Aspire o local
O primeiro passo para fazer essa limpeza é, sem dúvidas, usar o nosso velho conhecido aspirador de pó.
Atualmente, temos várias opções de aspiradores disponíveis no mercado. Por isso, você deve escolher o modelo mais adequado para limpar o seu carro.
O aparelho é essencial pela praticidade que proporciona. Desse modo, para quem tem uma rotina agitada e ainda precisa dar conta de toda a limpeza do veículo e também da casa, ele é uma “mão na roda”.
Inclusive, ele pode ser usado em todos os tipos de bancos e ajuda muito nas faxinas diárias, pois remove sujeiras, além dos pelos das superfícies.
Apenas tome cuidado para não usar o bico com cerdas, pois isso pode prejudicar o estofado do seu carro, ainda mais o couro, que exige mais cuidado.
Portanto, lembre-se de usar o bocal com cerdas macias, para não causar riscos no material.
O aspirador, além de remover essas sujeiras superficiais, vai aspirar a poeira que fica instalada na espuma do banco.
Use um limpador específico
Existem produtos no mercado que podem ser usados tanto em couro, como em tecido. Mas, se preferir, você pode usar produtos específicos para esse material.
Durante a aplicação pode ser usada uma escova macia ou um pano de microfibra para realizar a limpeza.
Não faça o uso de produtos abrasivos, pois eles podem danificar o couro. Evite também receitas caseiras.
Em primeiro momento, as soluções caseiras podem se apresentar com uma opção atrativa devido ao custo e praticidade.
Entretanto, elas podem causar um efeito contrário e trazer sérios danos ao seu veículo. Sem contar que podem não oferecer um bom resultado final, por não serem feitas para o fim que estão sendo utilizadas.
Isso porque, produtos próprios para o couro são desenvolvidos especialmente para dar proteção e efetuar uma limpeza mais profunda.
Outra dica importante para lavar os bancos de couro automotivo do seu carro: não jogue as soluções diretamente no banco do veículo.
Sendo assim, use um borrifador para dosar a quantidade do produto. Com isso, você evita que o tecido fique encharcado.
Aplique o limpador automotivo diretamente no pano de microfibra e passe sobre o banco, junto com a escova macia.
No entanto, não exagere na quantidade do produto e na força aplicada na hora de fazer a escovação.
Conte com a ajuda do pincel
Para uma limpeza mais detalhada, use um pincel para alcançar todos os cantos. Assim, aplique o produto no pincel e vá limpando toda a extensão do seu banco de couro.
Depois de usar o pincel, venha novamente com o pano de microfibra para secar e retirar o excesso do produto.
Dessa forma, o pincel acaba sendo de grande utilidade, já que com ele a sujeira se solta de forma mais fácil, proporcionando uma limpeza bem mais profunda.
Além disso, use o pano de microfibra para tirar o excesso do produto e secar bem o local. Essa etapa da secagem é muito importante, pois não deixará o banco de couro ter uma proliferação de mofo na região.
Além do mau cheiro, o mofo pode danificar o estofado e trazer problemas alérgicos aos usuários do carro. Por isso, mantenha as portas do carro abertas após a limpeza.
Aplique um hidratante
Após a limpeza dos bancos revestidos em couro, é necessário aplicar um produto hidratante próprio para couro.
Ele proporciona maciez e não resseca o material. Dessa forma, o produto age para que o couro não envelheça facilmente.
Então, faça a hidratação do couro automotivo com um pano seco de microfibra. Em seguida, espalhe bem o produto em movimentos circulares sobre toda a extensão do banco.
Deixe-o agir por 30 minutos. Caso o produto tenha ficado concentrado em alguma parte, retire o excesso com o pano de microfibra.
Além disso, no caso de couro claro, a limpeza e hidratação podem ser mais complicadas. Mas, na realidade, a única coisa que muda é que as manchas são mais difíceis de sair.
Por isso, a limpeza e a hidratação precisam ser feitas com mais frequência. Não use hidratantes corporais, ceras ou produtos que não sejam específicos para isso!
Afinal de contas, eles podem danificar e causar danos irrecuperáveis no couro.
Como fazer a limpeza do banco de couro automotivo?
Para preservar os bancos de couro, é essencial fazer a higienização de forma regular. Dessa maneira, eles ficarão sempre com o aspecto renovado.
Portanto, o indicado é que você faça o serviço na Acquazero pelo menos uma vez a cada seis meses. Mas não é necessário aguardar todo esse tempo para lavar banco de couro automotivo.
Um truque para saber se está na hora de fazer uma nova higienização do couro, é passar um tecido limpo no local e verificar se a sujeira foi transferida para o pano. Esse brilho pode ser resultado de suor corporal.
Para fazer um tratamento em uma empresa que é especializada em estética automotiva há quase 15 anos, baixe o nosso aplicativo.
Na Acquazero, você consegue encontrar a solução para o banco de couro do seu veículo em uma unidade mais próxima de você.
Basta aproveitar todas as vantagens que só uma limpeza profissional tem, como a certeza do uso de métodos e produtos corretos!
O ideal é procurar um produto próprio para esse fim em lojas de estética automotiva. Existem produtos específicos para cada etapa: tirar mancha, hidratar e muito mais. Além disso, caso tenha bancos claros, o cuidado precisa ser maior. Por isso, leia bem os rótulos dos produtos.
Limpe e hidrate os bancos de couro com frequência para manter a aparência de novo. De tempos em tempos, busque limpeza profissional para melhores resultados.
O valor do serviço vai depender de diversos fatores, como o tipo de limpeza e veículo! Consulte a unidade da Acquazero mais próxima para conferir o valor do serviço para o seu carro.