fbpx
Lavagem ou limpeza: qual a diferença desses serviços?

Lavagem ou limpeza: qual a diferença desses serviços?

Ao procurar um local para cuidar do seu carro, você busca lavagem ou limpeza? Embora muitas pessoas confundam e até troquem um termo pelo outro, há uma diferença grande entre eles.

Quando se fala em lavagem, você logo pensa no uso de muita água e espuma, não é? Pois essa ideia está correta!

Uma lavagem pode gastar litros de água, ainda mais quando se trata de uma residência ou um veículo grande.

Por isso, falar sobre “lavagem a seco” não é a forma mais adequada de se referir a um método que não usa água. Continue a leitura e saiba mais!

Lavagem ou limpeza? Entenda a diferença

O serviço de lavagem é feito com produtos químicos, que servem para fazer espuma. As bolhas ajudam na remoção da sujeira. Porém, o procedimento deixa vestígios e umidade no item lavado.

Com isso, a lavagem faz uma bagunça em volta. Muitas vezes, você só pode usar o seu móvel ou seu carro normalmente dias depois.

Advertisement

Se estivermos falando da lavagem em um estofado, ainda há o risco de proliferação de germes e mofo.

Afinal, mesmo quando a superfície aparenta estar seca, pode haver umidade escondida no interior da peça lavada.

Por outro lado, a limpeza é um procedimento feito a seco. Esse tipo de serviço usa uma quantidade pequena de água. É o equivalente a um copo americano cheio.

Nesse caso, a água é misturada a alguns produtos específicos para formar um composto de limpeza.

Logo, aplica-se esse produto em pequena quantidade no local a ser limpo, com a ajuda de um pulverizador de pressão.

Como não deixa umidade ou resíduo, a limpeza pode ser feita em qualquer lugar e proporciona uma secagem rápida. Dessa forma, o tratamento não oferece qualquer risco à saúde.

Esse tipo de serviço também é chamado de limpeza ecológica. Isso não é só por causa da economia de água, mas também devido ao uso de produtos biodegradáveis e inofensivos aos seres vivos.

Interior de veículo com bancos de couro. Imagem ilustrativa do texto sobre lavagem ou limpeza.
A limpeza sem umidade permite que você use o seu veículo pouco tempo depois da realização do serviço.

Tipos de lavagem do carro

A seguir, veja como a lavagem automotiva pode afetar o veículo de diversas formas. Depois de ler, você não terá mais dúvidas se o melhor para o seu carro é lavagem ou limpeza.

Lavagem do veículo

Uma lavagem convencional costuma gastar de 200 a 300 litros de água no serviço em um único carro. Esse desperdício vai na contramão da ideia de sustentabilidade, que é tão importante hoje em dia.

Além disso, o que muitos lavadores fazem é esfregar a sujeira na lataria, junto de água e espuma.

Essa sujeira pode ser do seu próprio carro, mas também vir de outro veículo que foi lavado com o mesmo pano.

Isso causa riscos, arranhões e marcas de redemoinho na lataria. Assim, muitos veículos que têm a pintura fosca são, na verdade, resultado de serviços de lavagem mal executados.

Lavagem do motor

Para lavar um motor, é necessário esperar que ele esfrie. Caso contrário, a água fria no motor quente causa um choque térmico. Isso pode empenar e até trincar algumas partes dessa peça tão importante.

O alojamento do motor não é projetado para receber muita água. Dessa forma, os jatos da lavagem podem fazer com que a água entre em locais onde não deve.

Isso pode causar corrosão e danos no alternador e nos sensores do motor, além de empurrar os detritos para as correias.

Por esse mesmo motivo, você deve ter cuidado até mesmo para dirigir em vias alagadas.

Lavagem automática

Os lava jatos automáticos são comuns em estabelecimentos como os postos de combustíveis.

Se na lavagem manual há possibilidade de arranhar o seu veículo, em um equipamento automático você arrisca-se ainda mais.

Pense como a máquina gira de forma agressiva e não tem controle sobre a pressão que faz na superfície do seu carro. Além disso, o aparelho só empurra a sujeira, sem saber onde ela realmente está.

Isso sem contar que as escovas rotatórias podem estar com as cerdas sujas do veículo lavado antes do seu.

Visão de dentro de veículo em lava rápido automático. Imagem ilustrativa texto lavagem ou limpeza.
As cerdas giratórias não têm controle de força e só empurram a sujeira.

Tipos de limpeza para fazer no carro

Você ainda está na dúvida se faz a lavagem ou limpeza do seu veículo? Então, veja agora algumas formas de limpar o seu carro. Descubra por qual motivo esse é o método ideal.

Limpeza ecológica

Esse processo deixa a lataria do seu carro brilhando com uma quantidade bem pequena de água. São apenas 300 ml, usados para formar um composto de limpeza com a cera de carnaúba.

Esse solvente age amolecendo poeira e detritos. Isso facilita a absorção e a remoção da sujeira sem arranhar ou riscar a pintura.

Ao final do procedimento, a superfície do veículo ganha uma película protetora.

Essa película realça o brilho e protege contra manchas e arranhões leves. Por isso, o serviço é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Afinal, o seu veículo é limpo e encerado ao mesmo tempo.

Limpeza do motor

O excesso de óleo em volta do motor atrai muita sujeira, o que pode atrapalhar o desempenho da peça. Por isso, a limpeza do motor deve ser feita com regularidade.

Mas o serviço deve ser minucioso. Para isso, são usados pincéis automotivos de cerdas duras para as partes de metal, e macias para os plásticos e borrachas.

Vale lembrar que o procedimento se limita à parte superior do motor e seu alojamento. Portanto, a limpeza não atinge o interior do bloco nem afeta o funcionamento do motor.

Limpeza interna

Todas as superfícies do seu veículo absorvem impurezas que circulam no ambiente. Entre elas, poeira, ácaros, mofo, bactérias e vírus. Obviamente, isso afeta de forma negativa a qualidade do ar respirado no carro.

Dessa maneira, é necessário fazer uma limpeza completa e profunda de toda a parte interna do veículo: cintos de segurança, volante, câmbio, assentos, painel, portas, teto, forros e compartimentos como o bagageiro.

Na limpeza a seco, usa-se um solvente que consegue penetrar nas fibras dos tecidos. Assim, o produto atinge o interior do estofamento e absorve as impurezas em volta.

Em seguida, o solvente é aspirado com um aparelho especial. Ao ser sugado, o produto de limpeza leva embora toda a sujeira que estava no local.

Homem sentado no banco do motorista de um carro. Imagem ilustrativa texto lavagem ou limpeza.
Você passa boa parte do tempo no interior do veículo. Portanto, cuide dessa área.

Qual a diferença entre a limpeza e higienização?

A lavagem ou limpeza serve para remover a sujeira que se acumula nas superfícies. Como você já viu, um método usa uma quantidade grande de água e o outro não.

Com o uso de produtos de limpeza adequados e a aplicação dos métodos especializados, esses serviços conseguem matar boa parte das ameaças à saúde.

As impurezas que circulam no ambiente podem causar irritação e coceira na pele e nos olhos, lacrimejamento, tosses, espirros e nariz entupido.

Além disso, as pessoas que sofrem de alergia, asma e outros problemas respiratórios podem ter seu estado de saúde agravado.

Desse modo, para um ambiente totalmente saudável, é necessário um serviço que limpe e faça a desinfecção completa. É isso que a higienização proporciona para veículos e ambientes.

Assim, se você procura uma empresa de confiança para fazer a limpeza a seco por dentro e por fora do seu veículo, chame a Acquazero. A rede é a maior do mundo no segmento de limpeza ecológica.

A Acquazero também aplica o método a seco para higienizar seus móveis estofados e revestidos de tecido. Por isso, para qualquer serviço oferecido pela marca, entre no site ou baixe o aplicativo.

Depois, digite o seu endereço e encontre a solução mais próxima. A Acquazero tem mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos e República Dominicana.

Então para finalizar, selecione os detalhes do seu atendimento, bem como o dia e a hora do serviço. Você nunca mais terá dúvida entre lavagem ou limpeza para cuidar do seu carro e sua casa!