Caso não faça a limpeza da forma certa, o tecido pode acabar encolhendo ou desbotando. Saiba que se a sua cortina estiver suja ou com manchas impregnadas, a aplicação de uma solução de vinagre branco e água, podem ajudar a resolver esse problema.
Então, separe os produtos e mãos à obra! Confira outras dicas úteis que separamos para você a seguir!
Use primeiro o aspirador de pó
Por meio do uso do aspirador, você evita o acúmulo de sujeiras, eliminando o pó uma vez por semana. Para começar, você pode passar o aspirador em toda a extensão da cortina. Comece da parte superior da peça e vá descendo.
Lembre-se de aspirar toda a extensão da cortina. Por isso, é importante que você use uma escada para higienizar o topo dela, por ser um local onde acumula muita poeira. Porém, tenha bastante cuidado para evitar acidentes.
Retire todos os acessórios da cortina
Para lavar cortina de maneira profissional, retire todas as partes removíveis dela. Dessa forma, você garante uma limpeza mais eficaz e profunda, já que será possível alcançar todos os detalhes da peça.
Vale lembrar que na hora de fazer a limpeza, é importante retirar o forro e qualquer acessório de plástico ou metal como argolas, hastes, ganchos e ilhós. Ou seja, remova o pó das peças e realize a limpeza adequada de acordo com o material.
Produtos químicos
Ao higienizar as cortinas, evite produtos químicos como removedores ou aqueles que dizem facilitar a limpeza. Com o tempo, eles podem acabar desbotando as cores do tecido. O mais indicado é usar detergente com pH neutro, que é mais suave e preserva o material sem causar danos.
Deixe de molho se precisar
Após a retirada dos acessórios, avalie a necessidade de colocar sua cortina de molho, dependendo da quantidade de sujeira.
Isso fará toda a diferença no resultado final da limpeza. Mas procure deixar a peça separada de outras roupas, para evitar danos ao material.
Caso não separe a cortina ao colocar de molho, você corre o risco de ter a peça manchada ou encher de pelos após a lavagem.
Pode lavar cortina na máquina?
A resposta para a pergunta é, depende. Isso porque, cada tipo de tecido tem uma recomendação de lavagem diferente.
Dessa forma, para alguns tipos de cortinas como o linho, por exemplo, que é um tecido delicado, é aconselhável levar para uma limpeza profissional.
Não coloque as cortinas com blecaute de PVC na máquina. Esse tipo de cortina deve ser limpo com sabão em pó e um pouco de vinagre, com auxílio de uma bucha, aplicando por toda a sua extensão. Para remover o excesso, use um pano limpo e umedecido com água fria e deixe a cortina secar ao ar livre.
Agora, se a sua cortina for de tecido, você poderá colocá-la na máquina de lavar. Dessa forma, coloque na máquina e selecione o ciclo de lavagem mais fraco. Por outro lado, mesmo as cortinas que podem ir na máquina, ainda exigem alguns cuidados a serem tomados para evitar danos.
É o caso da cortina de renda. Portanto, a melhor maneira de lavar esse tipo de tecido é substituir o sabão em pó pelo detergente neutro e usar vinagre branco no lugar do amaciante.
Dessa maneira, é recomendado também usar um saco de proteção e escolher a função de lavagem para roupas delicadas.
Na hora de colocar a cortina na máquina, não exagere no sabão em pó, para evitar danos desnecessários ao tecido ou a demora na hora de retirar o produto.
Assim, a melhor maneira de garantir a segurança da sua cortina e saber se ela pode ser lavada na máquina, é seguir as recomendações na etiqueta do produto ou conferir a lavagem de acordo com o tipo de cada tecido.
Deixe secar muito bem
Lembre-se de deixar sua cortina secar bem, para evitar danos no tecido ou a proliferação de umidade, que pode causar mofo e mau cheiro.
Mas novamente é necessário ter atenção ao tipo de tecido, pois não é recomendado o uso da secadora. Logo, escolha fazer o processo de secagem à sombra.
Agora, se você gosta muito das suas cortinas e não quer correr o risco de danificá-las, considere solicitar a ajuda de um serviço profissional de limpeza de cortinas. Voltaremos a esse assunto mais a frente.
Outros cuidados para ter em casa
Para cuidar da sua casa, é necessário ter muita atenção. Isso porque, quando se trata de limpeza, todo o cuidado é pouco.
Entre os alérgenos domésticos, encontramos os ácaros, os pelos e partículas da pele de animais, além de fungos e bactérias. Esses alérgenos podem causar alergias e sérios problemas respiratórios.
Por isso, é necessário manter uma rotina de cuidados com os seus móveis. Para isso, faça também a limpeza e a impermeabilização de sofá, poltronas, carpetes e tapetes.
Uma das vantagens de fazer esses processos com profissionais, é que eles são treinados para usar técnicas e os produtos certos para realizar todo o serviço. Dessa forma, o resultado final é bem mais eficaz.
Conte com a Acquazero para serviços especializados
Conheça a Acquazero, marca especializada em limpeza automotiva e residencial. Logo, oferece diversos tipos de soluções eficientes, entre elas a higienização a seco. Dessa forma, a limpeza não deixa resíduos de produtos ou umidade em seus estofados, cortinas e tapetes.
Além disso, os itens já ficam prontos para o uso pouco tempo após a higienização. Da mesma maneira, com a limpeza da Acquazero, você garante uma maior durabilidade, além de revitalizar e preservar a beleza das peças.
Já com a impermeabilização, você garante uma proteção ainda maior aos tecidos. Isso porque, a técnica permite que o material ganhe quatro vezes mais resistência. A técnica previne manchas provocadas por substâncias, impregnação de poeira e sujeiras.
Quer saber mais? Então, experimente os serviços da Acquazero. Faça o agendamento em uma de nossas unidades. A empresa também trabalha com estética automotiva. Conheça os serviços!
Ao longo do conteúdo você aprendeu como lavar cortina de maneira profissional. Ainda, descobriu uma boa alternativa especializada para lhe ajudar. Agora que está por dentro do assunto, revitalize suas cortinas e móveis com a Aquazero.
Não é recomendado porque pode danificar o tecido.
Varia com o perfil de uso e o ambiente onde a peça está inserida. Mas é indicado que a limpeza ocorra a cada três meses.
Não é caro, mas o valor pode variar de acordo com o material e tamanho da sua cortina. Fale com a Acquazero e faça a sua cotação.