fbpx
Impermeabilização de vidros: mantenha a sua visibilidade e segurança

Impermeabilização de vidros: mantenha a sua visibilidade e segurança

No post de hoje, você verá a importância de investir na segurança do seu veículo. Mais especificamente, de contratar o serviço de impermeabilização de vidros.

Você sabia que a possibilidade de se envolver em um acidente de trânsito durante um tempo chuvoso é 30% maior do que em um dia sem chuva?

Basta ligar a TV no noticiário em um dia que tenha chovido muito e você verá a quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem nessa época.

Um dos principais motivos de isso ocorrer é porque em dias de chuva a visibilidade do motorista fica muito prejudicada. A seguir, você conhece as principais vantagens da impermeabilização de vidros.

Por que fazer a impermeabilização de vidros?

Imagine a seguinte situação: faz um tempo bom e você se encontra no trânsito, indo para um endereço que você não conhece.

Como em um passe de mágica, o clima se fecha e cai aquela tempestade inesperada. A água da chuva começa a cair sobre o para-brisa do seu carro ininterruptamente e parece que a chuva não vai parar tão cedo.

Advertisement

Em seguida, uma camada de água começa a se formar sobre o para-brisa do seu carro. O vidro traseiro e os laterais também começam a embaçar.

Para dificultar as coisas, aquele caminhão à sua frente, bem como os carros nas pistas laterais, espalham a água da pista enquanto passam. Isso turva ainda mais o seu para-brisa já inundado. Para piorar, a água é suja.

Com o desembaçador ligado e o limpador de para-brisa acionado na potência máxima, ainda assim é insuficiente para enxergar direito.

A visão turva acaba fazendo com que os obstáculos do trânsito pareçam meros borrões. Isso quando ainda dá para vê-los.

vidro da frente de um carro embaçado com gotas de chuva. Impermeabilização de vidros.
Água no para-brisa prejudica consideravelmente a visibilidade dos motoristas.

Outro problema é que a noção de distância fica totalmente prejudicada.

As cores das luzes dos faróis se misturam as gotículas de água e fazem com que se perca a referência do posicionamento real dos outros veículos.

Pense que, da mesma forma que você não os enxerga bem, eles também podem não estar te vendo. Agora, imagine que a situação descrita acima é de noite. Piorou ainda mais, não é mesmo?

Por isso, é essencial levar o seu veículo em uma empresa que seja especialista em procedimentos de manutenção, como a Acquazero.

A empresa realiza a impermeabilização dos vidros do seu carro, e você ainda encontra outras 15 opções de serviços de limpeza e estética. Acesse o e-commerce e saiba mais!

Saiba o que é o serviço de impermeabilização de vidros

Um vidro impermeabilizado pode salvar sua vida em um dia chuvoso. Afinal, quando se trata do trânsito, qualquer medida relacionada a segurança nunca será demais.

Se você nunca passou por uma situação como a descrita acima, não espere que ela aconteça.

Fazer uma impermeabilização ou cristalização é o mesmo que tornar seus vidros à prova de chuva. Trata-se de um tratamento feito no para-brisa e vidros laterais do seu carro.

Nesse procedimento, uma película é aplicada sobre os vidros. O produto auxilia a repelir a água que cai sobre os vidros, prevenindo o acúmulo de chuva sobre eles.

Assim, essa película ajuda o desembaçador a fazer seu trabalho, reduzindo a condensação de vapor d’água. Ao mesmo tempo, ela auxilia os limpadores, diminuindo o atrito que ocorre naturalmente entre as lâminas e o para-brisa.

Com isso, a impermeabilização de vidros melhora muito a sua visão durante um tempo chuvoso, diminuindo sua vulnerabilidade.

Em outras palavras, fazer um serviço de impermeabilização de vidros significa investir na sua segurança. Por que não dizer, a segurança de todos que estão no trânsito.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como é o serviço de cristalização de vidros.

Quais são as outras vantagens da impermeabilização de vidros?

Além de água da chuva, a impermeabilização de tem outras funções, como evitar que detritos fiquem impregnados nos vidros do carro. Os vidros, assim como a lataria e o interior do seu carro, devem permanecer limpos.

Poeira e fumaça que vêm do ar, bem como respingos de tinta, cimento e asfalto que vêm do chão acabam se acumulando nos vidros do carro. Isso dá a eles um aspecto sujo e pode chegar a riscá-los.

O perigo é ainda maior se você resolver ligar o limpador de para-brisa quando ele estiver impregnado com esses detritos.

Mesmo que sua visibilidade pareça boa em um dia ensolarado, um para-brisa sujo pode ficar muito pior quando fica molhado.

Nesse caso, ligar os limpadores só piora a situação. O que acontecerá é o limpador deixar rastros de lama diretamente em sua linha de visão.

Outro fenômeno que suja e mancha seus vidros é a chamada chuva ácida. Você sabe o que é isso?

A chuva ácida ocorre como consequência da fumaça e os gases poluentes que saem da chaminé das indústrias e escapamentos dos veículos.

Esses gases sobem pelo ar e se misturam às nuvens. Quando essas nuvens estão carregadas e chove, a água cai misturada a esses poluentes.

A impermeabilização de vidros também protege contra manchas, aderência de poeira, respingos de asfalto, insetos, cocô de passarinho e sujeira de qualquer natureza.

Como é feita a impermeabilização de vidros

Primeiramente, o vidro é totalmente higienizado, por dentro e por fora. Só então é aplicada a película protetora. Depois, o produto é deixado secando sobre a superfície do vidro.

limpeza de capo de carro. lava rapido em pina
Os produtos e a técnica empregada na cristalização de vidros merecem atenção. Por isso, é importante confiar em uma empresa especializada.

Em seguida, o vidro recém tratado é limpo e lustrado com um pano limpo ou toalha de microfibra. Por fim, o vidro é enxaguado e seco, com um tecido semelhante, mas não o mesmo usado anteriormente.

Como se trata de um procedimento para a sua segurança não é indicado que você faça por conta própria.

Por exemplo, as instruções de um limpa-vidros podem pedir que você faça movimentos circulares. No entanto, também podem indicar uma série de passes verticais ou horizontais, para uma cobertura completa e uniforme.

Caso você esteja sem tempo de dar atenção para a impermeabilização dos vidros do seu carro, deixe que um estabelecimento especializado em estética automotiva faça o serviço.

Por exemplo, você sabia que existem empresas que fazem um serviço delivery? Nesse caso, você continua se ocupado de seus afazeres habituais, sem precisar se desviar da sua rotina, enquanto o serviço é feito.

Depois de feito o procedimento, limpe os vidros somente com água para evitar quebrar a vedação hidrorrepelente com produtos químicos prejudiciais.

Por isso, não espere chegar a época de chuvas para fazer um procedimento de impermeabilização de vidros no seu carro.

Como você pode imaginar, nessa época a procura será maior e é provável que você tenha que ficar na fila para fazer o serviço.

Quais outros cuidados tomar com os vidros?

Como você viu, fazer um serviço de impermeabilização é fundamental para cuidar dos vidros e não passar aperto em dias chuvosos. Veja agora outras cuidados que você pode ter com os vidros do seu carro.

Vidro traseiro. Impermeabilização de vidros.
Vidros impermeabilizados garantem uma boa visibilidade, mesmo em tempo chuvoso.

Troque as palhetas dos limpadores regularmente

Um fator importante é que as palhetas dos limpadores de para-brisas devem ser de qualidade. Você pode comprar palhetas novas em lojas de autopeças, postos de gasolina e até de ambulantes nos semáforos.

No entanto, assim como praticamente tudo o que você compra, desconfie de produtos que estejam com um valor muito abaixo das outras marcas.

Caso contrário, elas ressecam em pouco tempo e acabam fazendo um trabalho oposto ao que você deseja. Isso quer dizer que elas vão começar a riscar os vidros do seu carro cada vez que você acionar os limpadores.

Certifique-se de que as lâminas fazem pressão constante e uniforme em todos os pontos do para-brisa. Isso fará com que elas não deixem umidade e detritos para trás.

Se você usa os limpadores frequentemente, o ideal é uma troca das palhetas a cada três ou quatro meses. Palhetas danificadas, fracas ou ressecadas causam riscos onde não conseguem fazer um contato firme com o para-brisa.

Verifique se há rachaduras nos vidros

Por menores que sejam, lascas e rachaduras nos vidros podem se tornar grandes em questão de dias ou mesmo horas.

Isso ocorre porque o calor do sol atua diretamente sobre a superfície do vidro, fazendo com que ele dilatar. Quando está na sombra, ele volta a se contrair.

Esses movimentos fazem as rachaduras dos vidros ficarem cada vez mais compridas.

Por isso, procure essas rachaduras, mesmo que sejam pequenas ou estejam no cantinho do vidro. Caso você encontre, o ideal é trocar a peça antes que a rachadura toe proporções maiores ou que o vidro se quebre por inteiro.

Faça o polimento dos faróis

Esse é um procedimento feito em estabelecimentos especializados em estética automotiva e boa parte das pessoas desconhece.

lava rápido no jardim adriane
O polimento dos faróis garante uma boa visibilidade durante a noite.

O polimento de faróis remove respingos de asfalto e arranhões dos vidros dos faróis do seu carro. Arranhões, bem como o desgaste causado pelo tempo, podem deixar os vidros dos faróis do seu carro opacos.

Isso significa que os vidros dos faróis perdem parte da transparência. Como resultado, a capacidade de iluminação dos faróis fica seriamente prejudicada.

Como consequência, aumenta a dificuldade na direção do veículo e a falta de percepção de pedestres, motoristas e outros obstáculos na via.

Agora você entendeu a importância de se cuidar dos vidros do seu carro? Se você quer manter a transparência do para-brisa, livrando-os de riscos e manchas, considere uma impermeabilização de vidros.

Para serviços como esse ou qualquer outra solução de estética automotiva, baixe nosso app ou entre em nosso e-commerce.

Lá você vai encontrar o que precisa pertinho de você e ainda marcar o dia e horário que quer seu atendimento.

Para ler outros conteúdos sobre cuidados com o seu veículo, continue navegando em nosso blog.