fbpx
Lavagem a seco de estofados: esqueça as outras formas de fazer

Lavagem a seco de estofados: esqueça as outras formas de fazer

Para manter o ambiente de casa limpo e livre de microrganismos, é necessário cuidado com a limpeza dos móveis. A lavagem a seco de estofados se torna uma excelente maneira de higienizar o seu sofá.

Além disso, cuidar bem dos estofados mantém uma boa aparência do tecido e previne alergias provenientes do acúmulo de poeira.

Para quem possui problemas respiratórios, a sujeira absorvida pelos estofados é muito prejudicial à saúde.

Algumas pessoas ainda se arriscam no uso de receitas caseiras para a limpeza de estofados, seja em suas casas ou em seus automóveis. Porém, o cuidado para não estragar o tecido ou diminuir sua vida útil é essencial.

Quando acontece aquele “acidente” com o iogurte derramado no sofá ou o refrigerante que cai no banco do carro, por exemplo, a limpeza deve ser feita da melhor maneira possível.

Por ser um serviço cada vez mais necessário, empresas de lavagem a seco de estofado vêm ganhando popularidade e atraindo grande clientela.

Advertisement

Atualmente, seja por necessidade ou por defesa da sustentabilidade, a causa hídrica já está incorporada ao modo de consumir de grande parte da população mundial, não só a brasileira.

Os serviços de lavagem a seco são amplamente oferecidos no mercado. Por isso, para um resultado melhor e maior vida útil do tecido, deve ser realizado por profissionais.

É nesta linha que a Acquazero vem atuando. A empresa é especialista em estética automotiva.

Sendo assim, também trabalha com um serviço de lavagem a seco de estofados em geral que utiliza produtos sustentáveis.

Neste texto mostraremos que existem algumas soluções caseiras para a limpeza de estofados, mas que o ideal é tratar com profissionais.

Imagem de um sofá grande de dois lugares. Ilustração do texto lavagem a seco de estofados.
O sofá costuma ser o cantinho de relaxamento após um dia de trabalho. Cuidar deste espaço é vital para conservá-lo e não deixar acumular sujeira.

Soluções caseiras para lavar estofados

Na internet é fácil encontrar diversas dicas para quem deseja fazer aquela limpeza no sofá.

Nem todos possuem condições para contratar empresas especializadas. Além do mais, se a sujeira for pequena pode valer a pena uma solução caseira.

Dependendo do tipo de tecido do sofá, a mistura de água morna e vinagre é indicada para a remoção de manchas.

Da mesma forma, para tirar maus odores dos tecidos, indica-se a mistura de bicarbonato com amaciante.

Mas, vale destacar que segundo especialistas, estas soluções caseiras podem trazer danos irreversíveis aos estofados.

O mais recomendado é o uso do aspirador de pó e logo após aplicação de um pano úmido por todo o sofá.

Para os casos em que líquidos são derramados, recomenda-se apenas que seja pressionado um pano bem seco no local, para que o absorva.

Com isso, evita-se o uso de produtos químicos que podem deteriorar o tecido ou diminuir a sua vida útil.

Por fim, para manter os estofados com aparência de novos, recomenda-se que sejam feitas limpezas por profissionais ao menos uma vez por ano. Assim, recomenda-se o tipo de lavagem ideal para o seu sofá.

Atualmente, a lavagem a seco tem se destacado entre os serviços de limpeza de estofados, e é uma ótima dica para dar aquela renovada no sofá ou no carro.

Como funciona a lavagem a seco de estofados?

Muitos serviços de lavagem a seco surgiram no contexto das crises de abastecimento hídrico pelas quais passou o Brasil.

Alguns deles podem até se autodenominar como a melhor máquina de lavagem a seco para estofados.

Porém, é preciso cautela ao contratar estes serviços e buscar profissionais capacitados. Um trabalho mal feito pode arruinar um belo sofá ou todo o estofamento do carro.

No primeiro momento, identifica-se o tecido, para que o método e os produtos utilizados sejam adequados.

No serviço de limpeza a seco, o estofado é aspirado para retirar o excesso de poeira. Esta etapa é importante para que o processo ocorra de maneira satisfatória.

A lavagem a seco de boa qualidade usa uma quantidade mínima de água misturada com algum produto específico, que é espalhado pelo estofado.

Logo após, há a limpeza com um pano apropriado ou uma escova, a depender do tipo de tecido.

Em alguns métodos difundidos no mercado, pode ser necessário deixar o produto agir por um determinado tempo ou então aplicá-lo mais de uma vez.

Por fim, utiliza-se o aspirador potente para a remoção do restante da solução aplicada. Mas, existem métodos que exigem algumas horas para o tecido terminar de secar.

Na Acquazero, é possível a contratação de serviços de lavagem a seco de estofados em geral e estofados automotivos.

Por meio de uma solução versátil, cada tipo de lavagem poderá ter o procedimento um pouco diferente a depender do tecido.

Confira como é a limpeza a seco de estofados neste vídeo abaixo.

No método da Acquazero, a limpeza é rápida e segura, sem deixar o estofado molhado, o que permite sua utilização poucos minutos após a lavagem.

Assim, é realizada uma limpeza profunda dos tecidos, retirando as sujeiras mais persistentes, além de ácaros, bactérias e microrganismos.

Pontos positivos da lavagem a seco

Nos salta aos olhos a principal vantagem da lavagem a seco de estofados: o baixo uso de água. Com isso, podemos utilizar mais vezes este serviço e contribuir para o uso racional dos recursos hídricos.

Segundo a ONU, 110 litros por dia é a quantidade de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa.

Mas, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, no Brasil o volume médio de água consumida por habitante é de 154,9 litros por dia.

É preciso destacar que a quantidade de litros de água utilizados para cada lavagem pode variar de acordo com o tamanho do estofado e do tecido de sua fabricação.

Assim, o benefício da lavagem a seco de estofado feita pela Acquazero é o uso de um material ecológico, que não agride o meio ambiente. Seus produtos usam alta tecnologia e são biodegradáveis.

Gato deitado em um sofá. Ilustração do texto lavagem a seco de estofados.
Quem não gosta de dar aquela descansada no sofá. Melhor ainda quando está com cheirinho de novo.

Qual é o valor da lavagem a seco?

A tabela de preços também pode ser um atrativo das lavagens a seco de estofados. Os valores cobrados para um sofá de 3 lugares variam de R$ 170 a R$ 250.

Assim como a Acquazero, algumas empresas de lavagem a seco oferecem o sistema delivery, o que diminui os custos.

Porém, é preciso pesquisar, pois o valor cobrado pelo serviço varia bastante de empresa para empresa.

A lavagem a seco permite a utilização do estofado pouco tempo depois da limpeza. Com isso, evita-se a necessidade de colocar o estofado ao sol por horas, ou ficar à mercê de um dia nublado.

Nesse sentido, o baixo uso de água também evita que a estrutura dos sofás ou cadeiras estofadas possam sofrer avarias com a umidade.

Por isso, quando há infiltração nas camadas mais profundas dos tecidos, forma-se um ambiente ideal para a proliferação de fungos, bactérias e ácaros nocivos à saúde.

Assim, com a lavagem a seco, preserva-se a vida útil do móvel, pois revitaliza o estofado sem danificá-lo.

De um modo geral, considera-se a lavagem a seco uma limpeza mais precisa, porque o produto está adaptado para cada tipo de tecido. Com isso, o resultado é otimizado em qualidade e longevidade.

 Por fim, a lavagem a seco de estofados revitaliza os tecidos e traz aspecto de novo para o seu sofá ou seu automóvel.  

Por que fazer a lavagem a seco do sofá?

Além da economia de água, a lavagem a seco do sofá possui algumas outras vantagens sobre as limpezas convencionais.

É um tipo de serviço que facilita muito a vida das pessoas na hora de limpar a casa, além de se livrar dos microrganismos de modo eficiente.

Maior durabilidade do estofado

O excesso de água é prejudicial à maioria dos tecidos, e nos sofás isso não é diferente. Ao fazer a lavagem com pouca água, você evita o desgaste causado pela umidade nas fibras do estofado.

Sala de estar com quadro e abajur. Imagem ilustrativa texto lavagem a seco de sofá.
A lavagem a seco ajuda a preservar a vida útil do seu estofado.

Assim, diminuindo a umidade entre as fibras, você aumenta a durabilidade do material, bem como evita o surgimento de mofo neste locais.

Dessa forma, evita-se o estrago feito pelo mofo causado pelos fungos, que diminui a qualidade das espumas, bem como do tecido.

Cuidado com a saúde da sua família

A lavagem a seco de sofá é a melhor opção para a higienização deste móvel de maneira mais eficiente.

Com ela, evita-se que a umidade tome conta de algumas partes do sofá e se torne um ambiente propício para a proliferação de microrganismos, como ácaros e fungos.

Os ácaros são insetos que se alimentam de sujeira e da descamação da pele humana, e são responsáveis por provocar alergias e problemas respiratórios.

Com a lavagem a seco, você remove estes insetos e ainda evita que eles retornem às partes úmidas do móvel.

Do mesmo modo, com os fungos a umidade provoca o mofo, e os esporos destes microrganismos também provocam alergias e problemas respiratórios.

Por isso, a lavagem a seco é tão importante para eliminar estes visitantes e não deixar que o sofá permaneça um ambiente propício para que retornem.

Menos sujeira no local da lavagem

Uma grande vantagem da lavagem a seco de sofá é que não faz bagunça na sala durante o serviço.

Alguns tipos de serviços de limpeza de sofá nos remetem à uma lembrança de muita bagunça na sala após o serviço. Assim, dava um trabalhão depois que fazia a higienização deste móvel.

Por outro lado, este método, por usar apenas um pouco de água misturada com produtos de limpeza, evita que o excesso de líquido escorra para o chão ou tapete da sala.

É um serviço ideal para quem tem muitos tapetes e carpetes ornamentando a sala, pois evita que eles fiquem sujos com os restos da limpeza do sofá.

Sofá disponível mais rapidamente para uso depois da lavagem

Além de não fazer bagunça na sala durante o serviço, a lavagem a seco possibilita que você use o sofá pouco tempo depois da limpeza.

Quando a lavagem usa muita água, é necessário esperar que o sofá seque por completo para não marcar a espuma nem o tecido. Mas, pode demorar horas para que o móvel seque por completo.

Com a lavagem a seco, ao finalizar o serviço com um aspirador de pó de alta potência, remove quase toda a umidade do sofá.

Dessa forma, depois de alguns minutos o móvel já estará pronto para receber toda a família.             

Lavagem a seco feita pela Acquazero

Desde 2014, a Acquazero vem ganhando destaque com seus mais variados serviços de lavagem a seco, seja para carros, ou para móveis.

Naquele ano, a crise hídrica grave do estado de São Paulo, terra onde nasceu a Acquazero, fez despertar a necessidade destes tipos de serviços.

Técnico usando um aspirador em um banco automotivo. Ilustração do texto lavagem a seco de estofados.
Um bom serviço de lavagem de estofados pode garantir uma maior vida útil para o seu móvel e mantê-lo sempre com aspecto de novo.

Nos últimos anos, a Acquazero vem adotando cada vez mais soluções ecológicas para seus serviços, além da baixa utilização de água. A utilização de produtos biodegradáveis é a principal delas.

Em seu catálogo de serviços, o cliente pode optar por lavagem a seco de estofados em geral ou estofados automotivos.

Todos os profissionais da Acquazero passam por treinamento podendo, assim, desempenhar um serviço de alta qualidade. Ademais, contam com produtos de alta tecnologia e ecológicos.

Para a limpeza de móveis estofados, a principal forma de disponibilização do serviço é via delivery, em que o técnico vai até o cliente.

Com isso, ganha-se comodidade e tempo, além de evitar aglomerações em época de pandemia da Covid-19.

Ao mesmo tempo, a lavagem a seco de estofados automotivos é realizada onde o cliente estiver, com o deslocamento do profissional da Acquazero até ele, ou então em umas das lojas físicas.

Independente do local da realização do serviço, os profissionais da Acquazero estão preparados para tomar todos os cuidados de saúde pública.

Com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara pelo técnico é sempre obrigatório.

A Acquazero conta com mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, República Dominicana e nos Estados Unidos, e uma delas pode estar perto de você. Caso tenha se interessado pelos serviços agende uma visita pelo e-commerce ou via aplicativo da Acquazero.