Ou seja, uma simples sujeira, que poderia ser facilmente retirada, se torna o motivo por trás do superaquecimento do motor, e claro, das panes que podem surgir a partir disso. Logo, é ideal manter toda a estrutura limpa.
É para isso que serve a lavagem de motor. O método tem como função limpar toda a área que se encontra a estrutura, retirando qualquer tipo de sujidade e detrito. Por meio do processo também é possível identificar o estado das peças e mantê-las em ordem.
Sendo assim, a lavagem precisa ser um serviço muito cuidadoso, já que o motor conta com diversas partes e peças importantes. Portanto, não podemos nos esquecer que existe a bateria, conectores e corrente elétrica.
A ideia é evitar qualquer tipo de acidente que possa prejudicar o veículo e garantir que toda a peça esteja livre de sujidades.
Por meio da lavagem você pode se livrar de toda poeira acumulada no dia a dia, seja ao usar o veículo em grandes centros urbanos, ou até mesmo em áreas rurais.
Como fazer lavagem de motor?
Depois de entender o que é e a importância da lavagem de motor, é hora de você saber mais sobre como fazer todo o processo.
Como dissemos, o motor é uma parte do carro que possui várias peças delicadas e essenciais para o funcionamento. Por isso, o método a seco é o mais indicado para um processo como esse.
Nesse sentido, os profissionais responsáveis usam pincéis de detalhamento e produtos próprios para a limpeza da região. Ou seja, tudo é feito de forma artesanal, por partes e sem um uso de jatos de água.
Desse modo, eles aplicam quantidades controladas do produto, esfregam levemente as partes com o pincel para desprender a sujeira. Como o produto químico é específico para o serviço, a sujeira se solta facilmente. Assim, não é preciso usar força.
Esse é o caso, por exemplo, da limpeza técnica de motor oferecida pela Acquazero. A empresa é especializada em estética automotiva e conta com diversos serviços para a parte interna e externa do veículo.
O processo da Acquazero é feito de forma totalmente detalhada, com o máximo de cuidado e com produtos biodegradáveis.
Atenção: não lave o motor com água!
Agora que você conhece a lavagem de motor, precisa entender que a lavagem a seco é o método certo para esse tipo de serviço. Isso porque, o uso de água pode causar danos às peças.
Como mencionamos ao longo do texto, lavar o motor é algo que exige muito cuidado devido às peças delicadas que existem nessa parte do carro. Além disso, não podemos nos esquecer do sistema elétrico.
Sendo assim, não é muito indicado fazer o processo sozinho e usar muita água. Mesmo tomando certos cuidados, você pode acabar molhando uma parte importante do sistema ou causando um curto circuito.
Desse modo, recorrer a uma empresa especializada é uma alternativa mais segura. Com isso, você tem a tranquilidade de saber que profissionais capacitados serão responsáveis pelos cuidados com o carro.
Além disso, em processos profissionais, os técnicos usam produtos próprios que trazem resultados ainda melhores e tratam as peças de forma correta. Por isso, os riscos de danos são ainda menores.
Sem falar que, pessoas com experiência em relação ao motor, vão saber manusear toda a região com facilidade já que conhecem os componentes e sabem como agir.
Veja porque não lavar o motor do carro com água
A lavagem de motor com água pode ser algo bem perigoso e pode trazer uma série de prejuízos para o dono do veículo. Sendo assim, é essencial recorrer aos métodos mais adequados para manter o motor sempre limpo.
Então, para se ter ideia, jatos de água podem interferir diretamente em sensores, fusíveis e várias outras partes. A injeção eletrônica e os freios ABS, por exemplo, podem ser muito prejudicados pela água.
Além disso, a vela do motor, com cabos e bobinas também podem ter suas funções atrapalhadas. Sem mencionar, é claro, todos os conectores. Mesmo o uso de sacos plásticos para proteção, pode não ser o suficiente, embora seja algo comum para quem faz a lavagem por conta própria.
Outro problema comum ao usar muita água e produtos errados é que você pode causar oxidação e ataque químico nas peças. Restos de produtos e água acumulada podem deteriorar determinados componentes e provocar maus contatos.
Pode até parecer estranho, mas jatos de água com alta pressão também podem quebrar peças mais delicadas e até dobrar as aletas do radiador. Logo, usar uma lavadora de alta pressão não é uma alternativa segura.
Ou seja, com uma parte tão importante e delicada do carro, confiar em processos profissionais pode ser a melhor saída.
Com a Acquazero, você agenda o melhor dia e horário para o seu atendimento. Além disso, conte com profissionais experientes para cuidar do seu veículo.
Então, para limpar o motor do seu carro marque com a Acquazero de forma on-line.