Por fim, não subestime a importância da lavagem para garantir noites de descanso tranquilas e um ambiente de dormir mais saudável.
5 dicas para lavagem de cobertor e edredom
Garantir que seus cobertores e edredons permaneçam limpos e acolhedores é essencial para um ambiente de sono saudável. A seguir, apresento uma lista valiosa de dicas práticas para a lavagem desses itens, visando não apenas a limpeza, mas também a preservação da qualidade dos tecidos.
Aqui, você pode prender a cuidar adequadamente dessas peças essenciais. Vamos explorar estratégias simples que farão toda a diferença na manutenção da frescura e do aconchego desses itens importantes para o seu descanso. Acompanhe!
1. Separe as peças de acordo com o tecido
O correto é que você faça a separação das suas roupas de cama entre peças claras e escuras. Esse cuidado evita que haja transferência de cor entre os tecidos.
Além disso, não é sempre que você pode lavar o cobertor na máquina. Por exemplo, tecidos mais delicados, como lã, seda e linho, precisam ser lavados à mão.
Esses materiais são formados por fibras naturais. Dessa forma, podem sofrer danos irreparáveis se forem tratados com métodos de lavagem mais agressivos.
As peças que você pode jogar na máquina são as de material resistente ou sintético. Isso porque, conseguem passar pelo ciclo de lavagem completo, o que pode incluir enxágue e centrifugação.
Porém, observe que a centrifugação pode ser muito forte para certos tecidos. Saiba que, quanto mais tempo um cobertor ficar na máquina de lavar, maior a chance de sair torto, esticado ou danificado.
Os tecidos seguros para a máquina de lavar incluem o algodão, que é pré-encolhido. Além disso, materiais sintéticos, como poliéster e náilon, não esticam nem encolhem.
2. Seque apenas à sombra
Para garantir que o tecido fique completamente seco, pendure as peças para secar ao ar livre por mais de 24 horas, antes de guardá-las.
Mas tome cuidado, pois a secagem de itens pesados leva ainda mais tempo, o que pode resultar na formação e proliferação de mofo. Embora o calor do sol acelere o processo de secagem, pode ser extremamente prejudicial para os tecidos.
Isso ocorre porque os raios solares são capazes de desbotar alguns tecidos. Logo, parecerão velhos. Por isso, o ideal é que a secagem seja feita somente na sombra.
3. Use um bom amaciante
Usar amaciante na lavagem de cobertor e edredom ajuda a suavizar tecidos. Com isso, se tornam mais macios, confortáveis e aconchegantes.
Desse modo, o sabão líquido e amaciante de qualidade conseguem proteger o tecido contra desbotamento e possíveis danos causados pela lavagem. Mas isso sem contar que ficam limpinhos, macios e cheirosos.
4. Siga as orientações da etiqueta do edredom
Como qualquer tecido, ao fazer a lavagem de cobertor e edredom, você deve se atentar para as orientações de lavagem do fabricante.
Essas orientações ficam em uma etiqueta, que informa quais produtos e métodos você pode usar. Por exemplo, lá haverá a indicação se você pode colocar a roupa de cama na máquina ou não.
Sendo assim, no caso de alguns cobertores e edredons, o recomendado é que você sequer coloque-os de molho. A etiqueta também informa se você pode ou não passar a peça com ferro.
Por isso, não negligencie as orientações da etiqueta. Se você não seguir essas indicações, pode acabar tendo suas peças danificadas ou encolhidas.
Então, em caso de dúvida, procure saber que tipo de material é feita a sua roupa de cama e pesquise sobre como proceder. Mas saiba que, não é difícil encontrar na internet o significado de alguns símbolos da etiqueta.
5. Respeite o limite de peso da máquina de lavar
Ao fazer a lavagem de cobertor, outras roupas e edredom ao mesmo tempo, você pode sobrecarregar sua máquina de lavar. Sendo assim, se o excesso de peso for constante, o aparelho pode apresentar defeitos prematuramente.
Como tudo está no tambor, as peças não se moverão livremente e ficarão uniformemente limpas. Em alguns casos, as roupas de cama acabam presas, causando rasgos e outros danos permanentes.
Ainda, conforme as peças colocadas, a quantidade normal de sabão em pó não será suficiente para agir com eficácia. Isso significa que suas peças continuarão sujas e gastarão mais tempo e energia na limpeza.
Cuidados básicos com cobertor e edredom
Evite exposição direta ao sol, que pode desbotar as cores. Também, guarde as peças em local seco para prevenir mofo. Como dito, lave conforme as instruções do fabricante para prolongar a durabilidade.
Mas você sabia que para manter o bem-estar da sua família, é necessário ter alguns cuidados com toda a mobília? Todos os seus móveis estofados e revestidos de tecido merecem atenção especial.
A sua melhor opção para esse tipo de serviço é a Acquazero. A empresa é a maior do mundo no segmento de Limpeza Ecológica. Essa é uma forma de higienização realizada sem o desperdício de água.
Desse modo, a Acquazero limpa e impermeabiliza os móveis em sua casa e ainda tem soluções de estética automotiva. Para solicitar qualquer um dos serviços, basta entrar no site ou baixar o aplicativo.
Neles, encontre a unidade mais próxima. Depois, selecione os detalhes do serviço desejado, bem como o dia e a hora do seu atendimento. Agora, você já aprendeu como fazer a lavagem de cobertor e edredom. Então, conte com a Acquazero para deixar seus móveis, estofados e carpetes higienizados!
Recomenda-se a lavagem a entre três ou quatro meses. Porém, o período pode variar de acordo com o seu perfil de uso.
Pode. Mas isso irá depender do tecido e das indicações do fabricante, tanto da peça quanto da máquina de lavar. Logo, siga as instruções à risca.
O preço médio é a partir de R$ 41,60. Porém, você pode consultar uma empresa de limpeza residencial. Por exemplo, fale com a Acquazero sobre os valores para higienizar móveis, estofados e carpetes da sua casa.