Por meio desses processos, o sofá, cadeira estofada, poltrona ou outro móvel ganham mais durabilidade. Além de dar vivacidade à cor e proporcionar mais bem-estar aos usuários.
Primeiramente, porque a higienização do sofá elimina fungos, ácaros, bactérias, vírus e outros agentes da superfície. Assim, eles não conseguem causar alergias ou doenças.
Além disso, a higienização elimina a poeira e manchas. Isso é o que torna o visual do sofá mais atraente.
Já com a impermeabilização, ficam prevenidas manchas e a absorção de líquidos. Algo que aumenta o tempo de uso do sofá, já que esses fatores poderiam provocar desgaste do material.
Dessa forma, sempre que possível, você deve realizar a higienização e impermeabilização do estofado. Mesmo que de forma caseira, para dar uma proteção a mais ao móvel.
Porém, na hora de fazer o processo, não se esqueça de realizar uma limpeza cuidadosa. Com isso, você terá mais segurança na eficácia da impermeabilização.
Muitas empresas realizam tanto a higienização, quanto a impermeabilização. Então, facilita-se todo o processo para o usuário.
Só é preciso ter cuidado e proteger as estruturas ao redor para evitar manchas nos móveis e no chão.
2. Como funciona a impermeabilização de sofá?
O processo de impermeabilização é relativamente simples. Depois da limpeza do sofá, um produto impermeabilizante é aplicado e passa a repelir os líquidos da superfície.
Graças a ela, o tecido é capaz de repelir líquidos de consistência aquosa ou oleosa. Importante destacar que alguns podem contar com essa proteção, mas não todos.
Na verdade, esse processo não é interessante para tecidos sintéticos, como PVC e Poliuretano.
Para que tenha a certeza que seu tecido pode passar pela impermeabilização, basta observar como é a absorção da água dele.
Mas calma, não é para jogar nenhum copo d’água sobre seu sofá, cadeira etc. Uma gota d’água é o suficiente para ter a certeza.
3. Impermeabilizar o sofá compensa?
Sem dúvida vale a pena fazer a impermeabilização. Por meio do procedimento, os tecidos podem ganhar uma proteção que garante maior durabilidade, beleza e cuidado contra manchas.
Já para o dia a dia, essas características são importantíssimas. Afinal, acidentes acontecem, mas o impermeabilizante vai evitar que eles provoquem danos.
Na grande maioria dos sofás, a estrutura que sustenta todo o móvel é feita de madeira e espuma. Esses materiais, em contato com líquidos, tendem a apodrecer rapidamente.
Infelizmente, tinta de caneta e substâncias ácidas, como o xixi e vômito, ainda podem ser absorvidas pelo sofá. Nestes casos, é fundamental limpar a superfície o quanto antes.
4. Impermeabilização de sofá dura quanto tempo?
Vários fatores influenciam o tempo que a impermeabilização de sofá dura. Por exemplo, a frequência de uso do móvel, os tipos de líquidos derramados sobre ele, o tipo de tecido, entre outros quesitos.
De qualquer forma, em média, a proteção tem eficácia por dois anos. Agora, se a limpeza do estofado for realizada corretamente, esse tempo aumenta, podendo durar até quatro anos.
Dizemos uma limpeza correta porque, dependendo do modo que ela for realizada, o produto impermeabilizante pode ser retirado.
Para evitar isso, utilize apenas o aspirador de pó, duas vezes por semana. Isso vai eliminar a sujeira e poeira acumuladas na superfície do estofado.
Agora, se algum líquido for derramado, use um pano seco ou papel toalha na hora. Atenção, você deve retirar o líquido com apenas algumas batidinhas.
Não esfregue o tecido, pois isso pode favorecer a absorção do líquido. Se for um vinho, por exemplo, pode manchar.
5. Quais as desvantagens da impermeabilização?
Embora existam várias vantagens de se impermeabilizar o sofá, há alguns pontos que merecem cuidado. Por exemplo, se você utilizar um produto impermeabilizante de baixa qualidade, pode manchar o tecido.
Além disso, se usar resinas de silicone, elas podem secar incorretamente e endurecer o tecido. A superfície do sofá também pode perder a intensidade da sua cor.
Do mesmo modo, como vimos, há a desvantagem de que a impermeabilização não repele todos os líquidos.
Ainda assim, as vantagens de conservação que a impermeabilização oferece compensam muito as suas desvantagens. Basta aplicar o produto impermeabilizante corretamente.
6. Impermeabilização de sofá é perigosa? Pega fogo?
Em geral, os produtos impermeabilizantes são feitos à base de água. Por isso, não há qualquer risco de que ele pegue fogo.
Porém, é importante ter atenção a essa composição. Se a resina usada for inflamável, o risco de explosão existe, e já chegou a acontecer.
De qualquer forma, entende-se que a resina só traz risco durante sua aplicação. Após a secagem no sofá, ela não pega mais fogo. Claro que você não deve fazer o teste para isso, mas há essa segurança.
Para evitar maiores riscos, a melhor coisa é contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
7. Impermeabilização de sofá mancha?
Se a resina impermeabilizante for aplicada de modo incorreto, ou se acumular no estofado, pode sim manchar.
Por outro lado, com a aplicação do produto em todas as áreas corretamente, não há danos ao tecido. Além disso, seu sofá não sofrerá manchas por líquidos e outras sujidades por um bom tempo.
8. Impermeabilização de sofá tem cheiro?
Durante a aplicação do impermeabilizante, é comum que um cheiro forte se espalhe pelo cômodo.
Por isso, inclusive, os profissionais que realizam o serviço usam máscaras. Também é indicado que o consumidor permaneça com as janelas abertas e fora do cômodo por cerca de três horas.
Passado esse tempo, o cheiro desaparece completamente. Então, não haverá mais nenhum incômodo ao olfato.
9. Como fazer impermeabilização de sofá?
O processo de impermeabilização do sofá pode ser feito em casa, mas também é possível contratar o serviço especializado com bons profissionais.
Tudo vai depender do quanto você deseja investir e do trabalho que quer ter. Claro, contratar uma empresa especialista facilitará o processo, bem como os resultados serão mais satisfatórios.
Se você optar por fazer a aplicação por conta própria, tenha cuidado com o tipo de produto comprado. O ideal é usar impermeabilizantes à base de água, que são mais seguros.
Lembre-se também que a má aplicação e a inexperiência podem causar manchas no tecido, além de poder causar danos a todas as regiões ao redor.
Já para a aplicação, use uma embalagem pulverizadora. De preferência, um pulverizador de compressão. Assim, há menos chances do produto se acumular e danificar o estofado.
Você deverá aplicar o produto de forma paralela, horizontal ou verticalmente. Evite aplicar o impermeabilizante em uma mesma área, pois seu acúmulo pode manchar.
10. Onde comprar impermeabilizante de sofá?
Fazer a compra do produto é bastante fácil. Você pode pesquisá-lo na internet ou visitar lojas de produtos para casa e/ou decoração.
Em geral, fazer a impermeabilização do sofá em casa demora cerca de 1h30. Afinal, é preciso usar o produto em todo o estofamento, para um resultado uniforme e eficaz. Existem dois tipos de produtos, à base de água e à base de solvente.
11. Impermeabilização de sofá: quanto custa?
Quando a impermeabilização é realizada por uma empresa especializada, o produto é aplicado em cerca de 40 minutos.
Se você deseja contar com esse trabalho profissional, vai encontrar um custo médio de R$ 180. Mas, ele varia conforme o tipo de tecido do sofá e o seu tamanho.
Uma das vantagens de contratar o serviço é que a vida útil da proteção é potencializada.
Conheça as vantagens da impermeabilização de sofá
Depois de ver as respostas para as perguntas acima, você ainda está na dúvida se compensa ou não impermeabilizar seu sofá? Entre elas você vai encontrar itens referentes à limpeza e conservação, como aumento da vida útil do móvel.
Então, confira abaixo alguns bons motivos para solicitar o serviço agora mesmo.
Maior durabilidade do móvel
Pense que, quando você se senta, deita ou faz qualquer movimento em um sofá sujo, está esfregando essas impurezas sobre a superfície. Assim, a sujeira pode arranhar o tecido.
A poeira e as substâncias que mancham seu sofá diminuem a vida útil do móvel. Se alguma substância derramada atingir o estofamento ou a estrutura de madeira, sua integridade pode ser comprometida.
Como o serviço evita que a sujeira se torne mais profunda, a limpeza é facilitada. Logo, você garante que o seu sofá permaneça novo por vários anos.
Para se ter uma ideia, com apenas um simples aspirador você consegue remover todas as impurezas por um bom tempo.
Prevenção de manchas na superfície
Quando um sofá está manchado, você percebe de longe essa imperfeição, certo? Assim, são vários elementos que podem manchar ou encardir o seu sofá.
Entre esses elementos, estão o mofo, vômito, sangue, batom, alimentos, bebidas, terra, tinta de caneta, gordura, graxa, suor e óleo corporal.
Essas substâncias podem deixar o seu móvel marcado para sempre, tornando-se lembretes constantes de sujeira.
Assim, a impermeabilização do sofá faz mais do que remover as manchas. O tratamento faz com que elas sequer ocorram.
Menos problemas com crianças e pets
Você, que tem filhos pequenos ou sobrinhos, sabe como são comuns os pequenos acidentes domésticos.
Então, não são raros os derramamentos de sucos e refrigerantes no sofá. Isso sem contar com as brincadeiras envolvendo canetinhas, massinhas, slimes etc.
Também é normal que os animais de estimação coloquem suas patas sujas, arranhem, mordam e até façam xixi no móvel. Muitas vezes, os danos são permanentes.
Mas depois de impermeabilizar seu sofá, basta uma toalha de papel e o problema é resolvido rapidamente. Pensando nisso, o serviço dá mais tranquilidade.
Até mesmo a remoção de pelos dos seus bichos fica mais fácil. Dessa forma, a solução permite que crianças e pets tenham acesso a todos os cômodos da casa, sem restrições.
Mas na hora da aplicação eles não devem estar no local para evitar acidentes.
Limpeza mais simples no dia a dia
Com a impermeabilização do sofá, é possível impedir a passagem de qualquer substância. Até mesmo a poeira e os detritos ficam parados na superfície. Evitando assim, a impregnação de sujeira no tecido.
Portanto, a sua faxina semanal é facilitada. Lembre-se de que não é necessário esfregar demais o tecido. Isso pode danificar seu sofá.
Ainda nesse post, você verá os cuidados que deve ter durante a limpeza e manter o resultado do tratamento.
Não muda a cor do sofá
Um receio que muitos possuem é o de que, depois de impermeabilizar o sofá, a textura fique grossa ou mude muito. Ou seja, o móvel perderia a maciez e, com o tempo, a superfície começaria a rachar.
Assim, além de desconfortável, o sofá poderia arranhar quem se sentasse nele. Isso sem contar com a ideia de que o tecido perderia as cores.
Por isso, há pessoas que, por achar que o sofá pode ficar duro ou desbotado, acaba deixando de solicitar esse serviço tão importante.
Portanto, produtos impermeabilizantes de qualidade não devem causar qualquer alteração de cor ou textura. Dessa maneira, até mesmo as superfícies mais delicadas podem ser impermeabilizadas.
Pode ser feita em sofá novo ou velho
O resultado da impermeabilização é mais eficaz em sofás novos. Por isso, o ideal é que você faça o tratamento assim que comprar o móvel.
Um sofá que está em uso há vários anos pode conter impurezas, como ácaros, fungos e microrganismos. Porém, até mesmo os tecidos mais velhos podem receber o tratamento.
Para isso, antes da aplicação do produto impermeabilizante, o seu sofá deve ser limpo de forma completa e profunda.
Embora tenha esse trabalho a mais, o tecido mais antigo pode ser impermeabilizado normalmente, com ótimos resultados.
Impermeabilização também funciona para outros estofados
Seus bancos, poltronas, cadeiras estofadas, puffs, colchões, travesseiros, almofadas, cortinas, tapetes e carpetes absorvem muita sujeira. São impurezas que circulam no ambiente ao longo do dia.
Portanto, além de bloquear a passagem de líquidos e substâncias pastosas, a impermeabilização evita a impregnação de poeira e detritos.
Dessa maneira, é importante que você solicite o serviço para várias peças da sua mobília.
Você pode impermeabilizar seu sofá, bem como outros móveis revestidos de tweed, veludo, sarja, linho, tafetá, chenille, patchwork, jacquard etc.
Como manter a limpeza diária de um sofá impermeabilizado?
É normal que, com o tempo, a impermeabilização no sofá comece a perder a eficácia. Por isso, o recomendado é que você refaça o serviço a cada dois anos.
Assim, esse prazo pode ser menor se você usa muito ou se costuma lavar o sofá com bastante frequência.
Então, para manter o resultado do serviço entre um serviço e outro, é necessário cuidados especiais.
O principal é remover a poeira e os detritos que se acumulam sobre o tecido. Como o seu sofá está protegido, você concluirá a limpeza em poucos minutos.
Por isso, como já dito, é recomendado que você use o aspirador de pó em seu sofá, pelo menos, uma vez por semana. Em sofás excessivamente sujos, aplique uma solução de água e detergente.
Sendo assim, não molhe demais o sofá nem use detergentes ou sabonetes que não sejam neutros. Caso contrário, o líquido pode manchar o tecido e até mesmo remover a proteção.
Assim, esfregue a mistura sobre o sofá, com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Esse procedimento deve formar espuma e deixar resíduos. Por fim, remova o excesso e seque o tecido, usando toalhas de papel.
Procure uma empresa profissional para impermeabilizar o sofá
A Acquazero é uma das empresas que realiza a impermeabilização de sofá. Para isso, um profissional da empresa vai até a casa do cliente e realiza o serviço. O atendimento também está disponível para espaços comerciais.
Vale lembrar que impermeabilizar sofá não é o único serviço que você pode fazer. Cadeiras estofadas, poltronas, colchões, tapetes e outras superfícies também podem receber o cuidado.
É possível, até mesmo, impermeabilizar estofados automotivos. Quer realizar esses serviços? Procure a Acquazero mais próxima ou agende o seu atendimento de forma on-line!
Sim, o processo facilita a limpeza do móvel e auxilia na conservação dele.
Não. O tempo de secagem varia de tecido para tecido, variando de 8 a 12 horas dependendo da entrada de ar no ambiente.
O melhor produto para impermeabilizar sofá é um produto próprio para esse fim. Você vai encontrar um em lojas de estética automotiva. Mas é indicado que o serviço seja feito por profissionais.