. Limpeza profissional a seco
Dessa maneira, adotar cuidados é essencial para prolongar a vida útil do seu travesseiro. Uma capa protetora por exemplo, é uma boa opção para que o travesseiro não absorva o suor, secreções e ácaros.
Além disso, saiba que não são só os colchões que precisam de proteção. Os travesseiros devem ser protegidos por capas impermeáveis por dentro e de algodão por fora. O ideal é que elas sejam trocadas semanalmente.
Desse modo, procure optar pelos travesseiros feitos de látex ao invés de pena de ganso. Isso porque, esses acumulam mais ácaros além de outras sujidades.
Outra dica de cuidado, é bater os travesseiros e almofadas diariamente, para retirar o excesso de poeira acumulado neles. Isso vai evitar que você respire esse pó que é tão prejudicial para a saúde.
Ainda, uma vez por semana, coloque os travesseiros em local ventilado, para diminuir a contaminação do tecido.
No entanto, não coloque o travesseiro sobre o sol, porque o calor vai facilitar a proliferação de microrganismos.
Não esqueça de trocar os seus lençóis e fronhas ao menos uma vez por semana para manter seus travesseiros bem higienizados.
Como último cuidado, contrate uma empresa especializada para cuidar dos seus colchões e também do seu sofá.
Afinal, é muito importante manter o colchão e sofá da sua casa livre de ácaros e sujeira. Se essas peças estiverem contaminadas, os travesseiros também vão se contaminar, mesmo com a lavagem adequada.
A Acquazero pode realizar esse atendimento na sua casa. Encontre a unidade mais próxima para agendar seu horário.
Pronto! Agora você já sabe como fazer a limpeza do seu travesseiro com a Acquazero. Aproveite para cuidar dos seus estofados como o sofá e colchões que também precisam ser limpos periodicamente.