fbpx
Como lavar cortina colorida sem desbotar e danificar? Veja dicas infalíveis

Como lavar cortina colorida sem desbotar e danificar? Veja dicas infalíveis

Tem dúvidas sobre como lavar cortina colorida? Separamos dicas infalíveis para ajudar você nesse processo, confira ao longo do texto. 

As cortinas são peças úteis e que ainda trazem um charme a mais para qualquer cômodo. Mas para que elas permaneçam em bom estado é essencial fazer uma limpeza completa e cuidadosa. 

Sendo assim, reunimos a seguir alguns processos simples para que você mantenha as cortinas de casa bem conservadas. 

Lavar cortina colorida com água sanitária e açúcar

Na hora de lavar cortinas coloridas, pode ser que você tenha dúvidas sobre os métodos mais adequados, uma vez que qualquer erro pode causar danos. Por isso, na hora da limpeza é essencial conhecer algumas dicas. 

Desse modo, uma forma bem simples e segura de limpar essas peças é com a ajuda de água sanitária e açúcar. Inclusive, essa é uma boa opção para tirar manchas de mofo. 

O açúcar é uma substância que consegue barrar toda a ação descolorante que a água sanitária possui. Com isso, você pode fazer toda a limpeza em uma peça colorida sem correr o risco de desbotar. 

Advertisement

Sendo assim, você só precisa misturar uma parte de açúcar para três partes iguais de água sanitária. Então, é só aplicar a solução na peça, deixar agir por cerca de cinco minutos e esfregar com a ajuda de uma escova macia. 

Mas claro, sempre faça o processo com cuidado, não esfregue com força exagerada e não deixe a solução na peça por longos períodos. Caso queira remover apenas manchas, use um borrifador para fazer uma aplicação controlada. 

Como limpar cortinas de tecido?

Agora você já sabe como lavar cortina colorida sem correr o risco de desbotar. Mas caso tenha dúvidas sobre limpar cortinas de tecido, trouxemos um passo a passo bem simples. 

Para começar, passe um aspirador de pó para remover toda a poeira e sujidades mais superficiais que estão na peça. Lembre-se de executar o processo com cuidado. Se necessário, repita o procedimento até que a cortina esteja limpa. 

Foto de um quarto com cama e uma cortina na janela. Imagem ilustrativa para o texto lavar cortina colorida.
Faça uma limpeza cuidadosa para não estragar a cortina.

Antes de começar a lavagem de fato, retire os acessórios para que eles não danifiquem. Neste caso, estamos falando de argolas e ilhós. Em seguida, confira o tipo de tecido da cortina para saber como fazer a limpeza. 

Isso porque, tecidos mais delicados como seda, linho, algodão cru ou veludo, merecem mais atenção e uma limpeza manual. Dessa forma, coloque a peça de molho em água fria e deixe por 40 minutos. 

Então, você pode diluir sabão de coco na água ou sabão em pó, e fazer a limpeza de forma cuidadosa com as mãos. Ainda, troque a água até notar que a peça está mais limpa. 

Porém, se você possui uma cortina com tecido mais resistente, tipo voil, deixe a peça de molho por 40 minutos e depois coloque em uma máquina de lavar. Depois, é só optar pelo modo de lavagem delicado e colocar sabão líquido. 

Por fim, evite centrifugar para não danificar a peça e coloque a cortina para secar na sombra, em um ambiente arejado. 

Dicas para limpar as persianas

Além de lavar cortina colorida, é importante entender como cuidar de outras peças. Por isso, na hora de limpar as persianas, você pode contar com as dicas que separamos. 

Portanto, para começar a limpar as persianas, você pode usar um aspirador de pó ou um espanador para tirar as poeiras e sujeiras superficiais. Caso for usar o aspirador, dê preferência pelo bocal de escova. 

Em seguida, é só usar um pano úmido para fazer uma limpeza mais completa. Mas se a cortina estiver muito suja, você deve retirar as lâminas dos trilhos da cortina e colocar de molho em um balde. 

Sendo assim, faça uma solução de água e sabão ou detergente neutro. Pegue uma esponja macia e faça o processo de limpeza completo. Por fim, enxágue completamente e deixe secar em um ambiente arejado. 

Como lavar as venezianas?

Além de dúvidas sobre como lavar cortina colorida, é possível que você não saiba como fazer a limpeza das venezianas de forma certa. Mas saiba que o processo é bem simples e você pode fazer tudo de forma rápida. 

Foto de uma janela com cortinas grandes. Imagem ilustrativa para o texto lavar cortina colorida.
Na hora de limpar qualquer cortina, fique atento aos produtos utilizados, opte pelos menos agressivos.

Desse modo, faça uma solução de água morna e detergente neutro e umedeça uma esponja macia. Assim, use a esponja para esfregar toda a superfície da veneziana. Assim, realize o processo aos poucos. 

Logo depois, use um pano umedecido apenas com água para “enxaguar” a superfície e retirar os restos da mistura. Ao final, passe um pano seco e macio para finalizar e evitar possíveis manchas na peça. 

Limpar cortinas de renda

A cortina de renda é uma peça muito delicada. Por isso, você precisa ter alguns cuidados na hora da limpeza. Portanto, dê preferência por um lavagem feita a mão e com água e sabão neutro. 

Mas se você deseja usar a máquina de lavar, não se esqueça de colocar a peça dentro de sacos de proteção para evitar danos. Além disso, use sabão em pó e não centrifugue. 

Já para secar, coloque a peça em um local arejado e na sombra, para não correr o risco dos raios solares desbotarem a peça. 

Cuidados para lavar cortina do tipo painel

A cortina do tipo painel também pode ser limpa de uma forma bem fácil. Para isso, você só vai precisar de pano umedecido em água e detergente neutro. 

Dessa forma, é só ir limpando a cortina aos poucos e esfregando com cuidado para retirar toda a sujeira. Então, para finalizar, você deve usar um pano seco e macio e garantir que a peça esteja completamente limpa. 

Outras superfícies que merecem cuidados

Até aqui você aprendeu a limpar vários tipos de cortinas, além de aprender como lavar cortina colorida. Mas, além disso, saiba que sua casa merece ainda mais cuidados e você deve se preocupar com outras superfícies. 

A seguir, listamos outras peças do seu ambiente residencial que merecem limpezas apropriadas e que precisam de serviços certos para ficarem em bom estado. Inclusive, você pode contratar a limpeza profissional. 

Esse é o caso da Acquazero, empresa multinacional especializada em limpeza ecológica, que oferece vários serviços residenciais de qualidade. 

Os processos de limpeza profissionais da marca, conseguem fazer uma higienização completa, até em camadas profundas dos tecidos. Ainda, eles conseguem tratar as fibras de forma adequada, melhorando ainda mais o resultado da limpeza. 

Esses serviços de limpeza, não só retiram as sujeiras maiores, como também são capazes de remover manchas e até microrganismos escondidos em camadas profundas do móvel. Assim, sua casa permanece segura e livre de fungos, ácaros e bactérias

No vídeo abaixo mostramos mais sobre como funciona o atendimento da marca. Assista!

Agora, confira a seguir algumas superfícies que podem ser limpas por cuidados profissionais da Acquazero. 

Sofás e cadeiras estofadas

Os sofás e cadeiras estofadas são móveis que precisam de limpezas constantes para manter a boa aparência e até prolongar o tempo de vida útil. 

O processo da Acquazero é feito com produtos adequados para cada material e poucas quantidades de água. Além disso, os técnicos responsáveis usam um aparelho de alta sucção que retira todas as sujeiras, sem causar danos. 

Carpetes e tapetes

Carpetes e tapetes podem acumular vários tipos de sujidades, além de poeiras e possíveis manchas causadas por acidentes. Logo, é essencial manter essas peças limpas e protegidas de agentes infecciosos. 

Nesse caso, a Acquazero também oferece um método de higienização completo que retira todas as sujeiras e trata a peça de forma adequada. Com isso, seu tapete não só permanece limpo, como em melhor estado. 

Colchões em casa

Sabia que os colchões também podem acumular poeiras e ácaros? Pois é, com o passar do tempo a peça pode ficar suja, escondendo perigos que causam alergias e que agravam problemas respiratórios. 

Desse modo, você pode contar com a higienização da Acquazero que remove todos os tipos de sujidades e é feita com métodos econômicos. Assim, pouca água é usada e sua peça não fica encharcada. 

Superfícies de couro

As peças de couro também precisam de cuidados próprios. Principalmente, porque esse material necessita de técnicas específicas para manter o bom estado. 

A Acquazero oferece um tratamento completo e adequado que não só deixa a peça limpa, como também hidratada. Com isso, o couro tende a ficar conservado. Como resultado, amplia-se o tempo de duração do material. 

Viu como é fácil lavar a cortina colorida? Além disso, você já conhece os processos profissionais para cuidar da sua casa com a Acquazero.

Então, agende o seu atendimento na Acquazero de forma on-line. Clique no botão abaixo.